Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação

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Transcrição da apresentação:

Conflitos interpessoais e a dinâmica da negociação

Conflito O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Os conflitos são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.

Os Conflitos nas Organizações Os conflitos nas organizações podem ser gerados por situações como stress, medo das mudanças, falhas na comunicação e diferenças de personalidades. Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá um conflito. Photoxpress.com

Transições no Conceito de Conflito Visão Tradicional Todo conflito é ruim; Considerado sinônimo de violência, destruição e irracionalidade; O conflito é por definição prejudicial para a organização e deve ser evitado.

Transições no Conceito de Conflito (continuação) Visão de relações humanas O conflito é ocorrência natural nos grupos e organizações; Por ser inevitável devemos aceitá-lo; O conflito não pode ser eliminado e há ocasiões em que pode até ser benéfico para o grupo;

Transições no Conceito de Conflito (continuação) Visão Interacionista Acredita que um grupo demasiadamente harmonioso, pacífico, cooperativo, está na iminência de tornar-se apático e sem condições de responder às necessidades de mudança e inovação; Encoraja os líderes a manter um nível mínimo constante de conflitos.

Os conflitos geram repercussão POSITIVA quando... Servem de termômetro e indicam que algo não está bem e precisa ser “tratado” Atuam como molas propulsoras do crescimento individual e organizacional; Funcionam como aceleradores para atingir metas; Photoxpress.com

Os conflitos geram repercussão POSITIVA quando... São bons elementos de socialização, e proporcionam a união de equipes em busca de soluções e motivam pessoas a resolverem problemas em conjunto; Levam à descoberta de novidades que resultem em benefícios para a empresa.

Os conflitos geram repercussão NEGATIVA quando... Causam tensão excessiva nos envolvidos, provocando danos físicos e mentais; Criam ambientes improdutivos, gerados por desmotivação e incertezas; Prolongam-se por tempo demais sem solução, causando desgaste nas partes envolvidas, mobilização de recursos e perda de produtividade; Distorcem comportamentos individuais; Criam situações que resultam em desperdício de tempo e esforços.

Causas do conflito Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: Incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental;

Diferenças de personalidade São invocadas como explicação para as desavenças tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho, e reveladas no relacionamento diário através de algumas características indesejáveis na outra parte envolvida.

Metas Diferentes É muito comum estabelecermos e/ou recebermos metas/objetivos a serem atingidos e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos, o que nos leva à geração de tensões em busca de seu alcance.

Diferenças em termos de informações e percepções Tendemos a obter informações e analisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referenciais, sem levar em conta que isto ocorre também com o outro lado com quem temos de conversar e que este outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.

A dinâmica da negociação Entendemos que os conflitos são quase que inevitáveis, porém são aceitáveis e até desejáveis nas organizações, porém, é necessário que estes sejam geridos de forma técnica e vigiada, a fim de não causarem desgastes e perda de produtividade. Para isto, se faz necessário que os mediadores dos conflitos, normalmente os líderes, estejam aptos a negociar, visando o equilíbrio e produtividade das empresas.