Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)

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Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) MARKETING BÁSICO Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)

Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) Podemos definir o S.I.M. como sendo a reunião de todos os recursos humanos e tecnológicos que dispõe uma empresa, voltados para coleta, análise e arquivo de informações importantes nas decisões de marketing.

Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) É uma forma cuidadosamente estudada e organizada de suprir às empresas de informações e, de maneira constante. Onde as informações que alimentarão aos executivos referem-se tanto aos dados internos como aos dados externos às organizações.

Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) Todo um plano de marketing pode ser perfeitamente elaborado a partir das informações proporcionadas pelo S.I.M., somente sendo necessário ajustá-las conforme as exigências dos consumidores. Os dados obtidos através do S.I.M. são constantes, possibilitando ao administrador detectar com facilidade as oportunidades que podem surgir, bem como monitorar as estratégias dos concorrentes.

Sistema de Informações de Marketing (S.I.M) As Funções básicas do S.I.M.: Proporciona a coleta de informações – diversas devem ser as fontes para esta coleta, cujos dados obtidos devem ser selecionados e arquivados de acordo com suas utilidades; Processamento das informações – nesta função o S.I.M. proporciona que todas as informações obtidas sejam analisadas de acordo com sua veracidade e utilidade, para posteriormente, serem transformadas em gráficos e quadros estatísticos; Utilização das informações obtidas – as informações deverão ser distribuídas de acordo com a necessidade de cada setor da empresa. As necessidades são diferentes e variam conforme a função de cada um.