COMUNICAÇÃO RURAL 2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências.

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COMUNICAÇÃO RURAL.
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Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO RURAL

2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FonteMensagemCanalReceptor Habilidade de comunicação Conhecimento Atitude Nível sócio- cultural Código Conteúdo Tratamento Sentidos Meios Técnicas Habilidade de comunicação Conhecimento Atitude Nível sócio- cultural

4 FONTE Indivíduo, grupo ou organização responsável pela comunicação Na EMATER os técnicos também são responsáveis pela comunicação e de suas conseqüências (imagem)

5 FONTE HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO –Escrever –Falar –Ilustrar –Demonstrar –Argumentar –Dialogar

6 CONHECIMENTO Sobre o assunto –Grande – o deletério –Pequeno – como se impor diante do público Sobre o público alvo –Características básicas –Anseios e outros

7 ATITUDE Ao assunto Ao público Ao meio em que atua À instituição Às políticas Às diretrizes de trabalho Ao universo político-social em que se desenvolvem

8 O NIVEL SÓCIO-CULTURAL É a moldura onde são enquadrados os acontecimentos, a referência pela qual são avaliadas as situações. (fome Lula) Situar-se em relação aos receptores Experiências prévias, bagagem cultural, hábitos sociais (exposição à mídia, livros, treinamentos)

9 A MENSAGEM - código O código expressa a forma contida na situação de comunicação Idioma usado Gíria Economês

10 A MENSAGEM - Conteúdo Expressa a essência das ideias Deve ser colocado de forma dosada, de acordo com o público Em uma ordem compreensível

11 A MENSAGEM - tratamento É o arranjo dos elementos da comunicação, serve para informar, motivar e ensinar. É trabalho do redator, do expositor Envolve arranjo dos elementos de comunicação –Frases –De ilustrações –A aparência –O impacto do produto final (falar para produtores, na sua língua)

12 CANAL É o veículo da mensagem. Sentidos humanos –Visão –Audição –Tato –Olfato e –Paladar

13 CANAL Meios físicos de veiculação –Orais –Visuais –Audiovisuais –Multisensoriais Técnicas empregadas –Radio, livros, fotos, jornal, TV, cinema,

14 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO Ocorrência –Comunicação verbal –Entre indivíduos diferentes (técnico e agricultor) Vocabulário diferente Dificuldade em traduzir

15 COMO SUPERAR OS RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO? Código ou linguagem mais simples e clara Exemplos concretos Símbolos não verbais –Fotografias –Ilustrações –Demonstrações –Modelos

16 RUÍDOS – BARREIRAS PSICOLÓGICAS Diferenças de status – técnico e agricultor –real ou imaginária Diferenças de interesses (um vê o lucro, o outro o ambiental, o social)

17 BARREIRAS FÍSICAS DA COMUNICAÇÃO Local – sala de aula – iluminação Barulhos externos Assento desconfortável Horário Ordenamento na apresentação

18 RECEPTOR DA MENSAGEM Como ele reage à mensagem (entendeu ou não) Habilidade de comunicação –Feedback Habilidade para –Ver –Ouvir –Interpretar –Dialogar –Associar

19 RECEPTOR - Conhecimento Assunto novo Parcialmente conhecido Conhecimento deturpado Desconhecido Macete –Perguntar para descobrir o nível de conhecimento sobre o assunto

20 RECEPTOR - Atitude Condicionam a eficiência da comunicação, por fatores independentes do assunto Negativa De prevenção

21 RECEPTOR – Nível sócio-cultural Pode vir a ser barreira forte à comunicação Herança cultural Comportamento social Experiências prévias (associativismo) Regras de dominação (japonês, liderança)

22 MEIOS DE COMUNICAÇÃO PUBLICAÇÃO –Folder –Folheto –Informe técnico –Folha solta –Manual –Volante –Carta circular

23 MEIOS DE COMUNICAÇÃO AUXÍLIOS VISUAIS –Álbum seriado –Flanelógrafo –Transparências –Data show

24 MEIOS DE DIVULGAÇÃO Rádio Vídeo Televisão Teleconferência Intra e internet Facebook twitter

25 METODOLOGIA EXTENSIONISTA Quanto ao alcance –Individual –Grupal –Massal Quanto ao efeito –Motivacional –Ensino técnico Quanto ao uso –Simples –Complexo

26 MÉTODOS DE ALCANCE INDIVIDUAL Contato Entrevista Unidade de observação

27 MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL Curso Excursão Reunião Dia de campo ou dia de demonstração Dia especial Unidade demonstrativa Convenções

28 MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL - Continuação Encontro Mutirão Concurso Torneio

29 MÉTODOS DE ALCANCE MASSAL Campanha Semana Exposição