MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Pós-Graduação: Metodologia do Ensino Superior Acadêmicas: Valléria,Leciane,Maria Amélia e Núbia MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO.
Advertisements

Conceitos de Karl Marx.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
A Ciência dos Fatos Sociais
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Introdução às Ciências Sociais
DIREITOS FUNDAMENTAIS
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
A canção “cartão de visita”, do Criolo, expressa:
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
ÉMILE DURKHEIM.
A estruturação da personalidade
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Marx – Ideologia Sociologia.
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
MAX WEBER E A EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
“O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo” – O Capital
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
(Karl Emil Maximilian Weber)
PODER, POLÍTICA E ESTADO
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Cezar Augusto, graduando de licenciatura em Ciências sociais
Max Horkheimer.
Século XIX.
Comportamento Organizacional:
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
As origens da Sociologia
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Comportamento do Consumidor
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
A Contribuição de Max Weber
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Aula 4 Burocracia Weberiana.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Sociologia e Senso Comum
13/11/2018 Práticas Judiciárias.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
ATUALIDADE DOS CLASSICOS: MARX, DURKHEIM E WEBER
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Aula inaugural – sexto ano
Socialismo utópico e Socialismo Científico
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Max Weber  .
Objetivo, Definições, Significado
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Max Weber Sociologia.
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
O QUE É Ideologia de Gênero
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
Clássicos da sociologia: Max weber
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Transcrição da apresentação:

MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE Cezar Augusto, graduando de licenciatura em Ciências Sociais.

MAX WEBER (1864-1920) É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. [...] Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. (fonte: Wikipédia)

Sociologia compreensiva a) Weber está preocupado em compreender as relações sociais em seu sentido histórico e cultural; b) ele parte do individuo fazendo ou reproduzindo ações para explicar a sociedade. c) ele não está necessariamente preocupado com leis universais do mundo social(como o postivismo estava), ele trata esse aspecto como uma probabilidade e não um fato.

OS INDIVÍDUOS DETERMINAM A SOCIEDADE A sociedade não existe como um fim em si mesmo ou como uma estrutura que se organiza independentemente da consciência subjetiva das pessoas; ela é expressão histórica dos valores e da racionalidade dos indivíduos que a constituem;

Portanto a sociedade existe porque é vivenciada e compreendida por indivíduos racionais que tomam suas decisões de acordo com sua história e cultura” (AFRÂNIO et al, 2013;38)

Sociedade moderna Para Weber, a modernidade trouxe consigo o racionalismo que foi incorporado nas relações sociais. Planejamos nossa vida, calculamos nosso tempo, racionalizamos o estado, a política e até a religião.

O tempo mudou? No mundo medieval o trabalho durava conforme a luz do dia; mais tarde, o trabalhador passa a ser livre; Hoje o trabalho é constituído de uma dinâmica racionalizada, por via de contrato, com garantias...; o tempo se tornou moeda;

Exercitando... 9- “A noção de individuo, por sua vez, é constituída a partir da relação com os outros”. Somente na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância. Sobre este tema, análise as afirmativas a seguir: I – Entre os povos antigos, pouco valor se dava a pessoa única; II – A importância do indivíduo estava inserida no grupo a que pertencia (família, estado, clã, etc.); III – A ideia de indivíduo começou a ganhar força no século XVI com a reforma protestante a qual defendia o homem como um ser criado a imagem e semelhança de Deus, e passava individualmente a ter poder. a) somente a opção I está correta. b) somente a opção II está correta. c) somente a opção III está correta. d) as opções I e II estão corretas. e) as opções I, II e III estão corretas.

Comportamento racional Nossa vida está racionalizada; nossas atitudes carregam intensões e significados; Nossas intensões são calculadas; é através da ação social que podemos encontrar o sentido para os fenômenos da sociedade.

AÇÃO SOCIAL: É uma ação que tem seu sentido já compreendido pelos outros. Refere-se ao comportamento orientado que aprendemos levando em consideração a cultura e a história. Ela forma interação social, que ocorre a partir da influência recíproca que os indivíduos em comunicação exercem uns sobre os outros no âmbito das relações sociais Weber classifica 3 tipos de ação:

Ação tradicional motivada por um hábito ou costume aprendido, ou seja, que é passado de geração em geração. (ex. cumprimento de mãos)

Ação afetiva determinada pelos afetos ou estados emocionais, isso também inclui aqueles manifestados de forma inesperada. (ex. comemorar uma vitória)

Ação racional orientada a valores é manifestada pela crença ou valor consciente que é tão importante para o indivíduo a ponto dele não considerar as consequências de sua ação. (ex. discurso político)

Ação racional orientada a fins É o cálculo racional que o indivíduo estabelece para alcançar objetivos, organizando, aproveitando ou criando meios necessários para se alcançar um fim. (ex. Estudar para o vestibular)

Esses tipo ideais são... um enquadramento abstrato que possibilita a organização do que é observado, visto que o mundo social nos apresenta uma infinidade de coisas; e uma representação que não é pura, mas uma construção teórica em cima da realidade.

REFERÊNCIAS: AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha; MACHADO, Igor José de Renó. Pensando a sociedade. In: Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, 2014. (p. 127) BOMENY, Helena; FREIRE_MEDEIROS, Bianca. Trabalhadores, uni-vos!. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010. MARX, Karl; ENGELS FRIEDRICH. Manifesto do partido comunista. Petrópolis: Vozes, 1988. 66-67. SILVA, Afrânio et al. A sociologia e a relação entre o individuo e a sociedade. In: Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013.