Elaboração do Plano de Trabalho Docente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S EMINÁRIO História das Ideias Pedagógicas. T EMAS PARA OS S EMINÁRIOS : TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista Montaigne – Lutero – Jesuítas*
Advertisements

ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
31/07/2012. PROF.ª MARCIA CRISTINA DOS REIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
EA976 – Engenharia de Software AULA 6 Equipes e Gerenciamento de Pessoal.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
TIPOS DE CONHECIMENTO
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
Educação Híbrida na Escola.
CURSO: DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Execução Penal em geral
Produção textual - Enem
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
Programação Formação Continuada 2016
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Nome do aluno: Nome do orientador:
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Disciplina de Banco de Dados II
Curso Profissional Técnico de Mecatrónica
Professor (a) orientador
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
Tema Números..
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Calouro Web.
em Educação em Direitos Humanos
Introdução ao Projeto na Engenharia
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Comunicação e Trabalho em Grupo TARDE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Avaliação Psicológica Nas Organizações Mestre Caroline Garcia.
Transcrição da apresentação:

Elaboração do Plano de Trabalho Docente Subsídios Elaboração do Plano de Trabalho Docente

Eixos Técnológicos Ambiente, Saúde e Segurança: Produção Alimentícia Nutrição e Dietética Produção Alimentícia Agroindústria Alimentos Hospitalidade e Lazer Hospedagem Turismo Receptivo Recursos Naturais Agropecuária

Procedimentos Didáticos Aulas Expositivas Aulas Mistas Aulas Participativas Experimentos práticos: levar o aluno à realizar algum tema proposto em aula teórica Seminário: aproveitando o experimento prático ou pesquisa, o aluno argumentará o tema proposto Estudo de meio: estudo feito em visita técnica, trabalhando a natureza e sociedade relacionando às aulas teóricas. Pesquisa: levar o aluno a observar, recolher e refletir sobre o tema proposto.

Indicadores de Domínio Utilização dos conceitos trabalhados Organização dos conceitos e idéias Formular proposta/resposta/solução Organizar informações Formular soluções Emprego adequados dos conceitos/princípios Selecionar fontes de informações Realizar pesquisa Escolher soluções viáveis

Instrumentos de Avaliação Avaliação escrita Avaliação Prática Exercícios Organização de resultados para apresentação Redação de sinopse de pesquisa Elaboração de croquis Elaboração de Gráficos

Critérios de Desempenho Domínio dos conceitos e normas técnicas Adequação, clareza e domínio do conceito trabalhado em sala de aula Estruturação dos dados Organização e exatidão dos cálculos propostos Nomenclatura adequada Estética Coerência Criatividade Motivação e Aplicação dos conhecimentos trabalhados nas aulas teóricas Objetividade

Evidências de Desempenho Respostas organizadas e embasadas nos conceitos trabalhados Síntese oral da proposta de solução dó problema com informações selecionadas e organizadas com ordem de relevância Se o alunos acertou no mínimo 60% dos exercício propostos Utilização correta dos conceitos trabalhados Capacidade e interesse em aprofundar conhecimentos nos assuntos propostos Visão crítica Solução dos problemas com informações organizadas e cálculos adequados

Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório Sugerir e direcionar leitura e estudo de material necessário para o cumprimento satisfatório dos objetivos respeitando a dificuldade individual. Recapitular dentro e fora do horário da aula os conteúdos com rendimento insatisfatório; por faltas e / ou atrasos. Atender o aluno para sugerir o estudo de temas em material de apoio e em material complementares de acordo com a necessidade de cada um. Aplicar trabalho direcionado ao assunto com índice insatisfatório.