EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cenário Atual Tecnologia; Informação; Globalização; Fusão;
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Sistema de Administração de Recursos Humanos
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Universidade Federal de Goiás
Sistema de Informação Gerencial
Motivando empregados e projetando cargos
Qualidade Total.
Evolução da Administração
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Programa Trainee 2010.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Prof.Rudy de Barros Ahrens
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Os maiores empregadores do Brasil
Prof(a): Patrícia Braz
Uma Visão para Empresas de TI
O sistema de administração de recursos humanos
Prof. Rudy de Barros Ahrens
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Material para Avaliação Estratégia em RH
Teorias Modernas de Gestão
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Administração de Recursos Humanos II
Disciplina: Recursos Humanos I
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Aula 1
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS Edgar Kanemoto
As mudanças e transformações na função de RH
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Como Administrar na Sociedade Moderna
Gestão de Pessoas II Unidade I - O Papel dos Recursos Humanos nas Organizações Modernas Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de Pessoas Gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa com a finalidade de escolher.
GESTÃO DE PESSOAS OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens www.rudybarros.com.br

Evolução Histórica 1776 - Administração Científica (1776 – 1910) F. Taylor, Adam Smith – foco na tarefa. - Especialização de trabalhadores manufatureiros, conceitos de controle. - Controle da produção e incentivos salariais. De 1850 – 1900 - Fim da era agrícola, início da industrialização; -Revolução Industrial na Europa propicia concessão de alguns direitos aos operários.

Evolução Histórica Abordagem Estruturalista - De 1900 – 1910 Teoria da Burocracia Abordagem humanística (1911 - 1975) Teoria das relações humanas -Elton Mayo - ênfase nas pessoas. Decorrências - motivação, liderança, comunicação, fadiga.

COMPARATIVO DE ATIVIDADES DE RH E OS ESCRAVOS COMO ERAM REALIZADAS Planejamento de R.H. Os senhores de engenho - fazendeiros Recrutamento Na chegada no porto, perseguição e caça Seleção Saúde Física, força braçal e dentes Integração Feita na viagem, no navio Registro na admissão Na compra dos escravos Gestão de Cargos Trabalho braçal – feitor – mucama para o trabalho da casa Remuneração Comida, moradia e roupas. Benefícios Senzalas, alimentação básica e vestes sumárias; trabalhar na casa grande; direito às festas e e crenças. Planejamento de carreira Ascenção – Feitor, mucama, ajudante na casa grande. Avaliação do desempenho Se negativo - castigos físicos, punições e agressões. Se positivo - trabalhar mais perto do senhor de engenho ou na casa grande. Treinamento Adestramento para as tarefas Lideranças O mais obediente – feitor Higiene e Segurança Direito às crenças - curandeirismo Controle de R.H. Contagem dos escravos, produção por dia; Substituição por fugas, doença ou morte

INFLUÊNCIA DO CENÁRIO ATUAL NA ÁREA DE RH Desaparecimento de profissões; Instabilidade de trabalho; Surgimento de novas profissões; Fim do emprego; Necessidade do trabalho intelectual; Surgimento de novas formas de administrar o trabalho

DESAFIOS DO GESTOR DE RH GERÊNCIA DA COMPETITIVIDADE; GERÊNCIA DA COMPLEXIDADE; GERÊNCIA DA ADAPTABILIDADE; GERÊNCIA DE EQUIPES; GERÊNCIA DO APRENDIZADO; GERÊNCIA DA INCERTEZA.

ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO RH ambição decisão otimismo domínio energia sociabilidade competitividade persuasão autocontrole comunicação criatividade estratégia persistência companheirismo observação

GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos; As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; As pessoas como parceiros da organização.

CONCEITO É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho. (CHIAVENATO, 2005)

QUEM O QUE AS COMO COMO COMO COMO SIG GESTÃO DE PESSOAS AGREGAR MONITORAR APLICAR RECOMPENSAR DESENVOLVER MANTER QUEM DEVE TRABALHAR NA ORGANI- ZAÇÃO: O QUE AS PESSOAS DEVERÃO FAZER: COMO RECOM- PENSAR AS PESSOAS: COMO DESEN- VOLVER AS PESSOAS: COMO MANTER AS PESSOAS NO TRA- BALHO: COMO SABER O QUE FAZEM E O QUE SÃO: RECRUTA- MENTO SELEÇÃO DESENHO DE CARGOS AVALIA- ÇÃO DE DESEM- PENHO REMUNE- REÇÃO BENEFÍ- CIOS E SERVIÇOS TREINA- MENTO MUDANÇA COMUNI- CAÇÕES DISCIPLINA HIGIENE, SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA RELAÇÕES SINDICATOS BANCO DE DADOS SIG

ANALISTAS DE DISCIPLINA CARGOS E SALÁRIOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PSICÓLOGOS SOCIÓLOGOS AUXILIARES DE PESSOAL ANALISTAS DE DISCIPLINA ANALISTAS DE CARGOS E SAL. ESTATÍSTICOS DIVISÕES BENEFÍCIOS SOCIAIS HIGIENE E SEGURANÇA ESPECIALISTAS EM QUALIDADE DE VIDA ENGENHEIRO DE SEGURANÇA ENFERMEIROS MÉDICOS ASSISTENTES SOCIAIS ESPECIALISTAS EM BENEFÍCIOS INSTRUTORES ANALISTAS DE TREINAMENTO COMUNICADORES TREINAMENTO

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS SOBREVIVÊNCIA; CRESCIMENTO SUSTENTADO; LUCRATIVIDADE; PRODUTIVIDADE; QUALIDADE NOS PRODUTOS; QUALIDADE NOS SERVIÇOS; REDUÇÃO DE CUSTOS; PARTICIPAÇÃO NO MERCADO; NOVOS MERCADOS; NOVOS CLIENTES; COMPETITIVIDADE; IMAGEM NO MERCADO. OBJETIVOS INDIVIDUAIS MELHORES SALÁRIOS; MELHORES BENEFÍCIOS; ESTABILIDADE NO EMPREGO; SEGURANÇA NO TRABALHO; QVT; SATISFAÇÃO NO TRABALHO; CONSIDERAÇÃO E RESPEITO; OPORT. DE CRESCIMENTO; LIBERDADE PARA TRABALHAR; LIDERANÇA LIBERAL; ORGULHO DA ORGANIZAÇÃO.

OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;

OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

PESSOAS COMO RECURSOS Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação com relação à organização Ênfase na especialização Executores de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra

Pessoas como Parceiros Interdependência entre colegas e equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividade Ênfase no conhecimento Inteligência e talento Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à vida

CAPITAL DE RISCO, INVESTIMETNOS LUCROS E DIVIDENDOS, VALOR AGREGADO PARCEIROS DA ORGANIZAÇÃO CONTRIBUEM COM: ESPERAM RETORNOS DE: ACIONISTAS E INVESTIDORES CAPITAL DE RISCO, INVESTIMETNOS LUCROS E DIVIDENDOS, VALOR AGREGADO EMPREGADOS TRABALHO, ESFORÇO, CONHECIMENTO E HABILIDADES SALÁRIOS, BENEFÍCIOS, RETRIBUIÇOES E SATISFAÇÕES FORNECEDORES MATÉRIAS-PRIMAS, SERVIÇOS, INSUMOS, TECNOLOGIAS LUCROS E NOVOS NEGÓCIOS CLIENTES E CONSUMIDORES COMPRAS E AQUISIÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS QUALIDADE, PREÇO, SATISFAÇÃO, VALOR AGREGADO Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas

AGREGAR APLICAR RECOM- PENSAR DESEN- VOLVER MANTER INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNAS PROCESSOS DE RH AGREGAR APLICAR RECOM- PENSAR DESEN- VOLVER MANTER MONITORAR RESULTADOS FINAIS DESEJÁVEIS

INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS Leis e Regulamentos Legais Sindicatos Condições econômicas Competitividade Condições sociais e culturais Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas

INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNAS Missão organizacional Visão, objetivos e estratégia Cultura organizacional Natureza das tarefas Estilo da liderança Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas

RESULTADOS FINAIS DESEJÁVEIS Práticas éticas e socialmente responsáveis Produtos e serviços competitivos e de alta qualidade Qualidade de vida no trabalho Prof. Genoveva – Adm. de Pessoas

FUNÇÃO DE STAFF ÓRGÃO DE ARH GESTOR DE PESSOAS RESPONSABILIDADE DE LINHA GESTOR DE PESSOAS Cuidar da sua equipe de pessoas Tomar decisões sobre subordinados Executar as ações de RH Cumprir metas de RH Alcançar resultados de RH Cuidar da tática e operações FUNÇÃO DE STAFF ÓRGÃO DE ARH Cuidar das políticas de RH Prestar assessoria e suporte Dar consultoria interna de RH Proporcionar serviços de RH Dar orientação de RH Cuidar da estratégia de RH

“Cada pessoa deve ter um e apenas um gerente” PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO: “Cada pessoa deve ter um e apenas um gerente”

MODELO DESCENTRALIZADO PESSOAS Os gerentes assumem todas as responsabilidades sobre seus subordinados: recrutam, selecionam, treinam, remuneram, avaliam, promovem, desligam ou aposentam Tratamento específico e individual para cada funcionário: horários, salários, tarefas e metas específicas e individuais. Soluções sob medida para cada pessoa de acordo com suas diferenças individuais. MODELO CENTRALIZADO PESSOAS O órgão de RH centraliza todas as funções de Rh: recruta, seleciona, treina remunera, avalia, promove, desliga ou aposenta Tratamento genérico e igual para todos os funcionários: horários, salários, tarefas, regras iguais para todos. Regras estabelecidas pela média para todos.

GERIR PESSOAS E COMPETÊNCIAS HUMANAS REPRESENTA HOJE UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES.

MODELOS DE GESTÃO DE PESSOAS

TAM

TETRA PAK

COCA COLA

EMBRAER