Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico Professora: Renata Figueiredo

Marketing na Internet Composto de Marketing na Internet – 4 P´S São as variáveis controláveis que uma organização pode coordenar para satisfazer seu mercado-alvo. Produto Preço Promoção Praça

O produto ou serviço visa satisfazer uma necessidade do consumidor e está ligado ao preço, valor que o cliente deve pagar para dispor disto. A promoção significa a etapa de divulgação da eficiência do produto ou serviço através de vários canais de venda. A distribuição pode ser definida como sendo uma atividade facilitadora do acesso do cliente ao produto ou serviço. Com essas qualificações, podemos analisar o composto de marketing na Internet, que tem a característica de ser dirigido a um só cliente em especial.

Na Internet, além de oferecer um produto ou serviço personalizado para um só cliente, o custo também deve refletir o perfil dele. E mais: até mesmo a promoção e a distribuição devem ser realizadas focalizando-se um único cliente em especial. Deve-se estabelecer uma estratégia para definir em que mercado-alvo serão fornecidos que tipos de produtos ou serviços e a que preço. E também a estratégia de promoção, que define a maneira pela qual irá anunciar e divulgar o Web site, deve ser estabelecida como a estratégia da distribuição que definirá a maneira mais eficaz de conduzir o produto comercializado no mundo virtual para o cliente.

Produto Na Internet, além de oferecer os produtos de acordo com o gosto e a necessidade de cada cliente, deve-se oferecer desde o serviço para a venda até o SAC. A Amazon.com, apesar de possuir os mesmos livros que qualquer outra livraria, diferencia-se pelo serviço prestado de indicar as obras da preferência do cliente através de e-mail ou quando o cliente visita o site. Impressiona o cliente incutindo a mensagem de que a Amazon.com tem somente livros feitos sob medida para o cliente.

Na Dell Computer, pode-se obter o orçamento instantaneamente, apenas informando o tamanho do monitor, o tipo de processador, CPU, memória e as demais opções desejadas. Ao fazer o pedido, o computador é entregue do jeito que o cliente solicitou. A home page personalizada está sendo um item básico em muitos Web sites. Ex.: Gmail, Orkut (com variação de temas e estilos) e o My Yahoo! Ou seja, através das home pages personalizadas, os usuários montam seu próprio catálogo de informações que desejam obter.

A Internet está se esforçando para oferecer um “produto personalizado, dirigido a um só cliente”. Além disso, oferece produtos contendo serviços adicionais e ainda incentiva o cliente a participar da etapa de produção fazendo com que ele mesmo fabrique o produto desejado.

Preço É o pagamento que o cliente efetua pelo benefício conseguido por adquirir um bem ou serviço de uma determinada empresa. A Internet possui um mecanismo que funciona de maneira totalmente diferente, da mesma forma, o formato do mercado. Essas diferenças fazem com que a definição de preço na internet seja bastante distinta da fórmula convencional de definição. Por meio da aproximação, baseada nos valores, pode ser entendido facilmente como os valores dados pelos clientes são refletidos nos preços. Do ponto de vista dessa dimensão, descobre-se que a Internet transfere o poder do produto para o consumidor, criando assim um mecanismo no qual o próprio consumidor acaba definindo o preço.

Promoção É a etapa responsável por convencer o cliente a efetuar a compra através da divulgação da eficiência do produto ou serviço em vários canais de venda. Essas promoções são definidas, de um modo geral, em anúncios, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas. Os anúncios estão sendo vigorosamente desenvolvidos na Internet. A venda pessoal não funciona na internet, pois o mercado é virtual.

A promoção de vendas é muito desenvolvida na Internet por ser uma atividade que tem como meta aumentar as vendas a curto prazo por meio da organização de eventos variados. As relações públicas consistem em uma atividade desenvolvida para mostrar uma determinada imagem e o ambiente amigável da empresa. A Internet oferece um ambiente maravilhoso para o desenvolvimento de promoções. Isso porque é uma mídia de massa, na qual as comunicações “muitos-para-muitos” e “um-por-um” são possíveis ao mesmo tempo. E por possibilitar a interatividade entre o cliente e a empresa, o conteúdo dessa interatividade é mais fiel que qualquer outro tipo de mídia.

Praça De um modo geral, a distribuição pode ser dividida no gerenciamento de dois tipos de conceitos: o conceito lógico de canal de distribuição e o conceito de planejamento físico dos materiais. O canal de distribuição pode ser definido como sendo a concentração de várias empresas participantes no estágio de transporte de um determinado produto, do fornecedor para o consumidor, enquanto a distribuição física significa o planejamento, a execução e o controle do último estágio do fluxo físico.

Na Internet devemos repensar o conceito de distribuição Na Internet devemos repensar o conceito de distribuição. Não existem produtos visíveis na Internet e a maioria das distribuições é feita através de empresas de transporte. A Internet simplifica as etapas de distribuição e as desenvolve com base em informações. Esse fato está eliminando o canal de distribuição do conceito básico. Na verdade, as empresas distribuidoras, só servem para aumentar gastos.

Logística de distribuição SCM – Supply Chain Management O SCM ou Gestão de Cadeias de Suprimentos cobre a administração dos fluxos físicos e de informação desde a origem até o seu destino final. O objetivo final de qualquer organização é a satisfação do cliente e a decisão do nível de serviço ou de atendimento é uma decisão de longo prazo e vital para os interesses dessa organização. Nas cadeias de suprimentos isso significa que o atendimento prometido aos clientes deve ser realizado, não importa qual estágio da cadeia deva intervir para que isso aconteça.

Para que essa forma de gerir os negócios seja possível são necessários um alto grau de integração dos processos, o estabelecimento de parcerias e alianças estratégicas e uma ampla filosofia de colaboração e visibilidade. As empresas que trabalham dentro do conceito SCM identificam a necessidade de ir além da função logística e focalizam seus objetivos em processos de negócios mais eficientes e eficazes. A Gestão de Cadeia de Suprimentos integrada é reconhecida como uma estratégia competitiva essencial, na medida em que as organizações procuram entregar seus produtos e serviços aos clientes de uma forma mais rápida, barata e melhor que os concorrentes.

SCM

AVALIAÇÃO FINAL Trabalho de grupo Criação de um Web site, com definição de estratégia de vendas e relacionamento com o mercado e composto de marketing. Definição de conceito de segurança. Definição de nome, segmento, produtos ou serviços. Deverão fazer um projeto por escrito e apresentar em sala. Cada grupo terá 20 minutos para apresentação e TODOS os membros do grupo deverão estar presentes e participar da apresentação. Importante: Nos relatórios entregues deverá ficar claro como foi a GESTÃO do grupo. Como foi a divisão das tarefas, as dificuldades encontradas, etc.