Teoria Social Cognitiva Albert Bandura Teoria Social Cognitiva
Teoria Social Cognitiva A teorização inicial de Bandura foi baseada na teoria do condicionamento operante de Skinner e mais tarde ampliou-se atribuindo importância às atividades cognitivas. Muito da nossa aprendizagem envolve modelos. Aprendizagem por observação, resulta da imitação de modelos.
Mesmo crianças de dois ou três anos se imitam e servem de modelo umas para as outras. Para Bandura existe uma enorme importância da nossa capacidade de antecipar as consequências de nossos comportamentos, de simbolizar e perceber relações causa e efeito. Para ele o poder dos modelos tem a ver com a sua função informativa. Os modelos nos informam como fazer as coisas e também quais consequências nosso comportamento pode ter
Processos envolvidos na aprendizagem por observação Atenção – Estar atento ou não ao comportamento de um modelo depende muito do valor que atribuímos a esse comportamento e ao modelo. Depende também do quanto o comportamento é nítido, complexo, prevalente e útil. Retenção – Representação visual ou verbal
Processos envolvidos na aprendizagem por observação Reprodução motora – Capacidades de habilidades físicas, motoras, verbais cognitivas. Processos motivacionais -
Imitação e condicionamento operante Comportamentos imitativos são aprendidos da mesma forma que os comportamentos operantes. Habilidades complexas não podem ser facilmente adquiridas por meio de modalagem apenas.
Fontes de reforçamento na imitação Reforçamento direto. Reforçamento pela imitação. Consequências reais do próprio comportamento imitado. Reforçamento vicário. Ver as pessoas serem reforçadas ou punidas. Ser imitado é reforçador.
Condicionamento clássico Reações emocionais condicionadas.
Três efeitos da imitação Efeito modelador – Aquisição de novas respostas. Efeito inibitório e desinibitório – Supressão de comportamentos previamente aprendidos. E engajar-se em um comportamento previamente inibido. Efeito eliciador – respostas eliciadas que estão relacionadas ao modelo.
Influências cognitivas Auto-eficácia Mesmo na aprendizagem operante, o essencial é a capacidade de pensar, simbolizar, perceber as implicações das relações causa e efeito e antecipar as consequências do próprio comportamento.
Bandura defende a idéia de que é impossível explicar o comportamento humano apenas pela referência à estímulos internos ou externos. O behaviorismo pode ser definido pela sua preocupação com os estímulos externos, o cognitivismo pelos eventos internos. Bandura tende a integrar as duas abordagens.
As pessoas são agentes de suas próprias ações. Intencnalidade Previsão Auto reatividade e auto-reflexão
Auto-eficácia Valor que o indivíduo atribui a sua eficiência pessoal Julgamentos sobre auto-eficácia parecem ter profunda influencia sobre o que fazemos.