Políticas Municipais de Acessibilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Advertisements

Componentes : Vinicius Souza Yuri Felipe Componentes : Vinicius Souza Yuri Felipe UnED Maria da Graça LuBras DISPOSITIVO ELETRÔNICO PARA A COMUNICAÇÃO.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
II Seminário das Ações Estratégicas do PETI Oficina: Indicadores do Trabalho Infantil para compor os Diagnósticos Municipais - 77 municípios com alta incidência.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
#TODACRIANÇA 2030 OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS E OS DIREITOS DA CRIANÇA UNICEF Brasil Setembro 2016.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Paradigma da Inclusão Reconhece a igualdade –Dignidade Humana –Direitos Humanos Respeita a diferença –Equiparação de oportunidades –Acessibilidade.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: POSSIBILIDADES DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL À EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Shirlene.
Centro Educacional Unificado
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
Metodologia de investigação
Participação como estratégia de governança democrática
O olhar do CONGEMAS nos Encontros Regionais
PIAUI Primeira Infância `a Última Infância
Encontro Regional do CONGEMAS – Região SUL
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA DO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Convenção LARES 2017 – Desafios Habitação Social
GPP / Psicologia Política
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
Núcleo de Saúde Coletiva
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sistema Único de Saúde SUS
FONAPRACE Regional Sudeste UFOP.
Universidade Aberta do SUS
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
CONVENÇÃO DE GUATEMALA
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
PLACAS DE SINALIZAÇÃO. PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Secretaria Municipal de Saúde Conselho Municipal de Saúde
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Os caminhos da Educação Especial brasileira
Ministério da Educação / República de Angola
TURISMO DE INCLUSÃO.
Maria Zilvaneide de Paula Lima
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Semana de iniciação científica da UFMG
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
A ACESSIBILIDADE COMO CONDIÇÃO PARA O TRABALHO
Boas práticas contra discriminação no trabalho
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Políticas Municipais de Acessibilidade

Contexto Histórico A deficiência é um fenômeno global, frequentemente associado à pobreza, com impactos políticos, econômicos, culturais e sociais, e implicações para a sociedade como um todo; Segundo dados do Censo IBGE no ano de 2010 houve no Brasil cerca de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, o que correspondeu a 23,92% da população brasileira; A partir dos anos 1960, houve uma politização do tema da deficiência.

Vários países criaram medidas antidiscriminatórias para assegurar direitos iguais para pessoas com deficiência; O entendimento do que é a deficiência e de seus impactos na vida das pessoas foi também alvo de reflexão, especialmente pelas próprias pessoas com deficiência; As pessoas com deficiência têm direito à igualdade de condições e à equiparação de oportunidades, ou seja, todas devem ter garantidos e preservados seus direitos, em bases iguais com os demais cidadãos.

I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Promovida pela então Secretaria Especial de Direitos Humanos, por meio do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência; Tema central: “Acessibilidade você também tem compromisso”; Um dos principais objetivos foi sensibilizar os governos federal, estaduais e municipais para as questões referentes à pessoa com deficiência.

II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Ocorreu nos dias 1 e 4 de dezembro de 2008 em Brasília; Tema central: “Inclusão, Participação e Desenvolvimento – Um novo jeito de avançar”; Três eixos temáticos: Saúde e reabilitação profissional; Educação e trabalho e Acessibilidade.

O que significa o termo DEFICIÊNCIA ? Classificação e conceituação das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida O que significa o termo DEFICIÊNCIA ?

Deficiência Física Deficiência Auditiva

Deficiência Visual Deficiência Mental

Alguns artigos da Lei 10.048 de 8 de Novembro de 2000 Art. 1° - As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta lei; Art. 2° - As repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos estão obrigadas a dispensar atendimento prioritário, por meio de serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas a que se refere o art. 1°;

Art. 3° As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo; Art. 4° Os logradouros e sanitários públicos, bem como os edifícios de uso público, terão normas de construção, para efeito de licenciamento da respectiva edificação, baixadas pela autoridade competente, destinadas a facilitar o acesso e uso desses locais pelas pessoas portadoras de deficiência.

Alguns artigos da Lei 10.098 de 19 de Dezembro de 2000 Art. 1° Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida; Art. 2° Para os fins desta Lei são estabelecidas as seguintes definições: I – Acessibilidade; II – Barreiras; III – Pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida; IV – Elemento da urbanização; V – Mobiliário urbano; VI – Ajuda técnica.

Críticas: A acessibilidade urbana na Europa se deu devido a união de políticas públicas aplicadas devido a realidade desses países; Walking plete “Caminhabilidade”; ONU cria novo símbolo para acessibilidade.

Referências Bibliográficas FERREIRA, Antônio José. Conferências nacionais dos direitos das pessoas com deficiência: Balanço dos avanços das políticas públicas no Brasil. Disponível em: http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/CEDEF/textobalangoconferenciafinal.pdf. Acesso: 22/03/2017   Acessibilidade nos municípios: Como aplicar o decreto 5.296/04. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/Acessibilidade_nos_municipios.pdf; Acesso: 22/03/2017 Entrevista do Professor Marco de Souza; Disponível em sitio: http://radios.ebc.com.br/revista-brasil/edicao/2016-02/saiba-como-esta-o-brasil-em-nivel-de-acessibilidade Acesso: 24/03/2017 Dados estatísticos relatório de monitoramento da convenção referente a realidade das acessibilidade de calçadas no Brasil; Disponível em www.mobilize.org/estatiticas Dados referentes a demografia dos deficientes. Disponível em: http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-com-deficiencia/dados-estatisticos/pesquisas-demograficas TheCityFix Brasil é uma plataforma online de conteúdos sobre desenvolvimento urbano sustentável, pesquisa e exemplos de “boas práticas” de cidades do mundo todo. Disponível em: http://thecityfixbrasil.com/2015/04/08/nossa-cidade-cinco-exemplos-de-caminhabilidade/ Referencial de Uberlândia como uma das ranqueadas entra as 100 em acessibilidade; Disponível em: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/uberlandia-e-destaque-em-acessibilidade

Equipe: Carlos Vinícius Nunes de Souza Joice Pereira de Souza Maria do Carmo Tavares da Cruz Theófilo Ebert Costa Sampaio

OBRIGADA PELA ATENÇÃO DE TODOS!