Distribuição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Discussão do plano de aula Metodologia Por que usar intermediários?
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
Carreiras Profissionais em Marketing
Organização e Técnicas Comerciais
Academia de Ensino Superior
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
Marketing Varejo e Serviços.
GEDM, ESTAL, 17/12/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 9, 17/12/2004 > Introdução ao Marketing [1/2]:
GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 10, 07/01/2005 > Introdução ao Marketing [2/2]:
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
1 - O PAPEL DE VENDAS NO MIX DE MARKETING
Gerenciando o marketing
Capítulo 16 Gerência dos Canais de Marketing.
Composto de comunicação:
Fontes de valor da marca
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
9 - Sistemas de Informação & Marketing
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Comportamento do Consumidor
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Comunicação Integrada de MKT
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
Resumo da Questão aula Por Carolina.
Estratégias de Segmentação
Segmentação de Mercado
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Introdução ao Composto de Marketing
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
As transformações da logística
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Disciplina: Administração Mercadológica
Marketing Administração de Canais de Distribuição
Capítulo 8 Distribuição
Logística Planejamento e Programação Logística
O MERCADO.
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO 1. Duas noções chaves 2.
Distribuição. O que é um canal de distribuição? Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estágio.
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
TRADE MARKETING Uma arma ao serviço das vendas Dinâmica: Os participantes irão desempenhar o papel de um Director Comercial e desenvolver um plano de Trade.
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
O Armazenamento.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Administração de Preços e Administração da Distribuição
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Como os Intermediários Melhoram a Eficiência do Canal
AULA 11 Marketing.
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
Canais de Distribuição
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO.
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Capítulo 2 Turma: ADM – NA4 (2008) Alexandre Gonçalves Colombo
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
Marketing Operacional
Prof. Ms. Rogério Morgado Marketing Turístico 2 Material de Referência 1°. Sem I Jan/08.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Canais de Distribuição
Canais de distribuição Prof. Ney Fragoso. Canal de distribuição: conceito É uma rede ou sistema organizado de instituições que executam todas as funções.
Transcrição da apresentação:

Distribuição

Exemplos de intermediários: O que é um canal de distribuição? Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estágio da produção ao do consumo. Um canal de distribuição é constituído por um conjunto de empresas, denominadas por intermediários. Exemplos de intermediários: Agente exportador Agente Importador Grossistas Grossistas especializados Retalhistas Instaladores

Será possível medir a profundidade de um canal de distribuição? Nível 0 Produtor Consumidor Nível 1 Produtor Retalhista Consumidor Nível 2 Produtor Grossista Retalhista Consumidor Nível 3 Produtor Grossista Grossista regional especializado Retalhista Consumidor

Recolha de informações Quais são as funções dos distribuidores? TRANSPORTE Distribuição física ARMAZENAMENTO MANUTENÇÃO Constituição de uma oferta comercial Constituição do Sortido Fraccionamento Recolha e transmissão de informações Recolha de informações Promoção Serviços Venda Pós-venda Financeiros Financiamento Risco comercial

Existem outras formas de organizar os canais de distribuição? Sistemas verticais de distribuição Sistema integrado A distribuição pertence à própria Empresa. Exs. Lojas Robbialac ou Buondi , Portugal Telecom Sistema controlado Existe predominância do produtor, tendo o distribuidor que acatar, preços, merchandising... Ex.Congelados Iglo, Unicer, estações Galp Sistema contratual (Franchising) Franchising distribuição: Benetton Franchising serviços: McDonald’s Franchising Industrial: Coca-cola Sistemas horizontais de distribuição Constituído por alianças permanentes ou provisórias de distribuição entre empresas que trabalham na mesma área Uniarme – Distribuição alimentar Adegas cooperativas Cooperativas de distribuição produtos regionais e agrícolas

Mark-Up (coeficiente multiplicador) = 1/(1-M) Como é que o distribuidor determina a sua margem? Sabendo que: Margem = X % Preço de venda PV = PC + X % PV PV – X % PV = PC PV(1 - X %PV) = PC PV = PC/(1-M) Então: Mark-Up (coeficiente multiplicador) = 1/(1-M)

O distribuidor pode obter outros benefícios? Rappel em função do volume de compras Descontos comerciais e financeiros Promoções em funções das promoções dos distribuidores Cooperação de marketing – aluguer de gôndolas, demonstrações nas lojas, folhetos promocionais Referenciamento de novos produtos

Que critérios a considerar na escolha de um canal ? Principais aspectos a analisar: Cobertura dos segmentos alvo: O canal permite atingir uma parte importante do mercado? Os compradores regulares fazem parte da clientela do canal? Potencial do canal: O canal tem muitos distribuidores mas fraco potencial de vendas? O canal tem poucos distribuidores mas elevado potencial de vendas? Competência do canal e adaptação da sua política de marketing à do distribuidor O canal já tem experiência de venda deste produto? Adapta-se às necessidades de marketing do produtor e coopera? Imagem do canal Qual é a imagem do distribuidor junto dos seus clientes? Controlo da distribuição As relações entre produtor e distribuidor são equilibradas? Quais as condições que impõem os distribuidores? Compatibilidade entre canais O produtor pode vender em todos os canais ou está condicionado em alguns canais? Custo de distribuição Quais os custos de referenciamento? Quais os custos de funcionamento?

Questões para reflectir... 1ª) Sabendo que a margem do produto X é de 30% e o preço de custo de 3 €, determine o seu preço de venda e o seu mark-up. 2ª) Admitindo que o mark-up do produto Y é de 1,45 e o preço de venda de 10 €, determine o seu preço de custo.