TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975) Basea - se na utilização Esquema motor e no Programa Generalizado Motor (PGM). O Esquema seria um conjunto de informações abstratas que caracterizam uma ação. O PGM como uma estrutura define os detalhes essenciais de uma ação habilidosa que poderá ver melhora a cada vez que praticada. (RIBEIRO et al., 2000)
Esquema e PGM O esquema informa: Condições iniciais; Especificação da Resposta, Conseqüências sensoriais e o Resultado. O PGM define as ordens de comandos motores capazes de conduzir um movimento. Tempo Relativo; Força Relativa; Grupos musculares.
SCHMIDT (1993) PROPÔS QUE, APÓS UM INDIVÍDUO EXECUTAR UM MOVIMENTO, QUATRO ASPECTOS SÃO ARMAZENADOS NA MEMÓRIA: as condições iniciais do movimento; como a posição do corpo e o peso do objeto manipulado; b) os parâmetros (modelos) utilizados no programa motor generalizado; c) o efeito do movimento em termos de conhecimento dos resultados (CR) - objetivo; d) as conseqüências sensoriais do movimento – percebe do movimento.
Quais são as implicações da Teoria do Circuito Aberto da Aprendizagem Motora? A aprendizagem consiste em um processo contínuo de atualização dos esquemas de reconhecimento e lembrança, em cada movimento executado. A variabilidade da prática deve melhorar a aprendizagem motora. A aprendizagem não seria afetada apenas pela extensão da prática, mas também pela sua variabilidade. A aprendizagem ideal ocorre se essa tarefa for praticada em diversas condições.
Circuito Aberto (RIBEIRO et al., 2000)
Circuito Aberto (RIBEIRO et al., 2000)
A teoria não tem especificidade. CRÍTICAS A teoria não tem especificidade. Devido à sua generalidade, poucos mecanismos reconhecidos podem ser testados.
(RIBEIRO et al., 2000)
Pessoa Ambiente Ação TEORIA ECOLÓGICA (KARL NEWELL, 1991) (RIBEIRO et al., 2000)
ABORDAGEM DOS SISTEMAS DINÂMICOS Sugere que o movimento é não controlado, mas levado a ocorrer como resultado da intenção inicial, das condições do ambiente, da capacidade física do executante e das características da ação. (RIBEIRO et al., 2000)
ABORDAGEM PERCEPÇÃO - AÇÃO A Aprendizagem ocorre por uma integração, ambiente e ação, onde se faz necessária a capacidade perceptiva. Um processo que aumenta a coordenação entre a percepção e a ação, de maneira consistente, com as restrições da tarefa e do ambiente. Durante a prática a busca de estratégias para a execução da tarefa, dadas às restrições. - Descoberta de uma resposta motora adequada. - Identificar as dicas perceptivas. - Mapear em uma solução ideal. (RIBEIRO et al., 2000)
Teoria Motora X Teoria da Ação (RIBEIRO et al., 2000)