Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior.

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Transcrição da apresentação:

Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas Ana Carolina Trevisan Rapcham Sergio Gilberto Bonocielli Junior

 Preparação Conhecimento do cenário e das regras da simulação Cadastramento dos participantes Discussão de conceitos relacionados à gestão empresarial Definição das equipes Orientação para criação do slogan e do comercial Discussão do manual Planejamento das ações  Simulação Seqüência de decisões e avaliação dos resultados parciais Ações planejadas e ações relativas a eventos aleatórios  Encerramento Avaliação do resultado final e definição da equipe vencedora  Seguência de decisões e avaliação dos resultados Programação da Dinâmica

Como comunicar-se com o mercado?

A mensagem real é aquela que o receptor percebe.

Comunicação: a percepção pode mudar tudo

Emissor Canal de Mensagem Comunicação Codificador Receptor Decodificador Barulho Feedback loop Barulho Ambientes O processo de comunicação

O que é um Slogan? O que é um Slogan? Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou de um objetivo.

Critérios para criação de um bom slogan Critérios para criação de um bom slogan Transmitir em poucas palavras uma idéia fácil de ser memorizada, mas de conteúdo poderoso (argumento de vendas). Enfatizar uma idéia ou um benefício chave do produto. Gerar lembrança da marca/empresa facilmente. Transmitir sentimentos positivos. Gerar credibilidade (evitar exageros) Ter relação com a estratégia da empresa.

Veja ilustre passageiro o belo tipo faceiro que o senhor tem a seu lado e no entanto, acredite, quase morreu de bronquite salvou-o o Rhum Creosotado!

DeBeers Diamonds Are Forever NikeJust Do It Coca-ColaThe Pause That Refreshes Slogans Mundialmente famosos

Michael Jordan 1. Isaac Newton 0. (Tênis Nike ) A crítica adorou. Mas pode assistir que é bom. (Semp Toshiba ) Nossos clientes nunca voltaram para reclamar. (Outdoor de uma empresa de serviços funerários) A Terra é azul (Gagarin). E pequena (DHL) Não temos música ao vivo. Sorte sua. (Outdoor do Taco Del Maestro, restaurante de comida mexicana) Há 20 anos em primeiro lugar, mesmo perdendo um cliente atrás do outro. (De uma Funerária de BH) A cada dia mais perto de você. (Outra de funerária) Não servimos almoço. Levamos o dia inteiro para preparar o seu jantar. (D'Amico Cucina) Chega de malas, vote em Bouças. (Guilherme Bouças candidato na eleição de 2008) O sol nasce para toldos. (Toldos Dias, Brasil) Alguns Slogans de algumas campanhas publicitárias

Propaganda – Elaboração de Comercial para TV A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Orientações para criação do comercial (TV) Desenvolvimento da mensagem Conteúdo:o que dizer Estrutura:como dizer (adequação ao público) Formato:como dizer simbolicamente Fonte:quem deve dizer a mensagem

Humorístico Emocional MoralRacional SexualMedo Apelos das mensagens publicitárias

Duração: 40 à 90 seg. Atores: próprios membros da equipe. No caso de convidados (pais, amigos, parentes é necessário solicitar formalmente autorização para uso da imagem) Mensagem: (texto, imagens, sons) não agredir a concorrência não utilizar termos inadequados (palavrões, frases de duplo sentido com conotação grosseira), ou legalmente proibidos ( conotação discriminatória, indução à práticas ilegais ou com restrição social) Produção: som e imagem com boa qualidade Formato: qualquer formato possível de visualização com utilização de computador e projetor multimídia. Conclusão da atividade: deve ser entregue em CD no 6 encontro (aula) Comissão Julgadora: a ser informada posteriormente Orientações para elaboração do Comercial Orientações para elaboração do Comercial