INVENTANDO NA ESCOLA: PERCALÇOS E APROXIMAÇÕES

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Transcrição da apresentação:

INVENTANDO NA ESCOLA: PERCALÇOS E APROXIMAÇÕES AUTORA PRINCIPAL: FRANCISCA DANIELLE FERREIRA FREITAS CO-AUTORAS; FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO HORTÊNCIA MARIA MARQUES FELIPE CAVALCANTE ORIENTADORA: PROFA. MS. DENISE VENDRAMI PARRA INSTITUTO DE CULTURA E ARTE LICENCIATURA EM DANÇA INTRODUÇÃO A experiência vivida a partir da primeira intervenção artístico pedagógica desenvolvida com os alunos do colégio Liceu de Messejana foi o ponto de partida para a realização deste trabalho. Esse primeiro momento de aproximação ente o Pibid-Dança e os estudantes ocorreu no auditório da escola, tratando o conteúdo de cartografia do corpo. OBJETIVO Refletir a docência em dança e adaptações necessárias das atividades, exigidas a partir das dificuldades encontradas na realidade da escola. CONSIDERAÇÕES FINAIS Apesar da estrutura física da escola não possuir as condições ideais para o ensino de dança, conseguimos atingir o objetivo da intervenção artístico pedagógica e percebemos que apesar das restrições que ocasionou a adaptação de algumas atividades desenvolvidas os alunos conseguiram absorver o conteúdo aplicado. Como resultado obtivemos a composição de uma célula coreográfica apresentada por cada aluno. METODOLOGIA A intervenção artístico pedagógica foi realizada com os alunos do turno tarde no auditório da escola. Para abordar o conteúdo de “cartografias do eu-corpo” desenvolvemos atividades de relaxamento e percepção de contato e peso do corpo onde os alunos se posicionavam no chão, deitados com o corpo em decúbito dorsal e em seguida executando em dupla a manipulação de partes periféricas do corpo. Depois entregamos para cada estudante uma folha onde era escrito seus respectivos nomes e em seguida transcrito a partir da forma, em movimento por uma parte do corpo. Finalizamos com os alunos em movimento, reconhecendo e tateado partes da ossatura do corpo direcionada pelos pibidianos. BIBLIOGRAFIA BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 1996. MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.