Por que os organismos se comportam?

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Transcrição da apresentação:

Por que os organismos se comportam? Cap. III – Ciência e Comportamento Humano; Skinner, B.F. Prof. Ms. Ana Paula Cachola Carvalho

Relação Causa - Efeito “Causa” – mudança em variável independente. “Efeito”- mudança em variável dependente. Segundo Skinner (x), esses termos não sugerem como uma causa produz o seu efeito, apenas afirmam que eventos diferentes tendem a ocorrer ao mesmo tempo, em uma certa ordem.

Relembrando Variável DEPENDENTE, INDEPENDENTE E ESTRANHA: Variável dependente (VD) é a variável que sofre o efeito de outras variáveis no contexto da análise que estamos conduzindo (é nesse sentido que ela é “dependente”). A VD é, portanto, a variável que medimos ou observamos com o objetivo de detectar o efeito de outras variáveis sobre ela.

Em resumo ela é a variável a qual estamos interessados em elucidar Em resumo ela é a variável a qual estamos interessados em elucidar. Nos estudos conduzidos pelos analistas do comportamento, por exemplo, a VD é sempre o comportamento. A variável independente (VI) é a variável que supomos que afeta a VD. A VI é, portanto, a variável que manipulamos (modificamos) para poder observar ou medir os efeitos dessas manipulações na VD. Na Análise do Comportamento, as variáveis independentes que buscamos relacionar com o comportamento são eventos ambientais.

Exemplo: Consideremos, então, que precisamos saber mais a respeito do tempo que é necessário para cozinhar um ovo. Essa é portanto a nossa VARIÁVEL DEPENDENTE, ou seja, variável observada. Sabemos que a quantidade de água que usamos para cozinhar, a espessura da panela, a quantidade de calor dissipada pela fonte calorífica, a temperatura inicial do ovo e da água etc, são VARIÁVEIS ESTRANHAS, ou seja, variáveis que afetam a nossa VD.

Estamos interessados, contudo, em responder a seguinte pergunta: o teor calórico do ovo (VARIÁVEL INDEPENDENTE, ou variável manipulada) afeta o seu tempo de cozimento (VARIÁVEL DEPENDENTE)? Para efeito de nosso exemplo, essa é, então, nossa questão-problema. Ela é, portanto, o ponto de partida para nosso “estudo experimental”.

POR QUE AS PESSOAS SE COMPORTAM DA MANEIRA COMO O FAZEM? O que nos interessa, então, são as CAUSAS do comportamento humano. POR QUE AS PESSOAS SE COMPORTAM DA MANEIRA COMO O FAZEM? Descobrindo e ANALISANDO estas causas, poderemos prever o comportamento; poderemos controlar o comportamento na medida que o possamos manipular.

Causas Populares do Comportamento Superstições, coincidências, falsos argumentos, etc); Estrutura do indivíduo;

Causas Internas do Comportamento Eventos localizados no interior de um sistema tendem a ser difíceis de serem observados, por isso é fácil conferir-lhes propriedades sem justificação. Causas neurais; Causas internas psíquicas; Causas internas conceituais.

As Variáveis das Quais o Comportamento é Função O hábito de buscar dentro do organismo uma explicação do comportamento tende a obscurecer as variáveis que estão ao alcance de uma análise científica. Essas variáveis estão FORA do organismo, em seu AMBIENTE IMEDIATO e em sua HISTÓRIA AMBIENTAL. Essas variáveis são independentes e são de várias espécies e sua relações com o comportamento são quase sempre sutis e complexas, mas não se pode esperar uma explicação adequada do comportamento sem analisá-las.

O material a ser analisado por uma ciência do comportamento provém de muitas fontes... Observações casuais; Observação de campo controlada; Observação clínica; Observações amplas (pesquisas militares, industriais e em outras instituições); Estudos em laboratórios do comportamento humano; Estudos em laboratórios do comportamento em animais abaixo do nível humano;

Análise de Dados Para formular a analisar os dados referentes ao comportamento humano, pode-se seguir tal caminho: Classificação das variáveis das quais o comportamento é função; > Visão mais ampla do organismo como um todo; > Interação entre dois ou mais indivíduos em um sistema social; > Análise de técnicas através das quais o comportamento é controlado (pelo governo, religião, educação, etc); > Exame da cultura total como um ambiente social.

Leitura obrigatória Capítulo III – Ciência e Comportamento Humano; Skinner, B.F.