ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS

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Transcrição da apresentação:

ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS Capítulo 6 ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS 1

Administração: teorias e processos Elton Mayo nasceu na Austrália e lecionou filosofia . Mayo é conhecido como “o pai das relações humanas”, por causa de sua liderança na condução da pesquisa de Hawthorne e outras investigações no campo do comportamento humano. O ponto essencial de suas descobertas foi a identificação da relevância de fatores não econômicos- em especial os sociais na motivação dos trabalhadores. Elton Mayo ( 1880-1949) 2

Administração: teorias e processos TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Quando citamos a TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS é inevitável associar esta teoria a experiência de HAWTHORNE e o trabalho de Elton Mayo.- cientista social que nas décadas de 20 e 30, juntamente com seus colegas desenvolveu uma pesquisa longa e complexa para Western Electric Company, situada no bairro de Hawthorne, em Chicago. pág. 72 PLT 3

ELTON MAYO As pesquisas desenvolvidas por Mayo tinha o objetivo responder a pergunta como: Quais os fatores, presente no ambiente físico e social de uma pessoa que trabalha em uma organização , são capazes de afetar seu desempenho no trabalho e sua satisfação pessoal com a tarefa realizada? 4

Elton Mayo O resultado esperado da pesquisa de Hawthorne tinha sentido prático: O de aprimorar o desempenho da organização e, evidentemente, aumentar o estoque de conhecimento existente. 5

Mayo estava testando o efeito da iluminação na produção global. Elton Mayo Mayo estava testando o efeito da iluminação na produção global. O resultado inicial mostrou de forma surpreendente não haver relação entre as duas variáveis: iluminação x produção. 6

Elton Mayo Mayo no primeiro instante , com o resultado da pesquisa julgou que o planejamento da pesquisa devia ter algum erro na concepção inicial , o processo foi aprimorado com a criação de 02 grupos: Grupo de controle e Grupo de teste para garantir resultados com mais créditos. Pág. 72 7

Isso para garantir o sucesso e essência do resultado. Elton Mayo Mayo trabalhou com temáticas diferentes; além dos aspectos da iluminação , focou os intervalos ( pausas) para descanso dos empregados e mudança nas horas de trabalho. Isso para garantir o sucesso e essência do resultado. 8

Elton Mayo Durante um processo de montagem a redução da iluminação teoricamente deveria reduzir a produtividade dos trabalhadores envolvidos no processo; ou então com a dimunição dos intervalos para descanso, gerariam como consequência a Fadiga. O trabalhador deveria reduzir sua produção. Pág. 72 PLT 9

Elton Mayo O que a pesquisa apontou é que essas hipóteses iniciais não se materializaram, pois a produção independente da alteração das variáveis continuava a crescer. Mayo percebe que outros fatores não estes ( iluminação, fadiga) estavam ligados ao homem... 10

Tal descoberta recebeu o nome de EFEITO HAWTHORNE. Elton Mayo .. a sua motivação, o seu envolvimento maior ou menor com as tarefas a serem executadas, impactam no resultado. Tal descoberta recebeu o nome de EFEITO HAWTHORNE. 11

Elton Mayo A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS desvendou ao mundo que o homem, o grupo e suas inter-relações eram vitais para os resultados buscados pelas organizações. 12

Escola das Relações Humanas A experiência comprova que: O incentivo econômico não é a única força motivadora a que o trabalhador responde; A produção é fortemente influênciada tanto por suas relações com os outros companheiros de trabalho, como por seus problemas pessoais, dentro e fora da fábrica. 13

Escola das Relações Humanas O trabalhador não se comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo; Essas inter-relações criam aquilo que chamamos de organização informal ( relacionamento informal). 14

Escola das Relações Humanas A especialização funcional ( especialização dos operários) não cria necessariamente uma organização mais eficiente. Os empregados possuem necessidades físicas e possuem necessidades também sociais. Pág 74 PLT 15

Escola das Relações Humanas Eventos e objetos no ambiente físico do trabalho não podem ser tratados como coisas em si mesmas. Eles devem ser interpretados como portadores de valores sociais. Exemplo: Uma cadeira de braço com recosto para a cabeça e rodinha que permitem seu deslocamento não tem significância social. Porém...... 16

Escola das Relações Humanas .. Se em uma organização somente aqueles que têm posição de chefia utilizam essas supostas cadeiras , elas tornam-se símbolos de status e portadora de um valor social. Outros itens como vestimenta, idade, sexo, entre outros podem adquirir significância social. 17

Escola das Relações Humanas Segundo a escola das relações humanas, pessoas não são motivadas por fatos e lógica, mas, sentimentos sobre coisas de valor social tornam-se de extrema importância no trato com as pessoas no mundo organizacional. Pág.74 PLT 18

Escola das Relações Humanas Ficou evidente que somente o conhecimento das habilidades técnicas era insuficiente para compreensão do comportamento de indivíduos no mundo das organizações. 19

Escola das Relações Humanas Esses estudos concluem que: O trabalho é uma atividade de grupo; Enfatiza a necessidade de relações interpessoais ( escutar atentamente, a comunicação, as habilidades sociais e humanas que um supervisor-líder deve possui); 20

Escola das Relações Humanas Com o relacionamento entre grupo x liderança é possível alcançar um duplo objetivo: Satisfazer tanto as necessidades sociais dos indivíduos, nos grupos, como a necessidade financeira das organizações. 21