SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Advertisements

FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
Exemplos de Solução PL Método Gráfico 04 de março de 2011.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
DISCIPLINAS CURSADAS EM REGIME DE “EAD” (ENSINO À DISTÂNCIA)
Tecnologias Atuais de Redes
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Avaliação Algumas questões para pensar
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL MONTAPC
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES PRESENCIAIS - DISCIPLINAS ON-LINE - SALVADOR (REALIZADAS NA SALA DE AULA) PROVAS SEMANAS PRÉDIOS AV2 09 a 14/05 16 a 21/05.
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
LEIS, ECS e Bolonha.
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Avisos importantes Data: 07 de nov 2014 Início montagem: 19hs
Observatório de Ensino e Aprendizagem
ENADE Orientações Gerais Profª Viviane Marques Goi
DIREITO CONSTITUCIONAL I
Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec Itu Angelo Luiz Cortelazzo – Unicamp
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações - SARA
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Projeto Gestão de Conhecimento
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Avaliar desempenho de servidores
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
Pêndulo FEP 113 – Aula 1.
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Elisabeth Hafner Facin
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
O controle do ensino em suas mãos
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
ORIETAÇÃO PARA: Elaboração do PowerPoint
“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
GEMAT GRUPO DE ESTUDOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA) OPERACIONALIZAÇÃO DA METODOLOGIA “FLIPPED CLASSROOM” Dilermando Piva Jr. Ângelo Luiz Cortelazzo Francisco de Assis de Freitas Rodrigo Otavio Belo

O processo de Ensino-Aprendizagem Linearidade do processo... Objetivo Conteúdo Método Avaliação Período (Bimestre, Semestre, Ano...)

Os processos de Avaliação Período (Bimestre, Semestre, ano...) A V L Aula 1 A v a l Aula 2 A v a l Aula n A v a l ... Formativa Somativa Diagnóstica Mesmo existindo vários tipos de avaliação... Esses 3 são os mais conhecidos Dentre eles, a Avaliação Somativa é a mais utilizada.

Por quê não usamos a Avaliação Formativa? Muitos estudantes nas salas de aula. Professor cada vez com menos tempo. Foco do professor: dar aula. Massificação do processo de ensino ... Sem apoio (tecnológico) ... Quase impossível!!

Vários Métodos / Metodologias Método Convencional Avaliação Formativa Resgate pontos Fracos Aula Aula Exercícios - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa

Vários Métodos / Metodologias Método “Convencional” (EaD) Avaliação Formativa Vídeo-aula Exercícios Tutoria - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa

Vários Métodos / Metodologias Método “Flipped Classroom” Avaliação Formativa Atividades em Sala de Aula Exercícios Vídeo-aula - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa

Vários Métodos / Metodologias Método “Flipping the Flipped Classroom” Resolução Problemas Avaliação Formativa Atividades em Sala de Aula Exercícios Problematização Vídeo-aula - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa

Funcionamento do SAA Planejamento disciplina Aulas.. 1, 2,.. Aula Data, Conteúdo, Objetivos, Conceito, Bibliografia... Conceito Descrição, forma de avaliação, questões... Banco de Questões

Controle da Aplicação da Avaliação por Estudante Funcionamento do SAA Depois de tudo Cadastrado Registro de Presença Aulas.. 1, 2,.. Montagem de Prova Conforme Config. Controle da Aplicação da Avaliação por Estudante Banco de Questões

Relatórios/Gráficos do SAA Acompanhamento dos estudantes, no processo da marcação das presenças...

Relatórios/Gráficos do SAA Acompanhamento dos estudantes, no processo da marcação das presenças...

Relatórios/Gráficos do SAA Após a realização das avaliações... Esse é o relatório por turma.

Relatórios/Gráficos do SAA Verificação do desempenho dos estudantes (ao longo do processo).

Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do professor.

Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do coordenador.

Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do diretor.

Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do estudante.

Resultados da Utilização do SAA Método Convencional Avaliação Formativa Resgate pontos Fracos Aula Aula Exercícios - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa

Resultados da Utilização do SAA Método Convencional  ~ 37% 37,5% 37,3% Turma 1 Turma 2 Comparação de duas turmas, com e sem utilização do SAA. Modelo tradicional, aulas presenciais.

Resultados da Utilização do SAA Método “Flipped Classroom” Avaliação Formativa Atividades em Sala de Aula Exercícios Vídeo-aula - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa

Resultados da Utilização do SAA Método “Flipped Classroom”  ~ 19% 21,15% 17,4% Turma 1 Turma 2 Comparação de duas turmas, com e sem utilização do SAA. Modelo “Flipped Classroom” aulas presenciais.

Conclusão da Utilização do SAA A utilização de Avaliações Formativas motivam estudantes e professores Os relatórios fornecem subsídios para a melhor Gestão da Aprendizagem O planejamento das aulas, potencializam o processo de aprendizagem Melhora na aprendizagem por parte dos estudantes Melhora da qualidade das aulas por parte dos docentes.

Obrigado!!! pivajr@gmail.com Dilermando Piva Jr. Angelo Luiz Cortelazzo Francisco de Assis de Freitas Rodrigo Otavio Belo pivajr@gmail.com