Comunicação Causa da comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Universidade Federal de Goiás
Comunicação Empresarial
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
Assessoria Organizacional e RP
Estrutura Organizacional
Gestão de Recursos Humanos
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Visão geral da Administração
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
Professor: Júlio Cesar
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Comportamento organizacional
Princípios do SCO.
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
COMUNICAçÃO.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO GESTÃO DO CONHECIMENTO aula 5
Comunicação Organizacional Funções, problemas e soluções Eufrasio Prates © 2001.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
ORGANIZAÇÃO.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Gerenciamento da comunicação no projeto
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Estratégia Organizacional
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação organizacional
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Educação Visual e Tecnológica
Linguagem e comunicação
Fundamentos da Comunicação Social 2º Ten. REP Helena 1 1.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
1.3 Comunicação e indivíduo
A Comunicação e seus Conceitos
A Comunicação na Gestão de RH
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
Gerência de Projetos de Software
Comunicação Organizacional
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Comportamento Organizacional
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Comunicação Causa da comunicação “a comunicação é, por natureza, um processo aleatório, variável, probabilístico: só ocorre comunicação quando a conduta comporta certo grau de incerteza. Com efeito, se pudéssemos predizer com antecedência exatamente aquilo que alguém vai proferir... não haveria necessidade de que ele falasse, e excluiríamos assim a possibilidade de ocorrência do fenômeno comunicativo” (MENEZES, 1973).

Comunicação Conceito de comunicação O termo comunicação “significa ‘estar em relação com’, representa a ação de pôr em comum” (Menezes, 1973). A comunicação, em linhas gerais, pode ser definida como “o processo de transferir uma pequena informação selecionada (uma mensagem) de uma fonte de informação a um destinatário” (Redfield, 1966).

Comunicação Canais de comunicação Oral – ex.: conversa, aula e telefone Escrito – ex.: carta, memorando e bilhete Digital – ex.: e-mail, blog, site e msn Não verbal – ex.: gestos e expressões faciais (Giovannini, 1987)

Diferenças individuas, subculturas e relações sociais Comunicação Modelo básico da comunicação Intérprete Emissor Receptor Mensagem Referencial Diferenças individuas, subculturas e relações sociais Canal Ruído

Comunicação Comunicação organizacional A comunicação organizacional é um processo, dependente da cultura, de trocas de informações e criação de relacionamentos dentro de ambientes gerenciais, orientados por objetivos, que busca reduzir a ambigüidade e a incerteza, promovendo para as pessoas envolvidas o compartilhamento das interpretações sobre determinado assunto.

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Formalidade no processo Formal - Referente a processos que são estruturados de acordo com as necessidades operacionais da organização, em que os indivíduos diretamente executam as tarefas, funções ou cumprem o regulamento. Informal - Relacionado a aspectos não planejados previamente, mas que são importantes para o ajustamento das atividades da organização.

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Direção do fluxo (Hall, 1984 e Katz e Kahn, 1976) Fluxo vertical descendente; Fluxo vertical ascendente; Fluxo horizontal.

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Tipo de comunicação Comunicação não-rotineira – grande potencial interpretações equivocadas, caracterizadas pela pressão do tempo, ambigüidade e surpresa. Não existe referencial compartilhado sobre o assunto. Crenças e sentimentos podem influenciar a interpretação. Necessitam de grande troca de informações para reduzir a incerteza e a ambigüidade e possibilitar o encontro de mentes (pensamento) entre o receptor e emissor.

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Tipo de comunicação Comunicação rotineira – comunicações simples, diretas, racionais, lógicas e sem surpresa. O referencial sobre o assunto é estabelecido previamente. Não necessita de grande troca de informações para possibilitar o encontro de mentes (pensamento) entre o receptor e emissor.

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Canais de comunicação (Daft e Lengel, 1988) Capacidade para suportar diferentes (múltiplas) informações simultaneamente Capacidade para facilitar feedback rápido Capacidade de estabelecer foco personalizado no receptor

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Canais de comunicação Presença física (comunicação face-a-face): meio mais rico, atende a todas as características (incluindo linguagem corporal). Canal interativo (telefone e digital): permite o rápido feedback e trabalho com o foco personalizado, mas perde no suporte a informações (linguagem corporal) e o elemento presencial. Canais personalizados estáticos (cartas, memorandos e relatórios específicos): diminui o suporte a múltiplas informações, continua personalizado, mas o feedback é devagar. Canais impessoais estáticos (notas, regras e relatórios generalizados): não trabalha com foco personalizado, limitado suporte a informações e o feedback é raro. Rico Pobre

Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Problemas de comunicação Omissão Distorção Sobrecarga Falta de informações

Gerente operacional (40%) Comunicação Aspectos da comunicação organizacional Perda de informação no fluxo Presidência (100%) Diretoria (63%) Gerente geral (56%) Gerente operacional (40%) Supervisor (40%) Operacional (20%)

Comunicação Relação com outras áreas da administração Recursos humanos Cultura organizacional Gestão do conhecimento Processo decisório Estratégia Comércio exterior