Carros de Grafeno como Serviço

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor Adilson de Oliveira Instituto de Economia UFRJ
Advertisements

Estudo de Mercados.
Projeto - Plano de Negócios
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
CICLO DE VIDA.
Análise das cinco forças de Porter
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS
Novos Modelos de Empresas Agricultura
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Análise do Meio Ambiente
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Estratégias de suprimento
Repensando a Logística
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
Em time que está ganhando se mexe...
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Introdução ao Composto de Marketing
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Conceitos Básicos de Estoques
Perspectivas Globais da energia solar
Estudo Novos Modelos BioWindow Janela com estrutura de PET
REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Cummins Análise e Perspectivas da Organização
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Planejamento Estratégico
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Gerencia da Informação Cerutti – IES Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Carlos Eduardo Gregório da Silva João Antônio Oliveira Lima Filho
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA.
Treinamento do SINERCOM
O Armazenamento.
NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
MATRIZ BCG.
Planejamento Estratégico
Energy Storage for Sustainable Development
Novos Modelos de Empresa
Green Planet Position Novos Modelos de Empresa - FGV Membros do Grupo: Rodrigo Lima Ricardo Matsubayashi.
Marketing de Relacionamento
Micros e Pequenas Empresas
Mercado de Commodities – madeira nativa
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
AMBIÊNCIA EXTERNA DOCTOR’S H&M.  Benefícios trazidos por políticas governamentais;  Oferta de mão de obra especializada;  Atendimento diferenciado;
Novos Modelos de Negócio Setor Automobilístico
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Comércio Importação Exportação Ltda.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Qual é nosso negócio? "A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta, e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto,
Transcrição da apresentação:

Carros de Grafeno como Serviço André Salgado Eduardo Abe Felipe Prettel

Agenda Conceito Evolução Usos Análise Por que é um NME? Referências

Grafeno Composto de carbono Lâminas com um átomo de espessura 10 vezes mais resistente que o aço Abundante na natureza e já sintetizado em laboratório Nobel de Física de 2010 a Andre Geim e Konstantin Novoselov (Univ Manchester)

Onde estamos? O “novo silício” Criação de processadores menores, que cheguem a 500 GHz Pesquisas na área de storage Porta para a Internet ultra-rápida (20 x superior a fibra óptica em conversão luz / energia)

Mas... Se é abundante Mais resistente que o aço Mais leve e mais fino Poderia chegar às Ruas???

Evolução no Consumo de Combustíveis

Consumidor já pensa em alternativas

O Modelo de Negócio Construção de carros de grafeno, em parceria com uma montadora Utilização de motores elétricos, suportados por baterias de alta potência Duas formas de comercialização: Carro como Serviço (core) Venda convencional Conceito inspirado no Hypercar, proposto por Amory Lovins et al. no livro Natural Capitalism.

O Modelo de Negócio Projeto do automóvel em conjunto com uma montadora Nossa empresa fornecerá os componentes do carro criados a partir do grafeno e as baterias de alta eficiência Exploração do conceito de carro como serviço Manutenção e descarte responsável do carro ao final da sua vida útil

O Modelo de Negócio Cliente eventual Cliente pré-pago Cliente pós-pago Cadastra-se no site e efetua reserva do automóvel, escolhendo local para retirada e devolução. Cliente pré-pago Adquire créditos para uso de veículos dentro de um determinado período Cliente pós-pago Adquire um pacote de horas para consumo mensal, pagando as horas excedentes

Pontos de presença Em locais estratégicos, como aeroportos e zonas comerciais Convênios e parcerias com shopping centers, supermercados e estacionamentos, de forma a reduzir despesas com aluguéis Estes locais também serviriam como pontos de recarga para os automóveis Distribuição de smart cards para os clientes no momento do cadastro

Análise SWOT Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaças Meio de transporte sustentável; Consumo reduzido de combustível o que propicia a utilização de energia alternativa; Comodidade e facilidade para o cliente; Serviço sob-demanda; Tempo de vida útil programado e controlado; Menor impacto ambiental; Principal material do automóvel pode ser reciclado. Preço do veículo mais alto em relação a modelos de mercado; Poucos testes/ produtos criados a partir do grafeno; Alto investimento para produção dos automóveis; Requer treinamento e mão de obra especializada. Oportunidades Ameaças Conscientização da população em utilizar o carro como um serviço; Crescente importância da sustentabilidade econômica e social; Parceria com montadoras; Parceria com ONG’s. Modelo de fornecimento de automóvel como serviço pode não ser aceito pela população (status); Cliente não aderir à idéia de sustentabilidade; Ampliação do número de concorrentes.

Modelo das Cinco Forças Ameaça de novos entrantes Não significativa no curto prazo, dado que o uso do grafeno na indústria automobilística requer tecnologia que não está amplamente disponível. O modelo de carro como serviço baseado em automóveis convencionais possui custos operacionais mais altos, em razão dos custos com combustíveis Poder de barganha dos fornecedores Alto, uma vez que nosso modelo compete com o modelo tradicional de venda de automóvel e nosso NME não se beneficiaria da obsolescência programada imposta pela indústria Poder de barganha dos clientes Alto, se considerarmos as outras formas de deslocamento por automóvel, tornando-se menor à medida em que nos aproximamos do conceito de “carro como serviço” Ameaça de produtos substitutos Sim, à medida que o produto concorre tanto com outros modais (transporte público, bicicletas), tanto com outras formas de uso de automóvel (compra, aluguel, táxi). O diferencial aqui seria o uso de um carro elétrico, de alta eficiência, em função de seu baixo peso. Rivalidade entre concorrentes Limitada dentro do modelo de “carro como serviço”, uma vez que os modelos atuais usam carros com motor a combustão. A concorrência aumenta se passamos a considerar os outros usos para o automóvel (compra, aluguel, táxi), onde nos diferenciaríamos por oferecer um produto ecologicamente viável.

Matriz de Incerteza Social Economia Ambiental Tecnologia Política S E

Cenários Fatores pré-determinados: País com economia crescente e taxa básica de juros no Brasil com viés de baixa, viabilizando grandes projetos; Produção nacional de automóveis incentivada pelo governo; Demanda por alternativas aos atuais meios de transportes; Tecnologia na produção e manipulação do grafeno em estágio avançado.

Cenário 1 As pessoas estão conscientes de que o modelo atual de transporte não é sustentável. Governo incentiva a produção e utilização de energias renováveis. Montadoras de veículos automotivos sabem que devem investir em alternativas aos atuais modelos de veículos. Tecnologias na produção de células combustível se fazem viáveis.

Cenário 2 Poucas pessoas têm consciência de que o atual modelo de carros não será viável dentro de poucas décadas. Pouca adesão aos programas de sustentabilidade. Montadoras de veículos automotivos se sentem ameaçadas com o novo modelo de carros e fazem lobby junto ao governo. Tecnologias na produção de células combustível ainda se encontram em estágio embrionário e ainda não há produção em escala industrial Geradoras de energia fazem lobby para o uso contínuo de combustíveis fósseis até o término de suas reservas.

Cenário 3 Poucas pessoas têm consciência de que o atual modelo de carros não será viável dentro de poucas décadas. Pouca adesão aos programas de sustentabilidade. Governo incentiva a produção e utilização de energias renováveis. Montadoras de veículos automotivos sabem que devem investir em alternativas aos atuais modelos de veículos. Tecnologias na produção de células combustível ainda se encontram em estágio embrionário e ainda não há produção em escala industrial

Ações e Resultados Ação proposta: Criação de parcerias com mais de uma montadora de automóveis que estejam interessadas em investir em modelos sustentáveis de veículos automotores. Resultado esperado: Ampliação da gama de ofertas aos clientes em relação a marcas e modelos. Risco: As montadoras podem não estar propensas a investir em automóveis duradouros e sustentáveis.

Ações e Resultados Ação proposta: Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento Resultado esperado: Ampliação das opções de geração e armazenamento de energia e novas utilizações para o grafeno.

Ações e Resultados Ação proposta: Publicidade e gestão de marketing Resultado esperado: Conscientização da população de que devemos ser sustentáveis e ter responsabilidade social. Também devemos mostrar que usar o carro como um serviço pode-se ser mais economicamente atrativo do que possuir um carro como bem a ser ostentado.

Referências http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=papel-de-grafeno&id=010160110429 – acessado em 17 set 2011 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=grafeno-e-confirmado-como-o-material-mais-forte-que-existe&id=010160080728 – acessado em 17 set 2011 http://www.tecmundo.com.br/4500-pesquisadores-testam-telas-sensiveis-a-toques-feitas-de-grafeno.htm http://www.tecmundo.com.br/8833-conheca-as-baterias-flexiveis-de-grafeno.htm http://www.tecmundo.com.br/12145-pesquisadores-criam-baterias-melhores-usando-grafeno-e-estanho.htm Natural Capitalism - http://www.natcap.org/

Obrigado ! André Salgado Eduardo Abe Felipe Pretel