Teoria Social Cognitiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DSS COMPORTAMENTO SEGURO.
Advertisements

Aprendizagem/ Brasil. Aprendizagem Significativa.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.
Integrantes: Érika Karoline S. de Freitas Jéssica Félix Moreira Fº Jeffeson da Silva Ferreira Fº Anderson do Nascimento dos Santos Fº Andreza Sousa Nascimento.
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Metodologia do Ensino de Matemática
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
ESTUDO DIRIGIDO PSI Profª Flaviany Ribeiro
Teorias da Aprendizagem
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO
Carlos Eduardo Rodrigues
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Parte I PAINEL 5S Apresentação e painel da escola
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Aprendizagem do Século XXI
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO (CONDICIONAMENTO CLÁSSICO)
Como alcançar a Criatividade
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Trabalho de Administração de Empresas
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Socialização e herança cultural
Estudo do comportamento verbal
O controle do comportamento pelo meio ambiente
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Funções de Várias Variáveis
Me. João Camilo de Souza Junior
TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)
Aget.
Reforços.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
Psicologia do Desenvolvimento III
Processo de Mudança 1a.Lição
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
O USO DOS TIPOS PSICOLÓGICOS NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Análise do comportamento
Abordagem da reflexologia russa
Programa de Formação de Professores
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
PROF. Cesar André Zavarize
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Teorias da Aprendizagem Professor. Gleydson Rocha.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Teoria Social Cognitiva Albert Bandura Teoria Social Cognitiva

Teoria Social Cognitiva A teorização inicial de Bandura foi baseada na teoria do condicionamento operante de Skinner e mais tarde ampliou-se atribuindo importância às atividades cognitivas. Muito da nossa aprendizagem envolve modelos. Aprendizagem por observação, resulta da imitação de modelos.

Mesmo crianças de dois ou três anos se imitam e servem de modelo umas para as outras. Para Bandura existe uma enorme importância da nossa capacidade de antecipar as consequências de nossos comportamentos, de simbolizar e perceber relações causa e efeito. Para ele o poder dos modelos tem a ver com a sua função informativa. Os modelos nos informam como fazer as coisas e também quais consequências nosso comportamento pode ter

Processos envolvidos na aprendizagem por observação Atenção – Estar atento ou não ao comportamento de um modelo depende muito do valor que atribuímos a esse comportamento e ao modelo. Depende também do quanto o comportamento é nítido, complexo, prevalente e útil. Retenção – Representação visual ou verbal

Processos envolvidos na aprendizagem por observação Reprodução motora – Capacidades de habilidades físicas, motoras, verbais cognitivas. Processos motivacionais -

Imitação e condicionamento operante Comportamentos imitativos são aprendidos da mesma forma que os comportamentos operantes. Habilidades complexas não podem ser facilmente adquiridas por meio de modalagem apenas.

Fontes de reforçamento na imitação Reforçamento direto. Reforçamento pela imitação. Consequências reais do próprio comportamento imitado. Reforçamento vicário. Ver as pessoas serem reforçadas ou punidas. Ser imitado é reforçador.

Condicionamento clássico Reações emocionais condicionadas.

Três efeitos da imitação Efeito modelador – Aquisição de novas respostas. Efeito inibitório e desinibitório – Supressão de comportamentos previamente aprendidos. E engajar-se em um comportamento previamente inibido. Efeito eliciador – respostas eliciadas que estão relacionadas ao modelo.

Influências cognitivas Auto-eficácia Mesmo na aprendizagem operante, o essencial é a capacidade de pensar, simbolizar, perceber as implicações das relações causa e efeito e antecipar as consequências do próprio comportamento.

Bandura defende a idéia de que é impossível explicar o comportamento humano apenas pela referência à estímulos internos ou externos. O behaviorismo pode ser definido pela sua preocupação com os estímulos externos, o cognitivismo pelos eventos internos. Bandura tende a integrar as duas abordagens.

As pessoas são agentes de suas próprias ações. Intencnalidade Previsão Auto reatividade e auto-reflexão

Auto-eficácia Valor que o indivíduo atribui a sua eficiência pessoal Julgamentos sobre auto-eficácia parecem ter profunda influencia sobre o que fazemos.