O projeto interdisciplinar da Ciência da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Fractais Geometria. Características Fractais são objetos que podem ser obtidos geometricamente ou aleatoriamente, através de processos recursivos apresentando.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Criatividade e Inteligência Competitiva
- Introdução à Semiótica -
Oferta Formativa Ensino Secundário 2017 / 2018.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ensino de História: teoria e prática
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Metodologia do Ensino de Física I
Estudando para o Enem de forma invertida
A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA HISTORICIDADE
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
O texto: construção de sentidos
Representação documentária
TÍTULO SEMINÁRIO TEMÁTICO Disciplina: CBD0264 Informação, Ciência & Tecnologia IC&T Abril, 2015 Alunos: Orientação: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta.
Visão Cognitiva e Informação
Documentos e Propostas legais
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
MBA em Marketing e Comunicação
Pesquisa Construcionista Social
Prof. José Fernando Q. Rey
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Rogério Bandeira de Melo Moreira
Engenharia de Software II
INTERDISCIPLINARIDADE
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
DIRETRIZES CURRICULARES
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Trabalhos científicos
- Introdução à Semiótica -
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
Currículos e Programas
Introdução ao Projeto na Engenharia
A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E SUA HISTORICIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Estagio Supervisionado em Docência
Computação Gráfica & Processamento de Imagens
I – inTrodução à linguística:
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Alimentação e Contexto Social: primeiras aproximações
Transcrição da apresentação:

O projeto interdisciplinar da Ciência da Informação Radames Linares C Agosto 2017

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO Disciplina Multidisciplinar Interdisciplinar Transdisciplinar .

DISCIPLINA como ramo do saber . Três grandes significados DISCIPLINA como ramo do saber DISCIPLINA como componente curricular DISCIPLINA como um conjunto de normas ou leis que regulam uma determinada atividade ou comportamento de um determinado grupo

Disciplina O século XIX é considerado significativo na história das disciplinas Época de um notável auge das ciências naturais e do surgimento das ciências sociais Desde esse momento, a particularização e segmentação do conhecimento se estabelece como o procedimento organizativo do saber .

Crises do esquema disciplinar PARCELAS, LIMITES, BARRERAS, AUTONOMIA, rasgos típicos do esquema disciplinar, começam a manifestar-se incapaz para responder ante os problemas e circunstancias de uma época diferente. As posições disciplinares MULTI, INTER, TRANS emergiram neste novo entorno como a expressão duma nova era .

Multidisciplinar Implica convocar VARIAS AREAS DISCIPLINARES, onde cada uma delas com o seu corpo teórico e metodológico específico, abordam UM OBJETO DE ESTUDO Aproximação de diferentes disciplinas para a solução de problemas específicos As disciplinas estabelecem algum tipo de colaboração mas cuidam suas fronteiras e se mantem imunes ao contato

Interdisciplinar Estudo de um objeto, fenómeno ou problema, a partir de um diálogo de disciplinas no qual existe uma influença recíproca emtre elas. Interação existente entre duas ou mais disciplinas que pode ir da elementar  comunicação de ideias até a integração mútua dos conceitos centrais da epistemologia, a metodologia .

Transdisciplinar É a postura que se coloca ao mesmo tempo entre, a través e depois de toda disciplina   Nivel superior de interdependencia, donde desaparecen los límites entre disciplinas y se construye un sistema total

Ciência da Informação e interações entre disciplinas El nascimiento dela Ciencia da Informacao es contemporaneo con la gestacion del movimiento interdisciplinar É assim que o texto fundacional de H Borko indica que é uma CIÊNCIA INTERDISCIPLINAR derivada ou que está relacionada com a Matemática, a Lógica, a Linguística, a Psicologia, a Tecnologia da Computação, Pesquisa Operacional, Artes Gráficas, a Comunicação e a Biblioteconomia  . (Borko 1968)

Ciência da Informação e interações entre disciplinas . Outro autor Tefko SARACEVIC nos finais do século XX afirmava... ... “Eu vou me concentrar nas relações interdisciplinares com duas disciplinas: A BIBLIOTECONOMIA E A CIENCIA DA COMPUTAÇÃO. Obviamente outros campos, notavelmente a CIENCIA COGNITIVA E A COMUNICAÇÃO tem relações disciplinares com a Ciência da Informação, mas as mencionadas são as mais significativas e desenvolvidas” (Saracevic, 1999, p. 34).

Ciência da Informação e interações entre disciplinas la Matemática, la Lógica, la Lingüística, la Psicología, la Tecnología de la Computación, la Investigación Operacional, las Artes Gráficas, la Comunicación y la Biblioteconomia Borko (1968) la Ciencia de la Computación, la Biblioteconomia, las Ciencias Cognitivas y la Comunicación Saracevic (1996, 1999) .

Ciência da Informação e interações entre disciplinas . “Aparentemente, não existe uma concepção uniforme da CIENCIA DA INFORMAÇÃO. O campo parece seguir diferentes focos e tradições......... Não obstante, todos estão representados pelo o mesmo nomeZins (2007, p. 341) Zins (2007) informou sobre cinquenta explicações e definições diferentes da CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, baseado num estudo de expertos

Sciences de l’information et de la communication . Infocomunicación e-Infocomunicación

Sciences de l’information et de la communication O AMBIENTE DIGITALé o ambiente que melhor refleite o fenômeno da INFOCOMUNICAÇÃO. A tecnologia que mantém o ambiente em que aINFORMACAÇÃO se produz, é usada, armazenada e simultaneamente ocorre a troca de mensagens entre as pessoas, ou a interação homem-máquina, é parte do PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (Passarelli, 2014)

e-Infocomunicación . INTERNET é um exemplo deste sistema complexo mediada pela tecnologia, onde a comunicação é uma possibilidade e ainformação esta disponível para todos os agentesque participam na rede (Passarelli, 2014)

Tendencia 1 As áreas das CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pode ser caracterizada como um TRIÂNGULO DISCIPLINARaltamente dependente da nova ordem techno cultural, tendendo a gerar a formação de uma disciplina com características transdisciplinares ou de tipo INFO-COMUNICACIONAL