CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Advertisements

Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Projetos de Aprendizagem
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
AUDITORIA.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
NORMA ABNT ISO 9000.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Controle Total da Qualidade
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
Integrações da Logística
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Teorias Modernas de Gestão
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Teoria Geral da Administração
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Aula 9 – Conceito de Conformidade
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Fluxograma Juliana Borges
Trabalho Com Qualidade Montagem de quebra-cabeça
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos da ISO 9001 JOSÉ RICARDO RIGONI.
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Administração Geral - Aula 01
INDICADORES DE DESEMPENHO
Gerenciamento da Qualidade
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Princípios de gestão da qualidade
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Curso de Administração Disciplina: TGA
RODIELSON SOUSA DE SOUZA Administrador de Empresas, MBA em Gestão Empresarial Estratégica – USP, Docente Universitário titular dos cursos de Administração,
Desafios e Possibilidades SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Engº Phelippe Barroso Ponte.
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
Bruno Dalfovo de Medeiros Felipe Alci Rocha.  Estrutura organizacional da equipe de projeto.  Introdução;  Estruturas;  A importância do Gerenciamento.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Professor Fernando Vianna
Transcrição da apresentação:

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE – 3 ANO Professora: Daniele Ferreira

Tema da aula de hoje: Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Algumas das ferramentas e técnicas mais utilizadas.

ATIVIDADE DIRETRIZES: Grupos de 4 alunos; Discutir em Grupo as ferramentas e técnicas demonstradas na ultima aula e na de hoje, mais utilizadas; Na visão do Grupo, definir e hierarquizar quais são as 4 principais técnicas ou ferramentas utilizadas e por quê? Colocar nome, número, turma, a atividade e entregar. A atividade vale 1,5 ponto a ser somada com prova e demais trabalhos.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Algumas das ferramentas e técnicas mais utilizadas. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Quando falamos em Qualidade, alguns conceitos são relacionados e básicos para a compreensão deste tema. Podemos considerar que os principais são: Qualidade: está relacionada às percepções dos Indivíduos: expectativas, necessidades. Conceito subjetivo. Classe: Categoria ou classificação atribuída aos requisitos da qualidade para produtos, equipamentos, processos que tem a mesma funcionalidade. Ex: Selo de Consumo: A, B, C, D ou E em eletros.

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Controle de Qualidade: faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade, com foco no atendimento e efetivo controle aos Requisitos pré-estabelecidos. Gestão da Qualidade: atividades desenvolvidas são coordenadas de acordo com os parâmetros da Qualidade. Rigorosidade na execução e acompanhamento dos processos internos, bem como controles.

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Requisito: uma atividade ou necessidade que é expressa, normalmente, de forma obrigatória. Algo que deve-se atender, focar; Conformidade: estar de acordo, em linha com o(s) Requisito(s), ou seja, o desenvolvimento dos processos e atividades são desenvolvidos com base nos requisitos estabelecidos pela norma (certificação, política);

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Não-conformidade: contrário da conformidade. É não atender ao requisito. Estar não conforme, pode trazer conseqüências quanto a certificações de ISO; Evidência Objetiva : informações, dados, fatos que apóiam ou confirmam a veracidade, constatação de alguma coisa. Pode ser obtida por meio de medições, observações, ensaios, arquivo de documentos físicos ou eletrônicos, etc.;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Os conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total também dizem respeito ao Sistema de Gestão, onde temos, pelo menos, Oito princípios: Organização focada no cliente: é a razão da Existência da organização. Esta deve-se preocupar em satisfazê-lo e, mais do que isso, superar suas expectativas, necessidades;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 2) Liderança: Líderes bem preparados, com Habilidades para Gestão de Pessoas e desenvolvimento das equipes, direcionando-as para os objetivos e Estratégias Empresariais;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 3) Envolvimento das Pessoas: a Organização é feita de Pessoas e, estas, devem estar em linha e engajadas Com os objetivos, Projetos e Estratégias empresariais;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 4)Abordagem do Processo: a eficiência em alcançar resultados quando as atividades são Sistematizadas é maior. Exemplo: Fluxograma;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 5) Abordagem Sistêmica da Gestão: Gerir de maneira Eficiente, minimizando impactos negativos, os processos internos e a inter-relação entre eles;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 6) Melhoria Contínua: este deve ser um objetivo permanente dentro das Organizações, mesmo que tenha chegado a sua maturidade empresarial, com Lucros de acordo com as expectativas;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 7) Abordagem Factual para tomada de decisões: a Base para tomada de decisões deve ser respaldada na análise eficiente de dados, fatos, informações, Estatísticas e números;

Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; 8) Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: política de relacionamento com fornecedores baseada no ganha-ganha. Fornecedor percebido como Interdependente, possibilidade de agregar valor à Organização;

Por Hoje é só! Até nossa próxima aula!