PROCESSOS DA LEITURA. LER É ASSOCIAR OS SÍMBOLOS IMPRIMIDOS OU ESCRITOS GRAFICAMENTE COM OS SÍMBOLOS AUDITIVOS CONFERINDO-LHES UM SIGNIFICADO. (JONHSON.

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Transcrição da apresentação:

PROCESSOS DA LEITURA

LER É ASSOCIAR OS SÍMBOLOS IMPRIMIDOS OU ESCRITOS GRAFICAMENTE COM OS SÍMBOLOS AUDITIVOS CONFERINDO-LHES UM SIGNIFICADO. (JONHSON E MYKLEBUST)

LEITURA É UM CONJUNTO DE FATORES

A COMPLEXIDADE DA LEITURA É O RESULTADO DA COMBINAÇÃO DE INÚMRAS APTIDÕES QUE TRADUZEM A HIERARQUIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM.

HIERARQUIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

TRÊS MODALIDADES DO PROCESSO DE LINGUAGEM

PODE-SE, ENTÃO, PERCEBER POR QUE É QUE A APRENDIZAGEM DA LEITURA FAZ PARTE DO DESENVOLVIMENTO TOTAL DA LINUAGEM. NÃO APRENDER A LER PODE TER COMO CONSEQUÊNCIA COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

DIFICULDADES DE LEITURA ENCONTRADAS NA CRIANÇA PROBLEMAS DE LATERIZAÇÃO E DE ORIENTAÇÃO ESQUERDA-DIREITA; PROBLEMAS DE NOÇÃO DO CORPO; DE ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO E NO TEMPO; DE REPRESENTAÇÃO ESPACIAL; DE COORENAÇÃO DE MOVIMENTOS; PROBLEMAS DE MEMÓRIA; DE GRAFISMOS E DE EXPRESSÃO ORAL.