Instrumentos de Defesa do Consumidor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
Advertisements

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 1)
Site: Palestra Direitos Básicos do Consumidor Palestrante: José Walter Queiroz Galvão Site:
POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR PROF. WILIAM CARVALHO (NUNES, Rizzatto; p ; ; 150; ; 2008) (ALMEIDA, João Batista de; p ; 2008)
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
DIREITO EMPRESARIAL DIREITO CONSUMIDOR LUCIANA TRINDADE.
Caio Notario João Pedro Pinheiro Giovanna Abrantes 8L
AULA+ Direito do Consumidor Aula 4: Direitos Básicos do Consumidor I
Eduardo Hipólito do Rego
Consumidor Aspectos gerais.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa.
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
Universidade Federal do Tocantins Professora: Angela Issa Haonat
CONTESTAÇÃO. 1. Conceito Direito de ação Providência oficial que há de por fim à lide, mediante aplicação da vontade concreta da lei à situação controvertida.
Atenção às Pessoas em Situação de Violência Secretaria Municipal de Saúde Blumenau.
Art. 1° O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos arts. 5°, inciso XXXII,
Direito do Consumidor Professora Margô Sartori 1 VÍCIO OCULTO E VIDA ÚTIL DO PRODUTO FASE DE CONSERVAÇÃO  DEVEM SER MANTIDAS AS CONDIÇÕES.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
| Publicidade Enganosa e Abusiva | 05 A U L A Aula 05 – Publicidade Enganosa e Abusiva 28/09/2009 7PPAN Prof. Ney Queiroz de Azevedo
LICITAÇÃO LEI 8.666/93. LICITAÇÕES E CONTRATOS Objeto da licitação: Obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Direito do Consumidor - campo de incidência e características do CDC.
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR. Art. 6º São direitos básicos do consumidor: Os direitos básicos do consumidor, constantes do artigo 6º do Código de Defesa.
MINISTÉRIO DO TRABALHO GERÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO
Legislação da comunicação.
Direitos Básicos do Consumidor
Direito da Infância e da Adolescência
Unidade 5 Direitos Básicos do Consumidor
RELAÇÃO DE CONSUMO CONSUMIDOR FORNECEDOR.
ALGUNS JULGADOS QUE SE UTILIZARAM DOS PRINCÍPIOS DA BOA-FÉ E DA FUNÇÃO SOCIAL APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO - EXTINÇÃO DO FEITO EM RAZÃO DA.
Seminário AMURC Novos Gestores
Administração de Vendas
O que é litigiosidade? Conflitos identificados: naming e blaming
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
JURISDIÇÃO CIVIL COLETIVA
A ANS e o perfil institucional dos Órgãos Reguladores
DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS
DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2014
Acesso à Justiça.
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
CONTRATOS PROF. HENRIQUE SCHUH.
Relação jurídica de consumo
DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2014
Direitos Fundamentais
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
Direito do Consumidor Seção 2 – Princípios do Direito do Consumidor
Direito do Consumidor Seção 1 – Introdução Prof. Frederico Favacho.
DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2013
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
RELEVÂNCIA JURÍDICA E CONFLITOS DA LEI 9656
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Universidade Regional do Noroeste do RS
Devido Processo Legal em Defesa Comercial
Absolutismo e mercantilismo
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
Boa-fé 11ºCfa – 2015 Deontologia Policial
DIREITO DO CONSUMIDOR Aula 3 Relação de Consumo Prof. Wander Garcia.
As Prerrogativas Constitucionais do Auditor Fiscal como Instrumento de Concretização da Autonomia Financeira dos Municípios e da Justiça Fiscal.
Defensoria Pública do Estado do Tocantins Um Direito seu
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
Código de Defesa do Consumidor dos direitos básicos do consumidor; da qualidade de produtos e serviços; da prevenção e da reparação dos danos. ETEC – ZONA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
1 GHG Protocol no contexto ambiental brasileiro: histórico e tendências Autores: Luiz Carlos Rusilo Antonio Vico Mañas.
Seminário – Judicialização da Saúde
POLÍTICA NACIONAL DAS RELAÇÕES DE CONSUMO ERICH LOBO.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos de Defesa do Consumidor

Objetivos O atendimento das necessidades dos consumidores; O respeito à dignidade, à saúde e à segurança dos consumidores; A proteção dos interesses econômicos dos consumidores; A melhoria da qualidade de vida dos consumidores; A transparência e harmonia das relações de consumo,

princípios norteadores reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor ação governamental para proteção do consumidor harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo educação e informação dos consumidores controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços coibição e repressão das práticas abusivas racionalização e melhoria dos serviços públicos; estudo das constantes modificações do mercado de consumo

Quais são os instrumentos que o consumidor possui para ver seus direitos garantidos?

Manutenção de assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor carente;  Instituição de promotorias de justiça de defesa do consumidor, no âmbito do Ministério Público;  A criação de delegacias de polícia especializadas no atendimento de consumidores vítimas de infrações penais de consumo;  Criação de juizados especiais de pequenas causas e varas especializadas para solução de litígios de consumo e, por fim,  Concessão de estímulos à criação e desenvolvimento das Associações de Defesa do Consumidor.

Quais são os Direitos Básicos do Consumidor?

 A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

 A educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;

A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que se apresentem;

A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

A  modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;

A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

 O acesso aos órgãos judiciários e administrativos, com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;  A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiência e  A adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.