TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +
Advertisements

Teorias da aprendizagem motora
APRENDIZAGEM MOTORA.
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Classificação dos Métodos de Ensino:
A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
especificação de requisitos do software
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Carlos Eduardo Rodrigues
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado 1.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Área dos Conhecimentos
Teoria Geral da Administração
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Planejamento.
Organização de eventos II
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Aprendizagem do Século XXI
CINEMETRIA.
ASSOCIAÇÃO E CAUSALIDADE
especificação de requisitos do software
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Parte 1 O conhecimento científico
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Trabalho de Administração de Empresas
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Kroton Educacional Universidade uniderp (Unidade Matriz)
Processos de Design de IHC
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica.
Treinamento.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Linguagem de Programação
PATOLOGIA DO CONCRETO.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
MAX WEBER
Um dos processos mais importantes da administração é o planejamento.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Índice de Utilização Plano Odontológico SINISTRALIDADE
Realizar Formação Continuada
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Avaliação Psicológica Nas Organizações Mestre Caroline Garcia.
Como fazer a integração de normas técnicas
Transcrição da apresentação:

TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975) Basea - se na utilização Esquema motor e no Programa Generalizado Motor (PGM). O Esquema seria um conjunto de informações abstratas que caracterizam uma ação. O PGM como uma estrutura define os detalhes essenciais de uma ação habilidosa que poderá ver melhora a cada vez que praticada. (RIBEIRO et al., 2000)

Esquema e PGM O esquema informa: Condições iniciais; Especificação da Resposta, Conseqüências sensoriais e o Resultado. O PGM define as ordens de comandos motores capazes de conduzir um movimento. Tempo Relativo; Força Relativa; Grupos musculares.

SCHMIDT (1993) PROPÔS QUE, APÓS UM INDIVÍDUO EXECUTAR UM MOVIMENTO, QUATRO ASPECTOS SÃO ARMAZENADOS NA MEMÓRIA: as condições iniciais do movimento; como a posição do corpo e o peso do objeto manipulado; b) os parâmetros (modelos) utilizados no programa motor generalizado; c) o efeito do movimento em termos de conhecimento dos resultados (CR) - objetivo; d) as conseqüências sensoriais do movimento – percebe do movimento.

Quais são as implicações da Teoria do Circuito Aberto da Aprendizagem Motora? A aprendizagem consiste em um processo contínuo de atualização dos esquemas de reconhecimento e lembrança, em cada movimento executado. A variabilidade da prática deve melhorar a aprendizagem motora. A aprendizagem não seria afetada apenas pela extensão da prática, mas também pela sua variabilidade. A aprendizagem ideal ocorre se essa tarefa for praticada em diversas condições.

Circuito Aberto (RIBEIRO et al., 2000)

Circuito Aberto (RIBEIRO et al., 2000)

A teoria não tem especificidade. CRÍTICAS A teoria não tem especificidade. Devido à sua generalidade, poucos mecanismos reconhecidos podem ser testados.

(RIBEIRO et al., 2000)

Pessoa Ambiente Ação TEORIA ECOLÓGICA (KARL NEWELL, 1991) (RIBEIRO et al., 2000)

ABORDAGEM DOS SISTEMAS DINÂMICOS Sugere que o movimento é não controlado, mas levado a ocorrer como resultado da intenção inicial, das condições do ambiente, da capacidade física do executante e das características da ação. (RIBEIRO et al., 2000)

ABORDAGEM PERCEPÇÃO - AÇÃO A Aprendizagem ocorre por uma integração, ambiente e ação, onde se faz necessária a capacidade perceptiva. Um processo que aumenta a coordenação entre a percepção e a ação, de maneira consistente, com as restrições da tarefa e do ambiente. Durante a prática a busca de estratégias para a execução da tarefa, dadas às restrições. - Descoberta de uma resposta motora adequada. - Identificar as dicas perceptivas. - Mapear em uma solução ideal. (RIBEIRO et al., 2000)

Teoria Motora X Teoria da Ação (RIBEIRO et al., 2000)