PROCESSOS DA LEITURA
LER É ASSOCIAR OS SÍMBOLOS IMPRIMIDOS OU ESCRITOS GRAFICAMENTE COM OS SÍMBOLOS AUDITIVOS CONFERINDO-LHES UM SIGNIFICADO. (JONHSON E MYKLEBUST)
LEITURA É UM CONJUNTO DE FATORES
A COMPLEXIDADE DA LEITURA É O RESULTADO DA COMBINAÇÃO DE INÚMRAS APTIDÕES QUE TRADUZEM A HIERARQUIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM.
HIERARQUIA DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
TRÊS MODALIDADES DO PROCESSO DE LINGUAGEM
PODE-SE, ENTÃO, PERCEBER POR QUE É QUE A APRENDIZAGEM DA LEITURA FAZ PARTE DO DESENVOLVIMENTO TOTAL DA LINUAGEM. NÃO APRENDER A LER PODE TER COMO CONSEQUÊNCIA COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
DIFICULDADES DE LEITURA ENCONTRADAS NA CRIANÇA PROBLEMAS DE LATERIZAÇÃO E DE ORIENTAÇÃO ESQUERDA-DIREITA; PROBLEMAS DE NOÇÃO DO CORPO; DE ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO E NO TEMPO; DE REPRESENTAÇÃO ESPACIAL; DE COORENAÇÃO DE MOVIMENTOS; PROBLEMAS DE MEMÓRIA; DE GRAFISMOS E DE EXPRESSÃO ORAL.