3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti
Palestra REDAÇÃO NO ENEM PROVA IGUAL A DE 2016 LER – ENTENDER – AGIR Objetivo: avaliar a formação do aluno Ver se o aluno é crítico, reflexivo e agente modificador
Proposta É o item mais importante. INTERPRETAÇÃO Agente modificador Ação por meio da linguagem
Ensinar a ler transcende a alfabetização imagens cores o mundo charges problemas situações reais
Foco ENEM: Variedades linguísticas culturas diferentes Leitura legitimada pelo texto Leitura é conteúdo
TEXTO Competência Habilidade saber fazer como fazer
ESTRUTURA TEXTO 1 PROPOSIÇÃO: A leitura do TEXTO 1 vai apontar ao tema e às ideias - contextualização. ARGUMENTAÇÃO: A leitura do TEXTO 2 traz informações que podem servir como argumentos. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: O TEXTO 3 encaminha o leitor da prova para a última parte do texto que ele terá que produzir TEXTO 2 TEXTO 2
PLANEJAMENTO – RASCUNHO – PRODUÇÃO TEXTUAL Melhor método PLANEJAMENTO – RASCUNHO – PRODUÇÃO TEXTUAL
Possibilidades A importância do voto consciente/ Democracia Dignidade humana – trabalho escavo, tráfico humano Maioridade penal Mobilidade urbana Medidas trabalhistas Manifestações populares Desenvolvimento sustentável Segurança da informação x Segurança nacional Crescimento do empreendedorismo no Brasil