Implantação e reorganização de ouvidorias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Advertisements

Qualidade Total.
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
A importância da prevenção: a conduta do hospital e o risco legal.
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
Secretaria Municipal de Licenciamento
Apresentação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL)
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Qualidade em Produtos e Serviços
Ouvidoria Geral do Estado da Bahia Abril/2012
SGI Apresentação Técnica.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Capital do Estado de Sergipe – NE 500 mil habitantes Gestor pleno dos serviços de saúde Responsabilidade pela média e alta complexidade para todo o Estado.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Os múltiplos papéis da área de RH
A Importância da Educação Continuada
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
Marca do evento Julieta Simas Soares Ouvidora INMETRO Ouvidoria Uma Ferramenta Estratégica no Relacionamento com o Cidadão.
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
Qualitor CSC Gestão de Centrais de Serviços Compartilhados
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Hoje, mais do que nunca, o conhecimento é o maior diferencial de uma organização, mas somente quando administrado e integrado com eficácia. Para melhor.
Canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa. Ter e oferecer essa importante ferramenta representa para a organização, acima de tudo,
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Marca do evento Julieta Simas Soares Ouvidora Sior Sistema Integrado de Ouvidorias na RBMLQ-I.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
III WORKSHOP DE OUVIDORIAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes. Qualitor SAC Gestão de Atendimento a Clientes.
Sistema Informatizado OuvidorSUS
Maria Francisca Abritta Moro
Registro dos principais itens de controle (ICs) de todas as áreas das Entidades; Reuniões mensais da equipe para troca de informações gerenciais; Reuniões.
Seu Agente de Mudança..
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Equipe Prof. Henrique Freitas
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
sistemas de informação
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS DA OUVIDORIA.
Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
A utilização de ferramentas tecnológicas para o trabalho nas ouvidorias públicas Coordenação-Geral de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias.
Gestão e Prática em Ouvidoria (20h) Lei de Acesso à Informação (20h) Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria – Mediação (20h) Proteção do Usuário.
Portfólio de Serviços TI
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 OUVIDORIA.
Perspectivas e ações Ouvidoria-Geral da União Março 2016.
Transcrição da apresentação:

inove processos, produtos e serviços em sua organização ouvindo o cliente-cidadão

Implantação e reorganização de ouvidorias. Desenvolvimento de sistemas informatizados para gestão de ouvidorias. Realização de cursos de capacitação e seminários de sensibilização.

Clientes em todo o Brasil PARCERIA Clientes em todo o Brasil 3

IMPLANTAÇÃO COMPLETA 6 etapas recomendadas: Diagnóstico da Instituição Projeto de Implantação Manual de Normas e Procedimentos Sistema Informatizado para Gestão Capacitação e certificação Sensibilização

Diagnóstico da Instituição Organizando uma Ouvidoria com efetividade - Mário Nélson Alves Jr. Diagnóstico da Instituição Reconhecimento dos processos, produtos e serviços oferecidos pela organização Levantamento dos serviços prestados pela Organização aos cidadãos. Identificação dos usuários dos serviços prestados pela Organização. Identificação dos principais tipos de manifestações potencialmente geradoras de demanda à Ouvidoria (reclamações, denúncias, sugestões, informações e elogios). Identificação das necessidades de capacitação e sensibilização do corpo funcional para implantação da Ouvidoria. Identificação da infra-estrutura disponível - recursos humanos, financeiros e materiais (instalações físicas, móveis, equipamentos etc.). Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria. Copyright OMD 2008. Todos os direitos reservados. 5 5

Projeto de Implantação Organizando uma Ouvidoria com efetividade - Mário Nélson Alves Jr. Projeto de Implantação Definição do modelo conceitual e indicação da infra-estrutura necessária para funcionamento Definição dos assuntos a serem tratados. Identificação do perfil dos potenciais usuários. Indicação da infra-estrutura necessária para a implantação da Ouvidoria. Apresentação da proposta de capacitação e sensibilização do corpo funcional para implantação da Ouvidoria. Apresentação das formas de atendimento adequadas de acordo com o tipo de usuário e serviços prestados (atendimento pessoal, atendimento telefônico, internet, carta, fax, caixa de sugestões, etc.). Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria. Copyright OMD 2008. Todos os direitos reservados. 6 6

Manual de Normas e Procedimentos Organizando uma Ouvidoria com efetividade - Mário Nélson Alves Jr. Manual de Normas e Procedimentos Documentação dos fluxos, prazos e responsabilidades Elaboração dos fluxos de encaminhamento das manifestações apresentadas pelos usuários. Definição dos prazos e das responsabilidades no encaminhamento das manifestações . Definição das competências, atribuições e rotinas de funcionamento do serviço e da equipe. Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria. Copyright OMD 2008. Todos os direitos reservados. 7 7

Sistema Informatizado para Gestão Organizando uma Ouvidoria com efetividade - Mário Nélson Alves Jr. Sistema Informatizado para Gestão Dinamização do processo de tratamento das informações Acompanhamento das manifestações recebidas, encaminhadas e encerradas, incluindo o controle de prazos e identificação de pendências. Acesso descentralizado pelas diversas áreas da organização e pelo próprio manifestante. Segurança no tratamento das informações, com níveis de acesso diferenciados. Emissão de gráficos e relatórios gerenciais, permitindo gerar informações estatísticas abrangendo toda a organização e facilitando a identificação das áreas que estejam merecendo maior atenção dos gestores. Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria. Copyright OMD 2008. Todos os direitos reservados. 8 8

Capacitação e Certificação Organizando uma Ouvidoria com efetividade - Mário Nélson Alves Jr. Capacitação e Certificação Preparação e aperfeiçoamento dos profissionais para atuação na área Competências e habilidades essenciais do Ouvidor Ética em Ouvidoria Mediação e solução de conflitos em Ouvidorias A defesa dos consumidores no âmbito público e privado A excelência no atendimento A arte de ouvir Organizando uma Ouvidoria com efetividade A Ouvidoria a serviço da melhoria da gestão das Organizações Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria. Copyright OMD 2008. Todos os direitos reservados. 9 9

Demonstração aos colaboradores sobre a importância da ouvidoria Organizando uma Ouvidoria com efetividade - Mário Nélson Alves Jr. Sensibilização Demonstração aos colaboradores sobre a importância da ouvidoria Além de promover a estruturação e organização de uma ouvidoria, é preciso sensibilizar gestores e funcionários sobre a importância desse serviço para o cliente-cidadão. Os seminários de sensibilização auxiliam no entendimento quanto aos reais benefícios da ouvidoria para cada área da organização. Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria. Copyright OMD 2008. Todos os direitos reservados. 10 10

Formas de comercialização: LICENÇA DE USO PERMANENTE Sistema Informatizado para Gestão de Ouvidorias (*) Formas de comercialização: LICENÇA DE USO PERMANENTE OU OUTSOURCING (*) Atende 100% exigências do BACEN

LICENÇA DE USO PERMANENTE Sistema Informatizado para Gestão de Ouvidorias LICENÇA DE USO PERMANENTE ORGANIZAÇÕES MODERNAS S/A OMD Diagnóstico inicial Instalação Configuração Capacitação

ORGANIZAÇÕES MODERNAS S/A Sistema Informatizado para Gestão de Ouvidorias OUTSOURCING ORGANIZAÇÕES MODERNAS S/A OMD Data Center Disponibilidade Segurança Manutenção Suporte Atualizações Backup

NEWSLETTER / TWITTER www.omd.com.br Cadastre-se e receba informações de interesse dos Ouvidores: notícias, cursos, eventos, artigos, legislação, etc.