ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF . PAULO ROBERTO LEITE
ELEMENTOS DE ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Mudança Tecnológica: informática; biotecnologia,... Tendências demográficas: idade, sexo, etnia, ... Cultura: crenças, valores, mitos, Clima econômico: crescimento, recessão, abertura politica, ... Sistema legal e político:
MODELO DE CINCO AMEAÇAS DE UM SETOR ( de Michael Porter) Nível de ameaça Entrada Rivalidade Compradores Substitutos Fornecedores
ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS Interesse em lucros superiores Empresas cobiçam estes setores Seguidores Aparecem desde que percebam lucratividade no setor ou na inovação Resulta em divisão do mercado Faturamento do setor será rearranjado Custo de entrada < custo potencial de retorno É uma das maiores barreiras à entrada de novas empresas
BARREIRAS DE ENTRADA Economia de escala Diferenciação de produto Deseconomia de escala Disruptura de mercado Diferenciação de produto Marca e fidelização Vantagem de custo independente de escala Tecnologia proprietária Acesso a matérias primas Curva de aprendizado Regulamentações governamentais. Aumento de alíquotas Subsídios especiais
BARREIRA DE ENTRADA ECONOMIA DE ESCALA CUSTO FIXO SE REDUZEM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO CUSTO UNITÁRIO CUSTO FIXO AUMENTAM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO ECONOMIA DE ESCALA DESECONOMIA DE ESCALA É NECESSARIO QUE EXISTAM CONDIÇÕES DE ECONOMIA DE ESCALA PARA A ENTRADA DE NOVA EMPRESA VOLUME DE PRODUÇÃO
TIPO DE COMPETIÇÃO TIPO DE COMPETIÇÃO ATRIBUTOS EXEMPLOS DESEMPENHO PERFEITA Grande numero de empresas Produtos homogêneos Baixo custo de entrada Gasolina Paridade competitiva MONOPOLISTA Grande nº empresas Produtos heterogêneos Baixos custos de entrada e saída Pasta de dente Xampus Vantagem competitiva OLIGOPÓLIO Pequeno numero de empresas Alto custo de entrada e saída Celular Internet MONOPÓLIO Uma empresa Alto custo de entrada Correios
BARREIRA DE ENTRADA RIVALIDADE NO SETOR Grande numero de empresa Crescimento lento Pouca diferenciação de produto Grande Intensidade de disputa entre empresas do setor Guerra de preços Guerra na mídia Acréscimos de produção em grande volumes
AMEAÇA DE FORNECEDORES Pequeno numero de fornecedores Produtos exclusivos ou diferenciados Não existência de substitutos Possibilidade de verticalização do fornecedor Empresa pouco importante para o fornecedor
AMEAÇA DE SUBSTITUTOS Substitutos de mesma natureza Substitutos de natureza diversa Disruptura de mercado
AMEAÇA DOS COMPRADORES Poder de barganha Numero pequeno de compradores Produtos pouco diferenciados Comprador representa muito para vendedor Lucros baixos no comprador Tendência de verticalização à montante
OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS SETORES FRAGMENTADOS Consolidação SETORES EMERGENTES Pioneirismo SETORES MADUROS Refinamento do produto ou serviço Investimento na qualidade de serviço Inovações em processos SETORES EM DECLINIO Rearranjo do mercado Nichos de mercado
EXERCICIO PARA PRÓXIMA AULA RESENHA DO CAPITULO 3 DO LIVRO TEXTO BARNEY TRABALHO EM GRUPO