Organização de eventos II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 6º MARKETING Prof. Ms. Eduardo Issa AULA 2.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
COMEX EMPREENDEDORISMO
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Investimentos em Ativo Fixo
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Objetivos e Metas de Marketing
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Planejamento de Sistemas Complexos
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Gestão estratégica.
Disciplina: Cultura Organizacional
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
Gestão de Negócios aula 2
Professor Norival Carvalho Cunha
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Modelo de Planejamento Estratégico
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Kit de ferramentas de Advocacy
Relatórios de Auditoria
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Gestão das Organizações
A melhor opção para o seu futuro.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Políticas Públicas, participação social e cidadania
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Planejamento Global de Eventos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
Stakeholders Profª Cynara Carvalho
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Organização de eventos II Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas

“Não adianta ficar preocupado com variáveis que você não controla, atrapalha seu foco no objetivo principal.” Bob Bowman (técnico de natação) Objetivos da aula Refletir sobre a abordagem que a Lei Geral do Turismo desenvolve sobre o campo de eventos. Apresentar e refletir sobre alguns elementos da área de planejamento e como estes se relacionam com o universo da organização de eventos.

Planejamento O que é a atividade de planejamento? Remete à idéia de organização do futuro, que tende a ser incerto. Trabalha com eventos prováveis de monitoramento acessível e eventos prováveis de difícil monitoramento. Também pode sofrer a influência de eventos “improváveis” (provenientes de erro em diagnóstico profissional ou incapacidade de avaliação adequada). Ex: um engenheiro que garante a incapacidade de um terreno deslizar, até que um dia este evento acontece.

Planejamento (cont.) Planejamento: tentativa de orientar uma atividade presente para determinado futuro, partindo-se sempre do pressuposto de que existem várias alternativas possíveis (DIAS, 2003, p. 87). Ao citar Bromley (1982), Dias (2003, p. 87) também afirma que [...] o planejamento busca definir e alcançar objetivos para o futuro, de tal maneira que as transformações que ocorram nas sociedades humanas não sejam determinadas por circunstâncias fortuitas ou externas, mas como resultado de decisões e propósitos gerados por um conjunto de pessoas determinadas. - Planejamento é uma tentativa de definir e seguir uma direção desejada (Dias, 2003, p. 87).

Planejamento (cont.) Planejamento: processo dinâmico (pode ser modificado casa ocorram mudanças no contexto usado como base para o plano inicial). Processo contínuo. Não pode ser trabalhado a partir de ações pontuais. Demanda monitoramento constante. Ex: Planejamento quadrienal pede momento críticos de avaliação pelo menos uma vez a cada ano. Semestralmente também é importante manter a atenção sobre os resultados observados. - Como envolve a orientação de eventos em ambientes complexos, deve levar em considerações todas as especificidades que podem interferir no seu resultado. Identificar e monitorar as variáveis de influência.

Atores do planejamento e organização de eventos: os stakeholders Stakeholders: palavra designada para referir a um grupo de indivíduos e/ou organizações que fazem parte de um determinado processo, ou seja, podem afetar ou serem afetadas pela realização de uma atividade. Em razão deste envolvimento, também podem ser considerados como grupos de interesse. - Os stakeholders podem interagir com um processo das seguintes maneiras: Voluntária – quando se participa de uma atividade por vontade própria. Ex: Opção de ser acionista de uma empresa, ou de investir em um determinado mercado, etc.). Não voluntária – quando a participação em uma atividade não ocorre de maneira voluntária. Ex: Um morador que se muda de cidade em busca de sossego, mas de repente se vê incomodado pela criação de uma casa noturna próximo à sua casa).

Atores do planejamento e organização de eventos: os stakeholders (cont Quem são os stakeholders no trabalho de planejamento e organização de um evento?

Atores do planejamento e organização de eventos: os stakeholders (cont.) Stakeholders: múltiplo atores, múltiplos interesses – jogo de forças. Planejamento e organização do turismo: Para quem? Com que finalidade? O desafio dos planejadores e gestores de eventos: De fato os stakeholders são aqueles que devem orientar o direcionamento das ações de planejamento e organização de um evento. O desafio é saber o momento, a pertinência e a forma de equilibrar o atendimento aos interesses diversos.

Dica de site Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Entidade governamental com foco no aperfeiçoamento de funcionários da área educacional. A entidade apresenta uma linha de trabalho de cuida do apoio à realização de eventos na área acadêmica. Site: www.capes.gov.br

Questões trabalhadas nesta aula (cont.) Breve reflexão sobre a forma como que a Lei Geral do Turismo aborda a área de eventos. Reflexões sobre a área de planejamento e suas implicações para o campo de eventos. Sugestão de atividade: Entrar no site do Ministério do Turismo e de outras instituições (INEP, CNPq, CAPES, etc.) para verificar como é feito o apoio à realização de eventos.