Contabilidade Geral I Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira Aula 1 Demonstrativo de Resultado(DRE) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Advertisements

As Variações do Patrimônio Líquido
Prof. Manuel Perez Prof. Msc. Manuel PEREZ Martinez 3. LUCRO PRESUMIDO 2009.
GECON CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques 15/10/2010.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 20/08/2010.
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016 CONTAS DE RESULTADOS LDD – UNIDADE 2 PG.69.
INCENTIVOS FISCAIS DE DEDUÇÃO DO IMPOSTO Christiane Sousa Ramos.
Princípios Contábeis aplicados a Custos e outras questões.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
Clique para adicionar texto Lucro Real Nívea Cordeiro 2007.
Introdução a Contabilidade DRE Luciene de Oliveira Vieira.
Disciplina: Economia Internacional
Noções de Contabilidade
Relatório da administração
Administração financeira
Qual é o melhor regime para sua empresa?
Lucro Real Anual e Trimestral
Ativo Intangível Participantes Cleidiane Rodrigues Vieira
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA II
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Custeios para fins gerenciais
PIS e COFINS Creditamento sobre o IPI e o ICMS/ST destacados nas aquisições 24 de janeiro de 2013.
Tópico 2: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Demonstração de Fluxo de Caixa
Investimentos e Consolidação
Unidade 6 CUSTOS DIRETOS.
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
CUSTEIO DE PRODUTOS E SERVICOS PARA DECISOES GERENCIAIS
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
Tópico 3a: Custo, despesa, investimento, perda, gasto, desembolso.
Contabilidade Geral I Site:
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Planejamento Tributário
PROFESSOR FLÁVIO ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR FLÁVIO
Base Fiscal de Passivos
Reconhecimento e Mensuração de Ativos e Passivos Fiscais Diferidos
Planejamento Tributário
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2015
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
3.3) A ALAVANCAGEM FINANCEIRA ( Leverage )
Demonstrações Financeiras Básicas
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
Objetivo Definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos.
Formação de Preços de Venda e Custos
Contabilidade Tributaria
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
2ª AULA O Processo Contábil
PROFA.GABRIELE BUENO GOULART DE ANDRADE
Fundamentos de Contabilidade
BALANÇO PATRIMONIAL.
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
Planejando a tributação das empresas para 2018
Introdução a Análise de balanços
Aula 4 - Operações com Mercadorias
Reflexos nas Distribuições de Lucros e Obrigações Acessórias.
Fundamentos de Contabilidade
Disciplina: Economia Internacional
PLANO FINANCEIRO Investimento total para o funcionamento da empresa;
Investimentos e Reorganizações Societárias
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA II
Professor: Dr. Geovane Paulo Sornberger
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Prof. Esp. Rosicler Aparecida Turmas: CC122N2.1 CC122N2.2
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Geral I Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício Quando pensamos em Demonstração de Resultado, estamos nos referindo ao resultado econômico da empresa, que é a apuração do lucro ou prejuízo em determinado período.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício Geralmente, as empresas demonstram o seu resultado mensalmente com o objetivo de acompanhar a evolução das receitas, custos e despesas e eventuais distorções.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A DRE é considerada por muitos gestores como um dos relatórios mais importantes da contabilidade para a tomada de decisão, é através da Demonstração de Resultado que se analisa a rentabilidade da empresa.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A DRE é considerada por muitos gestores como um dos relatórios mais importantes da contabilidade para a tomada de decisão, é através da Demonstração de Resultado que se analisa a rentabilidade da empresa.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício De acordo com o CPC 00 – R1 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis): “Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas”.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício É necessário destacar que o CPC não utiliza o termo “Demonstração do Resultado do Exercício” e sim “Demonstração do Resultado”.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício É importante relembrar que a Demonstração de Resultado é composta pelas contas de resultado, as quais devem seguir o princípio da competência, ou seja, os registros das contas de resultado devem ocorrer de acordo com a realização das receitas, custos e despesas e não de acordo com o recebimento ou pagamento.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Regulamento do Imposto de Renda (RIR) de 1999 – Art. 274 • Ao fim de cada período de incidência do imposto, o contribuinte deverá apurar o lucro líquido mediante a elaboração, com observância das disposições da lei comercial, do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do período de apuração e da demonstração de lucros ou prejuízos. § 1º O lucro líquido do período deverá ser apurado com observância das disposições da Lei nº 6.404, de 1976

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Norma Brasileira de Contabilidade - Técnica (NBC) T 3.3 A NBC T.3.3 – Demonstração do Resultado comenta sobre o conceito, conteúdo e estrutura da demonstração.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Lei 6.404/76 atualizada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Lei 6.404/76 atualizada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: III - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; IV - o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Lei 6.404/76 atualizada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: V - o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Lei 6.404/76 atualizada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: VI - as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Lei 6.404/76 atualizada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados: a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda;

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A obrigatoriedade da elaboração da Demonstração de Resultado consta nas seguintes legislações: • Lei 6.404/76 atualizada pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09 - Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará: VII - o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. § 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados: b) custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e endimentos.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício A seguir, a estrutura da Demonstração de Resultado de acordo com a Lei nº 6.404/76, atualizada pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09:

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Receita Bruta de Vendas São as vendas ou prestação de serviços da empresa, também conhecida como “Faturamento”. Está relacionada à atividade principal da empresa. • Deduções da Receita Bruta São itens que reduzem a Receita Bruta de Vendas, tais como: Impostos sobre Vendas, Devoluções e Abatimentos.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Impostos sobre Vendas: São os impostos devidos sobre as vendas das mercadorias, produtos ou serviços. Os mais comuns são: ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS. • Devoluções sobre as Vendas: Também conhecidos como Vendas Anuladas ou Canceladas, refere-se à devolução total ou parcial das mercadorias, produtos ou serviços pelos clientes. Os motivos são diversos, desde a má qualidade do produto ou serviço, quebras, problemas com quantidades e outros.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Abatimentos sobre as Vendas: Possui o mesmo conceito das devoluções, porém, neste caso, o cliente não devolve a mercadoria, mas sim obtém um desconto sobre ela. Este desconto não possui relação com os descontos financeiros. • Receita Líquida de Vendas: São as vendas líquidas, ou seja, a diferença entre as vendas brutas e as deduções.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Custos das Vendas Toda empresa deverá reconhecer o custo no momento da venda da mercadoria, produto ou serviço. Há duas formas de reconhecer os custos: a primeira é através do inventário periódico, quando a empresa não tem controle total sobre o registro das operações com as mercadorias e, neste caso, é utilizada uma fórmula; e inventário permanente, quando a empresa utiliza a ficha de estoque e tem controle total sobre as operações com as mercadorias.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Lucro Bruto : É o valor obtido através da diferença da Receita Líquida das Vendas e dos Custos das Vendas. • Despesas Operacionais: São os gastos necessários para a obtenção de receita. As Despesas são divididas em quatro grupos: despesas administrativas, despesas de vendas, resultado financeiro e outras despesas e receitas.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Despesas Administrativas: São conhecidas como despesas gerais, referem aos gastos da maioria dos departamentos da empresa, com exceção do departamento de produção (custos) e de vendas. Temos como exemplo: salários e encargos, alimentação dos empregados, vale transporte, materiais de escritório, materiais de limpeza, combustíveis etc.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Despesas com Vendas: São conhecidas como despesas comerciais e referemse aos gastos com a promoção e divulgação do produto da empresa. Temos como exemplo: Publicidade e Propaganda, Marketing e despesas relacionadas ao departamento comercial.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Resultado Financeiro: O resultado financeiro é a diferença entre as Despesas Financeiras e as Receitas Financeiras. O resultado será positivo se as receitas forem maiores do que as despesas, e será negativo se as receitas forem menores do que as despesas. Temos como exemplo de Despesas Financeiras: Juros, Taxas Bancárias e Descontos Concedidos. E temos como exemplo de Receitas Financeiras: Juros, Rendimentos de Aplicações Financeiras e Descontos Obtidos.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Outras Despesas e Receitas: São relacionadas às despesas e receitas que não fazem parte da atividade principal da empresa. O resultado poderá ser positivo, caso as receitas forem maiores que as despesas, e negativo, caso as despesas forem maiores do que as receitas. Outras Despesas: Venda de Imobilizado com prejuízo e Prejuízo na Equivalência Patrimonial (participação no capital de outras empresas). Outras Receitas: Venda de Imobilizado com lucro e Lucro na Equivalência Patrimonial (participação no capital de outras empresas).

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Resultado Operacional antes do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro. É a diferença do Lucro Bruto e das Despesas Operacionais. Para as empresas que optaram pelo Lucro Real, há a necessidade de efetuar os ajustes referentes a adições, exclusões e compensações, estes ajustes são calculados no livro e-lalur (Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido da Pessoa Jurídica).

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Provisão para Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). É o valor que a empresa deverá recolher sobre o imposto de renda e contribuição social sobre o lucro. • Resultado Líquido antes das Participações. É a diferença entre o Resultado antes dos Impostos e os Impostos.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Participações de Administradores, Empregados, Debêntures e Partes Beneficiárias. É o valor que deve ser distribuído aos administradores, empregados, debêntures e partes beneficiárias de acordo com o estatuto da empresa. • Resultado Líquido do Exercício. É o resultado final da empresa, que poderá ser Lucro ou Prejuízo. No caso de Lucro, o valor deverá ser distribuído como dividendos e reservas; e no caso de Prejuízo, deverá ser transferido para a conta Prejuízos Acumulados no Patrimônio Líquido.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício • Lucro Líquido por Ação. É a apresentação da valorização ou não das ações das empresas. Basta fazer o seguinte cálculo: