Marketing Socioambiental

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Transcrição da apresentação:

Marketing Socioambiental Interdisciplinar Carlos Freire

Marketing Socioambiental Verificar a possibilidade de ação socioambiental junto à empresa sobre a qual está sendo feito o planejamento. Elaborar Plano conforme segue: Objetivos Estratégicos – Onde se pretende chegar com a referida ação; Objetivos Táticos – O quê será feito para que se atinjam os objetivos propostos; Carlos Freire

Marketing Socioambiental 3. Estabelecimento de Metas – Quantidade e Prazo; 4. Definição de Plano de Ação. EXEMPLO: Carlos Freire

Marketing Socioambiental 3. Estabelecimento de Metas – Quantidade e Prazo; 4. Definição de Plano de Ação. EXEMPLO: Carlos Freire

Marketing Socioambiental Histórico Norteadores Estratégicos Estratégia Vigente Posicionamento Mix de Marketing Análise dos Ambientes Análise Swot Diagnóstico Empresarial Carlos Freire

Planejamento Estratégico em Logística Análise do Macroambiente: . Economia - a atual crise econômica vem provocando uma retração do mercado de cosméticos, uma vez que, são produtos considerados supérfluos e, portanto, sensíveis às variações do poder aquisitivo dos consumidores. . Cultura - por outro lado, do ponto de vista cultural, o público -alvo dos produtos, mulheres entre 18 e 45 anos, escolaridade diversas, Classes Sociais “B” e “C”, são assíduas consumidoras de produtos de beleza e frente à queda de rendimento costumam reduzir as compras sem que cessem completamente. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Análise do Macroambiente: . Clima – em virtude das constantes mudanças climáticas a energia elétrica, cada vez mais restrita, tem subido de preço constantemente, interferindo diretamente nos resultados financeiros. Reduzir o consumo de energia elétrica passou a ser não só um objetivo financeiro, como também, uma forma de reduzir a carga ecológica sobre o Planeta. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Análise SWOT: Ambiente Interno: Pontos Fracos A empresa não tem capital de giro; A empresa não tem estoque formado; Trabalha com entrega posterior ao pedido; Utiliza transporte aéreo reduzindo a margem de lucro; Utiliza energia elétrica excessivamente reduzindo a margem de lucro; Não faz nenhum tipo de divulgação; Tem as vendas concentradas na loja; Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Diagnóstico Empresarial A empresa Sempre Bela está instalada em Manaus há pouco mais de 2 anos, com uma loja em excelente ponto comercial no centro onde comercializa cosméticos e perfumes de marcas de grande qualidade e reconhecimento. Por se tratar de empresa em fase inicial de operação não possui Capital de Giro o que a impossibilita de formar estoques para poder atender com pronta entrega. Como consequência disso, faz sempre pedidos pequenos aos fornecedores, com uma frequência grande e tem que usar transporte aéreo para otimizar os prazos de entrega. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Diagnóstico Empresarial Além disso, a empresa apresenta instalações que exigem a utilização permanente de luz elétrica, assim como, o funcionamento do ar condicionado. Isso faz com que a conta de energia elétrica seja muito elevada e consuma mais de 30% do faturamento mensal. A par disso, a proprietária tem consciência de estar trabalhando com produtos com alto impacto ambiental (cosméticos) e sente-se obrigada a manter ações que ajudem na reservação do meio ambiente. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Diagnóstico Empresarial Todos esses fatores combinados fazem com que a empresa: perca inúmeras vendas por não dispor de pronta entrega; tenha a sua margem de lucro reduzida, uma vez que: compra em pequena quantidade e assim não obtém descontos por volume; Utiliza transporte aéreo que é mais caro que o rodoviário; tenha a limitação da competitividade da concorrência na formulação do preço de venda; Tenha altos custos de energia elétrica comprometendo boa parte dos lucros e aumentando o impacto ambiental. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Diagnóstico Empresarial Além disso, o fato da empresa ter suas vendas restritas à loja reduz significativamente a possibilidade de aumentar os negócios. Considerando que o momento de crise econômica não estimula a realização de grandes investimentos e tampouco a contratação de empréstimos para esse fim, a proprietária, aproveitando sua formação em administração, deve estabelecer um planejamento de médio e longo prazo que possibilite à empresa, pacientemente, conquistar os objetivos definidos na sua Visão. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística VISÃO ser líder no segmento de cosméticos pela excelência dos produtos e excelência no atendimento. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Objetivos Objetivo representa onde a empresa quer chegar naquele aspecto específico. P.Ex.: Objetivo 1: Formar estoque para fazer entrega imediata; Objetivo 2: Implantar sistema de vendas externas; Objetivo 3: implantar sistema de utilização de iluminação e refrigeração natural. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Metas É o número que quantifica o objetivo e vai possibilitar avaliar se o mesmo foi alcançado ou não. A meta sempre terá um número que a quantifique e um prazo. P.Ex.: Meta Obj. 1: Ter 80% dos produtos de maior giro em estoque em 6 meses. Meta Obj. 2: Vendas externas = 30% das vendas totais em 6 meses Meta Obj. 3: Reduzir o gasto com energia elétrica a 10% do faturamento mensal em um prazo de 12 meses. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística PLANO DE AÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGICO Gestão voltada ao Meio Ambiente OBJETIVO TÁTICO REDUZIR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA   INDICADOR DO OBJETIVO ESTRATÉGICO: GASTO COM ENERGIA ELÉTRICA META no período: 12 MESES 10% / GASTO MENSAL RESP: Carlos ACÕES / ETAPAS INÍCIO FIM RESPONSÁVEL Status/Justificativa Fazer levantamento analítico das despesas de energia elétrica 1/11 8/11 João Buscar profissional de arquitetura para elaboração de projeto arquitetônico Marisa Buscar especialista em iluminação natural 10/11 Silas Analisar propostas apresentadas pelos profissionais contratados 18/11 Sebastião Avaliar custos envolvidos com as propostas apresentadas 20/11 27/11 Lucas Planos de Ação Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com