APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Advertisements

ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
O PAPEL DA TECNOLOGIA NO ENSINO E NA SALA DE AULA Leila Brandt Kerber e Lilian Ritter.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Educação para transformação social
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Base Nacional Comum Curricular
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Plano de Ensino Plano de aula
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
Metodologia do Ensino de Física I
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Formação de professores de ciências no Brasil
Transposição Didática
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Formulação do problema quantitativo
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Plano de Ensino Plano de aula
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
A formação do professor na UFMS
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
O CONTRATO (DO LIVRO) DIDÁTICO
ESTABILIDADE E MUDANÇA SOCIAL
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Introdução à Engenharia Civil
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
A BNCC e a Saúde.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA

APRESENTAÇÃO QUAL O PAPEL DA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA

UMA CONCEPÇÃO DE DIDÁTICA AINDA PRESENTE: Trabalhar técnicas de ensino Acreditamos que, uma vez apropriado o conteúdo, devemos saber como ensiná-lo Tivemos professores cujas atuações docentes, particu-larmente em sala de aula, são modelos de atuação e a serem imitados ou não, dependendo da avaliação que fazemos deles sobre o que se denomina “a didática do professor”. UAB - FÍSICA DIDÁTICA

A Concepção de que: Haveria uma maneira de se ensinar qualquer conteúdo a qualquer aluno, sendo a tarefa dos professores a de transmitir conteúdos. UAB - FÍSICA DIDÁTICA

Na área da Educação novas demandas se apresentam, principalmente devido a: Própria produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que ocorrem na atualidade e sua relação com o momento em que vivemos; 2. Ao fato de que houve democratiza-ção do acesso ao ensino Fundamental no Brasil a partir de 1970, ocorrendo pela primeira vez na nossa história o ingresso na escola de um público oriundo de classes e culturas que até então a frequentavam, salvo exceções. UAB - FÍSICA DIDÁTICA

Para além do COMO ENSINAR, a Didática envolve outro aspectos: UAB - FÍSICA DIDÁTICA

O QUE ENSINAR? Estabelecer critérios para selecionar o que se ensina e o que se deixa de ensinar na escola. Por exemplo, ensinar ou não Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio? UAB - FÍSICA DIDÁTICA

PARA QUE ENSINAR? Queremos ensinar Física para alunos que serão físicos ou engenheiros? E os que não o serão, que farão com a Física ensinada? O que desejamos que façam com o conhecimento de que nós, professores de Física, somos portadores? UAB - FÍSICA DIDÁTICA

PARA QUEM E PORQUE SE ENSINA? Quem são nossos alunos? Que falta farão para os alunos conhecimentos que temos que eles, eventual-mente, não? UAB - FÍSICA DIDÁTICA

Em busca dessas questões lembramos que: DIDÁTICA Não se reduz apenas ao como ensinar Concepção tradicional da didática e que precisa ser modificada em função das transformações na produção e no papel dos conhecimentos científicos e tecnológicos; da mudança do perfil dos alunos que freqüentam as escolas e das alterações do papel do professor, que no conjunto exigem transformar o ensino. UAB - FÍSICA DIDÁTICA