Introdução a Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Advertisements

A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Plano de Permanência e Êxito
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduação em Enfermagem - EAD
Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância
Introdução a Engenharia de Alimentos
A IMPORTÂNCIA DA EAD PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
Diretrizes Curriculares Nacionais – Ensino de Graduação
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Universidade Federal do Espírito Santo
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
A IMPORTÂNCIA DA EAD PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Universidade Aberta do SUS
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULAÇÃO DE
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
EAD Educandário Senhor do Bonfim
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
MOBILIDADE E ACREDITAÇÃO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
A formação do professor na UFMS
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Profa. Dra. Inês Confuorto
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Educação a Distância Prof. Marcos Dalmau, Dr.

Objetivos da aula Contextualizar as mudanças na forma de oferta de capacitação profissional; - Apresentar o conceito de EAD e as questões legais que norteiam a modalidade.

Mudanças As mudanças no contexto do trabalho; Qualidade na prestação de serviços; A necessidade de se atualizar; O aspecto motivacional.

O que é EAD? Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente.

Diferenças entre terminologias... Na expressão “ensino a distância” a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra “educação”, que abrange as questões de ensino e aprendizagem.

Educação: Meio presencial É ainda o mais utilizado; Ideal para capacitar pequenos grupos; Maior interatividade? A aprendizagem “depende” do professor (único detentor do conhecimento); Limitação do número de alunos x curso.

Educação a distância Está começando a ser mais utilizado; Ideal para capacitar grandes grupos situados em várias unidades diferentes; Também oferece uma ótima interatividade; A aprendizagem depende do aluno; Flexível, adaptável às necessidades da pessoa.

Perguntas: Na sua opinião, o que motivou o crescimento da EAD? Para um curso de graduação, será que os motivos que provocaram o crescimento da EAD são válidos para os estudantes a distância?

Variáveis responsáveis pelo crescimento da EAD Tempo; Novas Tecnologias - Acesso; Interatividade; Alcance; Quebra de resistências dos usuários; Custos.

Elementos essenciais do EAD separação entre estudante e professor; influência de uma organização educacional; uso de meios técnicos – mídia; providências para comunicação em duas vias; possibilidade de seminários (presenciais) ocasionais.

Uso de TIC´s na EAD Na educação a distância, as “tecnologias de informação e comunicação” são adotadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso.

Gerações de TIC´s na EAD Primeira geração – materiais impressos, com a comunicação acontecendo via correio; Segunda geração – rádio e tv. Terceira geração – videoconferência, internet.

Gerações de TIC´s na EAD Quarta geração – aumento da capacidade de transmissão, banco de dados. Quinta geração – wireless e outras tecnologias mais modernas.

Histórico e questões legais da EAD no Brasil A partir de 1967; UAB – PNE – Meta - colocar nas universidades, até 2010, 30% da população entre 18 e 24 anos. O Projeto UAB é formado pelo conjunto das instituições federais de ensino superior e dos pólos municipais de apoio presencial.

Histórico e questões legais da EAD no Brasil Decreto nº 5.622 busca garantir o “credenciamento institucional, supervisão, acompanhamento e avaliação para a modalidade de EaD com padrões de qualidade”

Decreto 5.622 obediência às Diretrizes Curriculares; duração dos cursos igual à definida no presencial; controle de freqüência definido no projeto pedagógico; transferências e aproveitamentos garantidos; diploma com validade nacional; resultados dos exames presenciais prevalecem.

Decreto 5.622 participação dos estudantes nas avaliações do SINAES; reforço da obrigatoriedade dos momentos presenciais para as avaliações, estágios previstos na lei, defesa de trabalhos de conclusão de curso e atividades de laboratório.

Perguntas: Na sua opinião, existe o melhor meio para oferta de cursos de graduação? Qual meio possibilita maior nível de qualidade?

Quais fatores contribuem para que isso ocorra?