MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
Projeto de Novela Educacional. Características ➲ Formato de série de TV (sitcom) ● Passada em um ambiente profissional correlacionado ao curso ● Personagens.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O aprendiz de investigador
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
TECNOLOGIA DIGITAL E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
TÓPICOS DE INFORMÁTICA
XXII Workshop de Informática na Escola (WIE)
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
Gerações da EAD Educação a Distância
Evolução do ensino a distância
Um sistema nacional de distribuição de músicas
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
Grupo IBEP Educação Grupo editorial 100% brasileiro.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS Prof. Enilton Ferrreira Rocha Coordenador do ENPED Setembro / 2016

Agenda Educação Aberta O que são REAs? O que mudou na EaD em 11 de março de 2016? Novos referenciais de qualidade para a produção de material didático na EaD? Material didático na EaD e os tempos difíceis Autoria ou Curadoria – íntimas relações com os REAs? Os desafios da seleção e contratação de autores e curadores para a EaD

Educação Aberta    É um movimento emergente de educação que combina a tradição de partilha de boas ideias com colegas educadores e da cultura da Internet, marcada pela colaboração e interatividade. Uma metodologia de educação Todos devem ter a liberdade: de usar, personalizar, melhorar e redistribuir os recursos educacionais, sem restrições. http://www.rea.net.br/site/faq/

de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, O que são os REA? http://www.rea.net.br/site/faq/ Destaques de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

Quais são as quatro liberdades dos REA? http://www.rea.net.br/site/faq/ Destaques • Usar: compreende a liberdade de usar o original, ou a nova versão por você criada com base num outro REA, em uma variedade de contextos; • Aprimorar: compreende a liberdade de adaptar e melhorar os REA para que melhor se adequem às suas necessidades; • Recombinar: compreende a liberdade de combinar e fazer misturas e colagens de REA com outros REA para a produção de novos materiais; • Distribuir: compreende a liberdade de fazer cópias e compartilhar o REA original e a versão por você criada com outros.

O pulo do gato!!! restrições como ND (Não-a-obras-Derivadas) não são aceitáveis para REA e restrições como NC (Não-Comercial) podem ser problemáticas Recursos educacionais licenciados usando uma licença Creative Commons com a restrição ND não são REA. http://www.rea.net.br/site/faq/

O que são Recursos Educacionais Abertos? Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais podem ser REA. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros Pontos principais http://www.rea.net.br/site/faq/

Todos os recursos educacionais oferecidos gratuitamente são REA? O Equívoco!!!! Conteúdo disponibilizado gratuitamente (DIFERENTE) de “conteúdo aberto” ou um Recurso Educacional Aberto “todos os direitos reservados” (do termo em inglês “all rights reserved”) ou licenças muito restritivas, como a Creative Commons tipo. Pontos principais http://www.rea.net.br/site/faq/

Todos os recursos educacionais oferecidos gratuitamente são REA? Fique de olho!!!! Recursos educacionais abertos são recursos de “acesso aberto”, ou seja, disponibilizados por licenças abertas menos restritivas. (pode ser com restrições parciais ou sem restrições) http://www.rea.net.br/site/faq/

RESUMINDO! REA... ACESSO GRATUITOS (DIFERENTE) de REA = (ACESSO ABERTO) (Materiais de aprendizado livremente disponíveis para uso, recombinação, e redistribuição. http://www.rea.net.br/site/faq/

O que mudou na EaD em 11 de março de 2016? Resolução CES/CNE Nº 1 DE 11/03/2016 CAPÍTULO II DO MATERIAL DIDÁTICO, AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM CAPÍTULO II DO MATERIAL DIDÁTICO, AVALIAÇÃO E DA APRENDIZAGEM 1 - § 1º As tecnologias, as metodologias e os recursos educacionais, materializados em ambiente virtual multimídia interativo, inclusive materiais didáticos... 2 - § 4º Respeitados os respectivos projetos institucionais e pedagógicos, as tecnologias, as metodologias e os recursos educacionais para a educação a distância devem favorecer a integração de diferentes mídias, suportes e linguagens, bem como a interação entre múltiplos atores em sua concepção, produção e disseminação.

Material didático na EaD e os tempos difíceis Pouca flexibilidade de conexão com os REA, foco na sala de aula Autor exclusivo, acesso, autoria e download, conexão com o currículo oficial Velocidade na produção X custos da produção.

Os três diferenciais da seleção, contratação e qualificação – para a produção de mat. didático AUTORIA ou CURADORIA? 1 - autoria compartilhada, capacidade de buscar, selecionar, organizar e compartilhar. 2 - Competência bilíngue 3 - Conforto tecnológico-digital 4 - Pensamento crítico e coletivo Felling (sensibilidade, percepção) para a humanização da EaD OS TRÊS DIFERENCIAIS DA SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E QUALIFICAÇÃO 1 - Habilidades para a pedagogia conectivista 2 - Autonomia para HOME OFFICE 3 - Experiência em produção de textos e artigos

A Equipe Multidisciplinar Grupos de discussão 1: reunião de professores

A Equipe Multidisciplinar Grupos de discussão 2: ampliação e diversificação de profissionais do setor pedagógico

A polidocência nos REA Indicadores de acesso, download, citação. Impacto no aprendizado. Base do Conteúdo: Aluno, Currículo e Mercado Ou Aluno Currículo e Pesquisa CURADORIA Currículo e objetos essenciais da aprendizagem Redes de Comunicação MEDIADA e COMPARTILHA- MENTOS Seleção indexada de conteúdo Feedback sistemático dos usuários Internet, e-books, revistas eletrônicas, Portais Acadêmicos, Comunidades Científicas Conexão lógica do virtual com O Mat. Impresso e mídias digitais

A hora dos DIÁLOGOS e intervenções!

AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!