Avaliação da aprendizagem

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APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Transcrição da apresentação:

Avaliação da aprendizagem Atividade introdutória Prezado gestor escolar, Esta atividade introdutória está relacionada ao tema avaliação da aprendizagem – Cipriano Luckesi Planejada para uma duração de 15 a 20 minutos, sua sequência pode ser ajustada em função do tempo disponível para o encontro da equipe docente. Etapa 1 – Preparando a atividade – Os professores serão convidados a refletir sobre o conceito ampliado de “observação”. Pretende-se desse modo enfatizar a observação cuidadosa como ferramenta de aprimoramento, não apenas para a compreensão dos acontecimentos das salas de aula, nas relações interpessoais, mas, especialmente, das intervenções pedagógicas que se fazem necessárias. Inclusive, em relação à avaliação da aprendizagem, tema desenvolvido por Cipriano Luckesi, a seguir. – Prepare a sala com os equipamentos necessários para a apresentação do PPT, sem esquecer as folhas de papel e canetas para as anotações gerais dos professores. Etapa 2 – Durante a atividade – Apresente a imagem, deste PPT, da obra Olho de mulher jovem, questionando os professores sobre os possíveis significados da pintura em que o olho aparece isolado de seu contexto do rosto. O todo é maior do que a parte? O que esse olho vê? Quem vê este olho? – Em seguida, provoque uma discussão sobre os sentidos que a equipe atribui às palavras observação – observar – observador. – Escute atentamente os comentários e escreva breves anotações na lousa, para ampliar as possibilidades de compreensão do conceito observação. Por exemplo, para uma resposta do tipo “observar é olhar”, insista nas características desse “olhar”: não é um olhar comum, mas, sim, um tipo de olhar curioso e atento porque está à procura de detalhes e sutilezas. Na verdade, quando olhamos um objeto cuidadosamente, desaceleramos o olhar e começamos a pensar sobre o que estamos vemos. Com esse olhar interessado em ver mais, nossa percepção reconhece características e singularidades. Fazemos comparações, isto é, estabelecemos semelhanças e diferenças com o que já conhecemos. Assim, o olhar de sempre, rápido e passageiro, dá lugar ao olhar sensível e interessado, que de fato percebe o que vê e reflete sobre essa percepção. Etapa 3 – Finalizando a atividade – Apresente o próximo slide, que contém as frases de José Saramago, Fernando Pessoa e Goethe. – Estimule os comentários dos professores sobre a distinção feita entre olhar e ver. Como essas relações se refletem na sala de aula: O que vemos? O que não vemos? Quem nos olha? E como? Temos o propósito de ver, olhar e o continuar a ver e olhar? – Finalize a introdução acrescentando que o olhar sensível e observador “desvenda”, tira o véu que encobre a realidade. Nesse sentido, “trazer a luz” significa uma realidade iluminada pelo conhecimento, e a ignorância corresponde à escuridão. Observar é ver mais e melhor, com cuidado e investimento, como afirma Luckesi. A aprendizagem sobre a avaliação pode ampliar nossa intensidade de percepção da nossa própria realidade. – Inicie a apresentação do PPT Avaliação da aprendizagem.

Legenda da obra: Joseph Sacco. Olho de jovem mulher, 1844 Legenda da obra: Joseph Sacco. Olho de jovem mulher, 1844. Óleo sobre tela. The Menil Foundation, Houston 2

Olhar, ver mas também reparar porque se pode olhar sem ver e pode-se estar a ver e a não reparar. José Saramago Pensar é mais interessante do que saber, mas menos interessante do que olhar. Goethe O essencial é saber ver, mas isso, triste de nós que trazemos a alma vestida, isso exige um estudo profundo, aprendizagem de desaprender. Fernando Pessoa