Tecnologia Educacional: EAD e Informática Aplicada ao Ensino 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE APRENDIZAGEM REVOLUÇÃO DIGITAL O impacto da internet na sociedade Wagner Soares de Oliveira Disciplina de Computação e Sociedade Professor Orivaldo.
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
A Arte da Sedução Pedagógica na Tutoria em Educação a Distância.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
Horizontes Compartilhados Através do Software Livre Palestrante:Deivi Lopes Kuhn 24/03/2009.
EaD: Educação à distância;Ferramentas mais utilizadas. Candida Cristina Bertão 2011.
Mesa: Tutoria e Gestão de Sala de Aula na EaD: tramas e dramas. Representação do tutor em EaD: “porta-voz” do professor? Professora Doutora Nara Sgarbi.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O AUTOCAD E O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ricardo Alexandre D. Zanardini – Uninter – Alessandra.
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Mesa Redonda A LIDERANÇA DA EAD NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO DAS INSITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.
Autora: Simone Aparecida Possarli Oliveira
Tecnologias Atuais de Redes
Educação e Informática Reflexões e Filosofia Prof. Gilvan Viana
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Transposição Didática
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Docência Online: Funções e Competências do Professor
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
Marlei Gomes da Silva Malinoski
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Imersivas e Interativas
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
Formação inicial docente e as tecnologias educacionais: preparação para a inovação tecnológica e a atuação na educação a distância Mariane Regina Kraviski.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Laboratório de Ensino de Matemática a Distância
Profa. Dra.Maria Lucia Vital dos Santos Abib
Chafiha M. Suiti Laszkiewicz Lígia Ramo de Sousa Rosa
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Tecnologias Educacionais no Ensino Superior
Profa. Dra. Inês Confuorto
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
Capacitação Pedagógica Aula 02
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
Centro Universitário Internacional Uninter
Um estudo de caso da aplicação do Ensino Híbrido na área de ciências em uma escola do Ensino Fundamental Jorge Alberto Silva Cerdeira Coordenador do Núcleo.
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
ENSINO ONLINE DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Góis Barbosa.
A perspectiva discente relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos no ambiente acadêmico CARLA DIAS - UNISA SP.
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Formação Continuada CTPs
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
A docência na educação superior
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
Transcrição da apresentação:

Tecnologia Educacional: EAD e Informática Aplicada ao Ensino 2009

Professora: ABIGAIL VITAL

A Informática como recurso pedagógico 16/05/09 A Informática como recurso pedagógico Diferentes abordagens do uso do computador na educação Utilização de recursos tecnológicos no Ensino Superior

23/05/09 Educação à distância EAD:questões conceituais, legais e metodológicas. Possibilidades e limitações da educação a distância no ensino superior.

30/05/09 O uso da rede mundial de computadores na educação como fonte pesquisa e produção de conhecimento. Escrita colaborativa Webquest

Bibliografia ALMEIDA, M. E. ; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na educação. Brasília : MEC/SEED, 2005. p. 22-31. GASPARETTI, M. Computador na Educação. São Paulo: Editora Esfera, 2001 MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T.. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica . 12. ed. Campinas: Papirus , 2006