Gestão da Logística de Distribuição 5º Período

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Transcrição da apresentação:

Gestão da Logística de Distribuição 5º Período

Conselho de Gestão da Logística <www.cscmp.org> Conceito de Logística “Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo (reverso) e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes”. Conselho de Gestão da Logística <www.cscmp.org>

Valores Agregados à Logística VALOR DE TEMPO; VALOR DE LUGAR; VALOR DE QUALIDADE; VALOR DE INFORMAÇÃO.

A Cadeia de Suprimentos e os Processos Associados Clientes Fluxo de Materiais/Produtos Logística de Abastecimento Logística de Planta Logística de Distribuição Fluxo de Informações Fornecedores CADEIA DE SUPRIMENTOS

Logística Integrada Um dos pilares da moderna logística é Logística Integrada. Nesse conceito as funções logísticas deixam de ser vistas de forma isolada e passam a ser vistas como componente operacional da estratégia de marketing; O conceito de logística integrada tem sua base em dois pilares centrais: nível de serviço e custo total; Segundo Fleury et al. na definição contemporânea de Logística Integrada, “a Logística deveria ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados”.

Logística Integrada As políticas de serviço ao cliente, inseridas nas estratégias de marketing (4Ps) , devem ser consideradas como uma missão da Logística que deve, não somente colocá-las em prática, mas executá-las de maneira eficiente e ao menor custo possível; O transporte passa a ter papel fundamental em várias estratégias na rede logística, gerando soluções que possibilitem flexibilidade e velocidade na resposta ao cliente, ao menor custo possível, gerando assim maior competitividade para a empresa.

Logística de distribuição Entende-se por Logística de Distribuição, os subprocessos de armazenagem e transporte que, sob o ponto de vista estratégico de criação de valor ao cliente, representam parte do composto de marketing, no tocante à Praça. A Logística de Distribuição é a conexão entre os produtores e os compradores, formada por um conjunto de processos e atividades que podem influenciar as percepções dos clientes de tempo e espaço na oferta de produtos e/ou serviços. É neste sentido que a Logística de Distribuição torna-se parte integrante do Marketing.

Ciclo do Pedido Considerando os elementos básicos do serviço ao cliente, aquele que o profissional de logística consegue controlar estão dentro do conceito de TEMPO DO CICLO DO PEDIDO. É definido como: o tempo decorrido entre o momento do pedido do cliente, a ordem de compra ou requisição do serviço, e aquele da entrega do produto ou serviço ao cliente.

Canais de Distribuição O canal de distribuição representa a sequência de empresas que vão transferindo a posse de um produto desde o fabricante até o consumidor final. O canal de distribuição de um produto pode envolver os seguintes setores: Fabricante; Atacadista; Varejo; Serviços pós-venda (montagens e ass. técnica)

Canais de Distribuição A definição dos canais de distribuição deve ser precedida de uma análise sistêmica criteriosa. Pois, soluções imaginadas teoricamente, podem se revelar onerosas na prática. Os canais selecionados por uma empresa são de difícil alteração, mantendo-se fixos por muito tempo.

Centro de Distribuição Próprio Tipos dos Canais Fabricante Atacadista Centro de Distribuição Próprio Varejista Consumidor Final

Objetivos dos Canais Variam de acordo com cada empresa, mas existem alguns objetivos gerais: Garantir a rápida disponibilidade dos produtos nos pontos de venda; Intensificar ao máximo o potencial de vendas (exposição, degustação); Cooperação entre os participantes da cadeia (definindo lotes mínimos, restrições diversas); Garantir um nível mínimo de serviço e informações dos parceiros da cadeia; Redução de custos.

Funções do Canal Na moderna visão do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, os canais desempenham quatro funções básicas: Indução da Demanda; Satisfação da Demanda; Serviços de pós-venda; Troca de informações.

Funções do Canal Indução da Demanda Meios: propaganda, promoções, facilidades financeiras, serviços de apoio; Satisfação da Demanda Meios: provimento de produtos/serviços ao consumidor assegurando o nível de serviço desejado pelo cliente; Serviços de Pós-venda Meios: recall (reposição e/ou reparação do produto, instalação, coleta de resíduos, reclamações); Troca de Informações Meios: rastreamento, provimento de informações específicas ao cliente.

Estudo de caso