ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise das cinco forças de Porter
Advertisements

ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Segmentação de Mercado
Posicionamento.
Planejamento Estratégico
MARKETING.
Estratégia Competitiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Aula 05 – Gestão de Estratégica aplicada ao Marketing
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Estratégia Competitiva
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Sumário Discriminação de Preços Tarifas Compartilhadas Concorrência Monopolística Modelo de diferenciação de produtos por localização.
1 Disciplina: Tópicos I Prof. Rubislan Passos Competitividade.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Análise do Meio Envolvente: Geral e Específico Análise do Meio Envolvente: Geral e Específico.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Estruturas de Mercado Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
1 Administração do CVP e Estratégias de MKT Crescimento –expansão vendas rápida –oportunidades de lucro e escala de produção –expansão características.
Disponível em: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas.
Prof. Sousa Curso: Logística Empresarial. Grupo Liga da Logística LEANDRO ANDRADE MIRANDA RA.: LEANDRO APARECIDO DOS R. RIBEIRO RA.:
1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.
Prof: Vinícius Masson Economista, especialista em finanças e mestrando em economia empresarial.
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição Aula 14 – Monopólio e Oligopólio Profa. Denise Cyrillo 2015.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Gestão Estratégica de Custos
Prof. Roberto Fava Scare
Administração Estratégica
Oligopólio Equipe: Ana Flávia Bruna Taiane Luma Cardoso Nicole Araújo.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Estratégia Mercadológica
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
CONHECIMENTOS SENSÍVEIS
Criar vantagem competitiva sustentada
Fusões e Aquisições.
Profa. Eliana Tadeu Terci
Globalização.
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
MICROECONOMIA II OLIGOPÓLIO E TEORIA DOS PREÇOS POSSAS, Mário L. Estruturas de mercado em oligopólio. 2 ed. São Paulo: Hucitec, p. (Capítulo 1.
Administração de Marketing
Avaliação do ambiente externo de uma empresa
Planejamento Estratégico DAMOL
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
Planejamento estratégico
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
As Incertezas do Futuro: Tendências
Marketing Internacional
Análise de Demandas Regionais
FUNDAMENTOS DE MARKETING
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Transcrição da apresentação:

ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF . PAULO ROBERTO LEITE

ELEMENTOS DE ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Mudança Tecnológica: informática; biotecnologia,... Tendências demográficas: idade, sexo, etnia, ... Cultura: crenças, valores, mitos, Clima econômico: crescimento, recessão, abertura politica, ... Sistema legal e político:

MODELO DE CINCO AMEAÇAS DE UM SETOR ( de Michael Porter) Nível de ameaça Entrada Rivalidade Compradores Substitutos Fornecedores

ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS Interesse em lucros superiores Empresas cobiçam estes setores Seguidores Aparecem desde que percebam lucratividade no setor ou na inovação Resulta em divisão do mercado Faturamento do setor será rearranjado Custo de entrada < custo potencial de retorno É uma das maiores barreiras à entrada de novas empresas

BARREIRAS DE ENTRADA Economia de escala Diferenciação de produto Deseconomia de escala Disruptura de mercado Diferenciação de produto Marca e fidelização Vantagem de custo independente de escala Tecnologia proprietária Acesso a matérias primas Curva de aprendizado Regulamentações governamentais. Aumento de alíquotas Subsídios especiais

BARREIRA DE ENTRADA ECONOMIA DE ESCALA CUSTO FIXO SE REDUZEM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO CUSTO UNITÁRIO CUSTO FIXO AUMENTAM COM AUMENTO DA PRODUÇÃO ECONOMIA DE ESCALA DESECONOMIA DE ESCALA É NECESSARIO QUE EXISTAM CONDIÇÕES DE ECONOMIA DE ESCALA PARA A ENTRADA DE NOVA EMPRESA VOLUME DE PRODUÇÃO

TIPO DE COMPETIÇÃO TIPO DE COMPETIÇÃO ATRIBUTOS EXEMPLOS DESEMPENHO PERFEITA Grande numero de empresas Produtos homogêneos Baixo custo de entrada Gasolina Paridade competitiva MONOPOLISTA Grande nº empresas Produtos heterogêneos Baixos custos de entrada e saída Pasta de dente Xampus Vantagem competitiva OLIGOPÓLIO Pequeno numero de empresas Alto custo de entrada e saída Celular Internet MONOPÓLIO Uma empresa Alto custo de entrada Correios

BARREIRA DE ENTRADA RIVALIDADE NO SETOR Grande numero de empresa Crescimento lento Pouca diferenciação de produto Grande Intensidade de disputa entre empresas do setor Guerra de preços Guerra na mídia Acréscimos de produção em grande volumes

AMEAÇA DE FORNECEDORES Pequeno numero de fornecedores Produtos exclusivos ou diferenciados Não existência de substitutos Possibilidade de verticalização do fornecedor Empresa pouco importante para o fornecedor

AMEAÇA DE SUBSTITUTOS Substitutos de mesma natureza Substitutos de natureza diversa Disruptura de mercado

AMEAÇA DOS COMPRADORES Poder de barganha Numero pequeno de compradores Produtos pouco diferenciados Comprador representa muito para vendedor Lucros baixos no comprador Tendência de verticalização à montante

OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS SETORES FRAGMENTADOS Consolidação SETORES EMERGENTES Pioneirismo SETORES MADUROS Refinamento do produto ou serviço Investimento na qualidade de serviço Inovações em processos SETORES EM DECLINIO Rearranjo do mercado Nichos de mercado

EXERCICIO PARA PRÓXIMA AULA RESENHA DO CAPITULO 3 DO LIVRO TEXTO BARNEY TRABALHO EM GRUPO