EDUCAÇÃO DIFERENTES OLHARES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

SÓCIO-INTERACIONISMO
Quem é o homem ?.
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
O Currículo na Educação Infantil
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
O Início da Comunicação
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009
Vídeo Educar – Rubem Alves
Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Marcos Alexandre Barros
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
SERVIÇO SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
Práxis pedagógica segundo Paulo Freire.
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Metodologia: Piaget e Vygotsky
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questões introdutórias
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Fazer Sociologia 10 Figuras elaboradas por José Portela a partir do texto de A. Giddens (2000), Cap. 1, pp
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
1.Contribuições de Piaget para a educação.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Situação de Aprendizagem
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
PNAIC- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/ MEC
Cristiane Jonas Francisconi
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Construindo a cultura educacional inclusiva
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da Educação
Aprendizagem da matemática
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO DIFERENTES OLHARES

VISÃO EMPIRISTA #Pressupõe um indivíduo: Desprovido de conhecimento Descontextualizado #Nega: 1. A diversidade #Modelos de aprendizagens centrados: 1. Nos sentidos 2. Na percepção 3. Na repetição

# Pressupõe um indivíduo: VISÃO INATISTA # Pressupõe um indivíduo: 1. Com programação genética 2. Com potencialidades inatas #Nega: A interação social A intervenção pedagógica O conceito de zona de desenv. proximal

VISÃO SÓCIO INTERACIONISTA #Pressupõe um indivíduo: 1. Com conhecimentos prévios 2. Com conceitos 3. Com experiência de vida 4.Com expectativas 5.Em constante interação com o contexto histórico-político-social #Aprendizagem compreendida: 1.Não como cópia da realidade 2. E sim como construção do ser humano

CONSTRUTIVISMO Construtivismo significa a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado. O conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Conhecimento se constitui pela interação do indivíduo com seu meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais.