METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ESCOLA SENAI MARIO AMATO
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
POR QUE PLANEJAR!.
Aprender ao Longo da Vida
Plano de Ação Pedagógica
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Formação por competências
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Contextos de formação de Professores
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
O sucesso do trabalho pedagógico
Gestão de Projetos.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Construtivismo em Sala de Aula
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
II Orientação Técnica PCAGP.
Profissional de GC / Função de GC
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Teorias Modernas de Gestão
RMP Consultoria de Negócios
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Design Instrucional para Educação a Distância
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Laboratório de Aprendizagem
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Teoria Geral da Administração
David A. Korver, MSc, MBA  Conceitos  Estratégias de GC  Modelos  Processos  Integração de GC  Níveis  Sistema de GC.
Capítulo 1 A administração hoje.
Docência do Ensino Superior
Papel do Comitê Q Adequação ao posicionamento estratégico do PGQP 27 de maio de 2002.
Universidade Corporativa Procenge
Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Professor Dr. Renato Vaz
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DE ENSINO-PRENDIZAGEM BEST FIT KNOWLEDGE – BFK® Agentes e o Ambiente RHesults Metodologia BFK ® BEST FIT KNOWLEDGE Conceitual Base Análise de contexto Abordagem didática instrucionais Recursos MIRIAM MACHADO, TOT, MSc, PMP

Representação da Metodologia BFK® Morin; Dreyfuss; Rogers; Knowles; De Aquino; Buzan; Brown; Kolb Pensamento complexo Design Thinking Andragogia CAV (Cilclo de Aprendizado Vivencial) Esfera: Individuo Organização Mercado RHesults Porte: Pequena Média Grande. Metodologia BFK ® BEST FIT KNOWLEDGE Conceitual Base Análise de contexto Abordagem didática instrucionais Recursos Diagnóstico 3 D Maturidade: Operacional Tático Estratégico Jogos e Vivências Learning Technologies Filmes e vídeos Storytelling Metáforas e Cases Redes sociais Feramentas de Tomadas de Decisão Pesquisas (feitas pelos alunos) Visual thinking Mind Mapping Problem based learning Lúdico Best fit solutions Contínuo pedagógico- andragógico Rapid Learning Design Thinking Agentes e o Ambiente Participantes = Co-produtores Professor = Facilitador Ambiente de interação = Aquisição de habilidades e competências Fonte: Miriam Machado - RHesults

Mind Map da Metodologia BFK® Pensamento complexo Visual Thinking Mind Mapping Design Thinking BASE CONCEITUAL ABORDAGEM DIDÁTICA Lúdico Design thinking Andragogia Best fit Solutions Problem based Learning CAV (Ciclo de Aprendizado Vivencial) Continuo pedagógico andragógico Metodologia BFK ® BEST FIT KNOWLEDGE ANÁLISE DE CONTEXTO Cases Storytelling Metáforas Mercado Organização Indivíduo PORTE ESFERA Operacional Tático Estratégico P M G Atuação Função Habilidade Diagnóstico 3 D Maturidade RH RECURSOS INSTRUCIONAIS Jogos e Vivências Rapid Learning Filmes e Vídeos Agentes e o Ambiente Learning Technologies Redes Sociais Pesquisas (feitas pelos alunos) Tomada de decisão Ambiente de interação = aprendizado de competências para o ambiente REAL de Trabalho Participantes = Co-Produtores Professor = Facilitador

ANÁLISE DE CONTEXTO Diagnóstico 3 D ESFERA Mercado PORTE P M G Maturidade RH Indivíduo Organização Mercado Atuação PORTE Função Habilidade P M G Mesclar 3d “Separar cada coisa de todas as demais é a maneira mais radical de reduzir a nada todo o raciocínio. Pois o raciocínio e a conversa nasceram em nós pela combinação das formas entre si”. (Sofista, citado em De Aquino ) Operacional Tático Estratégico

eles precisam se tornar DESIGNERS.” ABORDAGEM DIDÁTICA Contexto Processos mentais Pensamento complexo Design Thinking Lúdico Visualização Deixar junto Co-criação (Atribuição de sentido) “Os profissionais de RH não precisam apenas entender a dinâmica e design das empresas e dos processos, eles precisam se tornar DESIGNERS.” (Roger Martin – Rotman School of Management) Visual thinking (Mind map e representações)

Processador BFK ®  Best Fit Solutions BASE CONCEITUAL Pensamento complexo Análise de contexto Abordagem didática DIAGNÓSTICO 3 D Indivíduo RH Empresa Análise e desenho de contextos ABORDAGEM DIDÁTICA Processos mentais RECURSOS INSTRUCIONAIS rapid learning Best Fit Solutions Workforce Designer

Competências Habilidades Referencial do termo COMPLEXIDADE na BFK® COMPLEXIDADE CONTEXTOS APRENDIZAGEM Pensamento Complexo Design thinking CAV Operacional Tático Estratégico Pequena Média Grande Mercado Empresa RH Mediada pelos odos Social Andragogia mét Recuros intrucionais CONCEITOS / TEORIAS CO-PRODUÇÃO VIVÊNCIA Diagnósticos Avaliações CRIATIVI-DADE Competências Habilidades Workforce Designer

Estratégias de aceleração do aprendizado BLEND de RECURSOS INSTRUCIONAIS da BFK® RAPID LEARNING Estratégias de aceleração do aprendizado Jogos e Vivências Learning Technologies Filmes e vídeos Storytelling Metáforas Cases Redes sociais Pesquisas (Feitas pelos alunos) Ferramentas de tomada de decisão Pulo do gato Templates Quiz Refletindo em dupla Modelos e métodos Só mudar a cor Mudar o marcador

ANÁLISE E DESENHO DE CONTEXTOS AS ENTREGAS NOSSO CONTEÚDO ANÁLISE E DESENHO DE CONTEXTOS WORKFORCE DESIGNER Agilidade de respostas EMPREGABILIDADE BFK ® Atuação Situacional Para o Indivíduo Tomada de decisões (recursos tecnológicos e de liderança) Integrar o titulo Inserção com propósito Para a Empresa PRODUTIVIDADE COMPETITIVIDADE LONGEVIDADE

Demanda X Oferta  RHesults A Metodologia BFK® tem foco no profissional e em sua atuação dentro do RH das empresas. Desenvolvendo as habilidades e competências necessárias ao desempenho de suas funções de acordo com as expectativas das organizações. Os cursos/atividades do RHesults são uma resposta consistente às demandas do mercado. Colaborar com as escolas de negócios Se a oferta de executivos com talento não atende às expectativas da demanda atual, as escolas de negócios devem perguntar a si mesmas se estão fazendo um bom trabalho na hora de formar líderes. Alguns CEOs têm a impressão de que as escolas de negócios acham que seus clientes são os estudantes de MBA e se esquecem das empresas. Revista Melhor – maio/11