3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conexão do saber Língua Portuguesa
Advertisements

ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil Profa. Ms. Annemarie de M. Heltai Lima.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Msc. Waldemar dos Santos Cardoso Junior.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
Sistema de avaliação de ensino
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
TEMA, TÍTULO, INTRODUÇÃO E PROBLEMA
Confabulando com Fábulas.
TEMAS PARA OS SEMINÁRIOS:
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
FATORES DE TEXTUALIDADE
Fichamento acadêmico:
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
ENEM REVISÃO.
Estudando para o Enem de forma invertida
LES0237 – Sociedade, Cultura e Natureza [Título da apresentação]
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Problem Based Learning PBL
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Filme: As Aventuras do avião vermelho
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
MAIORIDADE PENAL.
Frase para atrair as pessoas para a oficina
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Leitura dos Resultados EXEMPLO
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Orientador (a); Coorientador (a);
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
RESUMO Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Como proceder? Encontro 1
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
aka.ms/coauthorinword
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti

Palestra REDAÇÃO NO ENEM PROVA IGUAL A DE 2016 LER – ENTENDER – AGIR Objetivo: avaliar a formação do aluno Ver se o aluno é crítico, reflexivo e agente modificador

Proposta É o item mais importante. INTERPRETAÇÃO Agente modificador Ação por meio da linguagem

Ensinar a ler transcende a alfabetização imagens cores o mundo charges problemas situações reais

Foco ENEM: Variedades linguísticas culturas diferentes Leitura legitimada pelo texto Leitura é conteúdo

TEXTO Competência Habilidade saber fazer como fazer

ESTRUTURA TEXTO 1 PROPOSIÇÃO: A leitura do TEXTO 1 vai apontar ao tema e às ideias - contextualização. ARGUMENTAÇÃO: A leitura do TEXTO 2 traz informações que podem servir como argumentos. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: O TEXTO 3 encaminha o leitor da prova para a última parte do texto que ele terá que produzir TEXTO 2 TEXTO 2

PLANEJAMENTO – RASCUNHO – PRODUÇÃO TEXTUAL Melhor método PLANEJAMENTO – RASCUNHO – PRODUÇÃO TEXTUAL

Possibilidades A importância do voto consciente/ Democracia Dignidade humana – trabalho escavo, tráfico humano Maioridade penal Mobilidade urbana Medidas trabalhistas Manifestações populares Desenvolvimento sustentável Segurança da informação x Segurança nacional Crescimento do empreendedorismo no Brasil