SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA) OPERACIONALIZAÇÃO DA METODOLOGIA “FLIPPED CLASSROOM” Dilermando Piva Jr. Ângelo Luiz Cortelazzo Francisco de Assis de Freitas Rodrigo Otavio Belo
O processo de Ensino-Aprendizagem Linearidade do processo... Objetivo Conteúdo Método Avaliação Período (Bimestre, Semestre, Ano...)
Os processos de Avaliação Período (Bimestre, Semestre, ano...) A V L Aula 1 A v a l Aula 2 A v a l Aula n A v a l ... Formativa Somativa Diagnóstica Mesmo existindo vários tipos de avaliação... Esses 3 são os mais conhecidos Dentre eles, a Avaliação Somativa é a mais utilizada.
Por quê não usamos a Avaliação Formativa? Muitos estudantes nas salas de aula. Professor cada vez com menos tempo. Foco do professor: dar aula. Massificação do processo de ensino ... Sem apoio (tecnológico) ... Quase impossível!!
Vários Métodos / Metodologias Método Convencional Avaliação Formativa Resgate pontos Fracos Aula Aula Exercícios - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa
Vários Métodos / Metodologias Método “Convencional” (EaD) Avaliação Formativa Vídeo-aula Exercícios Tutoria - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa
Vários Métodos / Metodologias Método “Flipped Classroom” Avaliação Formativa Atividades em Sala de Aula Exercícios Vídeo-aula - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa
Vários Métodos / Metodologias Método “Flipping the Flipped Classroom” Resolução Problemas Avaliação Formativa Atividades em Sala de Aula Exercícios Problematização Vídeo-aula - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa
Funcionamento do SAA Planejamento disciplina Aulas.. 1, 2,.. Aula Data, Conteúdo, Objetivos, Conceito, Bibliografia... Conceito Descrição, forma de avaliação, questões... Banco de Questões
Controle da Aplicação da Avaliação por Estudante Funcionamento do SAA Depois de tudo Cadastrado Registro de Presença Aulas.. 1, 2,.. Montagem de Prova Conforme Config. Controle da Aplicação da Avaliação por Estudante Banco de Questões
Relatórios/Gráficos do SAA Acompanhamento dos estudantes, no processo da marcação das presenças...
Relatórios/Gráficos do SAA Acompanhamento dos estudantes, no processo da marcação das presenças...
Relatórios/Gráficos do SAA Após a realização das avaliações... Esse é o relatório por turma.
Relatórios/Gráficos do SAA Verificação do desempenho dos estudantes (ao longo do processo).
Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do professor.
Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do coordenador.
Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do diretor.
Relatórios/Gráficos do SAA Dashboard do estudante.
Resultados da Utilização do SAA Método Convencional Avaliação Formativa Resgate pontos Fracos Aula Aula Exercícios - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa
Resultados da Utilização do SAA Método Convencional ~ 37% 37,5% 37,3% Turma 1 Turma 2 Comparação de duas turmas, com e sem utilização do SAA. Modelo tradicional, aulas presenciais.
Resultados da Utilização do SAA Método “Flipped Classroom” Avaliação Formativa Atividades em Sala de Aula Exercícios Vídeo-aula - Em sala de aula (presencial) - No ambiente virtual / em casa
Resultados da Utilização do SAA Método “Flipped Classroom” ~ 19% 21,15% 17,4% Turma 1 Turma 2 Comparação de duas turmas, com e sem utilização do SAA. Modelo “Flipped Classroom” aulas presenciais.
Conclusão da Utilização do SAA A utilização de Avaliações Formativas motivam estudantes e professores Os relatórios fornecem subsídios para a melhor Gestão da Aprendizagem O planejamento das aulas, potencializam o processo de aprendizagem Melhora na aprendizagem por parte dos estudantes Melhora da qualidade das aulas por parte dos docentes.
Obrigado!!! pivajr@gmail.com Dilermando Piva Jr. Angelo Luiz Cortelazzo Francisco de Assis de Freitas Rodrigo Otavio Belo pivajr@gmail.com