Conceitos básicos de segurança operacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Da Gestão do Erro a Gestão do Risco
Advertisements

ANS 001 SGSO 02 tempos.
Introdução ao Gerenciamento da Segurança Operacional.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Histórico do SGSO (Legislações e Cursos) A presentar o Histórico do SGSO, passando pelas legislações e os cursos relacionados ao Sistema de Gerenciamento.
MANUAL DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
DSS COMPORTAMENTO SEGURO.
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Gerenciamento dos recursos humanos. Gerenciamento de RH Planejamento dos Recursos Humanos. Mobilização da Equipe do Projeto. Desenvolvimento da Equipe.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Processo Administrativo
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Como Conduzir a Análise de Acidentes do Trabalho?
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Sistema sócio técnico aberto
Modelo de Segurança Conseqüências Oportunidades de Prevenção
Universidade Católica de Moçambique
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Oficina de Proteção Infantil
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Avaliação de desemepenho
Fatores e Métricas de Qualidade
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Treinamento.
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Curso Técnico em Agroecologia
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Execução e Controle
MBA em Gestão de Projetos
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
Gestão de Pessoas.
Gestão da Logística de Distribuição
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.
Apólice para Gestão de Riscos Cibernéticos
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NA “EM BUSCA DA EXCELÊNCIA”
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Segurança em Unidades de Processo
Conceitos básicos de segurança operacional. Objetivo Descrever os pontos fortes e as limitações dos métodos tradicionais para o gerenciamento da segurança.
Transcrição da apresentação:

Conceitos básicos de segurança operacional

Objetivo Descrever os pontos fortes e as limitações dos métodos tradicionais para o gerenciamento da segurança operacional, bem como descrever as novas perspectivas e métodos para administrá-los.

Conteúdo Conceito de segurança A evolução do pensamento em matéria de segurança O conceito de causalidade dos acidentes – Modelo de Reason O acidente organizacional O ser humano, o contexto e a segurança – Modelo SHEL(L) Erros e violações Cultura organizacional Investigação de segurança operacional Perguntas e respostas

Conceito de segurança O que é a segurança? Zero acidentes ou incidentes graves (uma opinião de passageiros, em geral) Ausência de perigos (em outras palavras, daqueles fatores que são propensos a causar dano) Atitudes frente a ações ou condições de insegurança por parte dos empregados de organizações ligadas à aviação Prevenção de erros O cumprimento dos regulamentos … ?

Conceito de segurança Considerando (os pontos frágeis da noção de perfeição) a eliminação de todos os acidentes (e incidentes graves) é impossível as falhas continuarão ocorrendo, apesar dos mais profícuos esforços de prevenção não há atividade humana ou sistema feito pelo homem que esteja totalmente livre de perigos e de erros operacionais Riscos controlados e erros controlados são aceitáveis em um sistema inerentemente seguro

Conceito de segurança (Doc. 9859) Segurança operacional é o estado em que o risco de lesões às pessoas ou de danos aos bens se reduz e se mantém em um nível aceitável, ou abaixo deste, por meio de um processo contínuo de identificação de perigos e gerenciamento de riscos.

Segurança Enfoque tradicional (antigo) da prevenção de acidentes Orientado às conseqüências (causas) Atos inseguros por pessoal operacional Culpa ou castigo pelo “desempenho inseguro” Concentra-se exclusivamente nos problemas de segurança identificados Identifica: O QUÊ? QUEM? QUANDO? Mas nem sempre revela: POR QUÊ? COMO?

A evolução do pensamento em matéria de segurança PRESENTE 1950s 1970s 1990s 2000s FATORES TÉCNICOS FATORES HUMANOS FATORES ORGANIZACIONAIS Fonte: James Reason

Um conceito de causalidade Organização Regulamentos Treinamento Tecnologia Defesas Pessoal Erros e violações Organização Decisões gerenciais e processos organizacionais Local de trabalho condições de trabalho Trajetória das condições latentes Fonte: James Reason Ações ou omissões do pessoal (pilotos, controladores, mecânicos, pessoal de aeródromo, etc.) que tem um efeito adverso imediato. Recursos para proteger-se dos riscos que as organizações que realizam atividades produtivas geram e devem controlar. Atividades sobre as quais qualquer organização mantém um grau razoável de controle direto Fatores que influenciam diretamente a eficiência do pessoal nos locais de trabalho da aviação.

Processos organizacionais O acidente organizacional Processos organizacionais Promulgação de políticas Planejamento Comunicação Alocação de recursos Supervisão … Condições do Local de trabalho Condições latentes Falhas ativas Defesas Atividades sobre as quais qualquer organização mantém um grau razoável de controle direto

O acidente organizacional Processos organizacionais Identificação inadequada dos perigos e da gestão de riscos Normalização de desvios Condições do Local de trabalho condições latentes Falhas ativas Defesas Condições presentes no sistema antes do acidente que se evidenciam por fatores desencadeantes.

O acidente organizacional Processos organizacionais Condições latentes Condições do Local de trabalho Defesas Tecnologia Treinamento Regulamentos Falhas ativas Recursos para proteger-se dos riscos que as organizações que realizam atividades produtivas geram e devem controlar.

O acidente organizacional Processos organizacionais Condições do local de trabalho Estabilidade da força laboral Qualificações e experiência Moral Credibilidade Ergonomia … Condições latentes Falhas ativas Defesas Fatores que influenciam diretamente a eficiência do pessoal nos locais de trabalho da aviação.

O acidente organizacional Processos organizacionais Condições do local de trabalho Condições latentes Falhas ativas Erros Violações Defesas Ações ou omissões do pessoal (pilotos, controladores, mecânicos, pessoal de aeródromo, etc.) que têm um efeito adverso imediato.

O acidente organizacional Processos organizacionais condições latentes condições do local de trabalho Defesas Falas ativas Condições do Condições Falhas ativas Melhorar Identificar Monitorar Conter Reforçar

Processos e conseqüências As causas e conseqüências dos erros operacionais não são lineares em sua magnitude

Entendendo os erros operacionais Considera-se que o erro humano é um fator que contribui para a maioria dos eventos na aviação. Mesmo pessoal competente comete erros. Os erros devem ser aceitos como um componente normal em qualquer sistema no qual seres humanos interagem com a tecnologia.

Entender as violações – Estamos prontos? Produção do sistema Máximo Mínimo Risco Alto Baixo Acidente Tecnologia Treinamento Incidente Regulamentos Objetivos de produção do sistema Espaço de violações excepcionais Espaço de violações Espaço de segurança

Prevenção de acidentes (enfoque antigo) – Um por milhão de vôos Descumprimento da lista de verificações Inobservância do alarme Omissão dos flaps Degradação / colapso Erro Desvio Amplificação

Gerenciamento da segurança – em quase todos os vôos Aplicação da lista de verificação Omissão dos flaps Alarme efetivo Operação normal Erro Desvio Amplificação

A investigação de segurança operacional Com propósitos funerários: Deixar para trás as perdas sofridas. Reinstalar a confiança e a fé no sistema. Reiniciar as atividades normais. Satisfazer as expectativas políticas. Para aumentar a confiabilidade no sistema: Aprender acerca das vulnerabilidades do sistema. Desenvolver estratégias para a mudança. Priorizar a aplicação dos recursos.

Os humanos e a segurança Os locais de trabalho na aviação incluem complexas interações entre seus múltiplos componentes. Para entender o desempenho operacional, devemos entender como este pode ser afetado pelas interações dos vários componentes dos locais de trabalho da aviação.

S H L E O Modelo SHEL(L) Software Hardware Environment Liveware Compreender a relação entre as pessoas e os contextos operacionais * Software Hardware Environment Liveware Liveware, outras pessoas S L E H

A B Compreender o desempenho humano dentro do contexto operacional no qual ocorre 27

Cultura A cultura reúne as pessoas como membros de um grupo e define regras de comportamento em situações normais e incomuns. A cultura influi nos valores, crenças e comportamentos que membros de grupos sociais distintos compartilham entre si.

Cultura organizacional ou corporativa Estabelece as regras para um comportamento aceitável no local de trabalho, estabelecendo normas e limites. Provê um marco de referência para a tomada de decisão por parte dos gerentes e empregados. “Esta é a maneira como fazemos as coisas aqui e como falamos acerca de como fazemos as coisas aqui”. A cultura organizacional ou corporativa estabelece, entre outros temas, os procedimentos e as práticas de reporte por parte do pessoal operacional.

Cultura de segurança Identifica costumes com potencial para percepções errôneas e mal-entendidos A cultura de segurança operacional não é um fim em si mesmo, mas um meio para alcançar um pré-requisito essencial para a gestão da segurança operacional: Reporte de segurança efetivo.

Conceitos básicos de segurança operacional Perguntas e respostas 31

Perguntas e respostas P: Como se define a segurança operacional no Documento 9859? R: ?

Perguntas e respostas P: Enumere os cinco blocos com os quais se constrói um acidente organizacional. R: ?

Perguntas e respostas P: Explique os componentes do modelo SHEL(L).