Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL ARTICULADA DO GUARÁ
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil Profa. Ms. Annemarie de M. Heltai Lima.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
“O lúdico na educação infantil”
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Didática das Ciências Experimentais
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Confabulando com Fábulas.
Projetos de aprendizagem
Psicologia: ciência e profissão.
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Estágio IV.
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
CFO III – Dragões de Ferro
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
TÍTULO II SEMINÁRIO REGIONAL PIBID – SE
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Leitura dos Resultados EXEMPLO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Centro Universitário Internacional Uninter
Aprendizagens Contextualizadas no Território
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini Terça-feira, 18 de outubro de 2016

Herdeiros do futuro https://www.youtube.com/watch?v=bXT-IK5lWuw

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” (Herbert de Souza, o Betinho)

O ato de aprender.... Interações Educação aprendizagem A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio, e no desenvolvimento do indivíduo, é evidente o papel da linguagem como um processo sócio-histórico em que a cultura e a escola têm importância fundamental (Vygotsky,1988).

Conhecimento técnico científico Conhecimento de natureza artística A música no ensino Registros históricos Disciplina obrigatória nos antigos currículos Desaparecimento do currículo= desvalorização? Conhecimento técnico científico X Conhecimento de natureza artística

A música A música é sem dúvida  uma alternativa ou “caminho” para auxiliar nas reflexões sobre diferentes temas presentes na sociedade contemporânea. Além de propiciar o desenvolvimento da leitura, oralidade  e escrita, é um dos  gêneros textuais  com características específicas, carregada de palavras em sentido conotativo, que  possibilita uma leitura crítica e interpretativa, objetivando à formação de leitores mais aguçados.

Música e ensino de ciências Recurso didático-pedagógico em aulas de Ciências; Alternativa de baixo custo; Oportuniza relações interdisciplinares; Atividade lúdica que ultrapassa a barreira da educação formal e chega à categoria de atividade cultural; Gênero textual; Contribui para expressão e aproximação com o conceito Estreitar o diálogo entre alunos, professores e conhecimento científico Popularização da Ciência

Música e ensino Atividade lúdica; Conhecimento específico; Conteúdo disciplinar de forma prazerosa Aprendizagem cultural que também estimula a sensibilidade, a reflexão sobre valores, padrões e regras (OLIVEIRA, et al., 2008, p. 2) Próxima da realidade do aluno (na música o gosto do jovem é mais intenso);

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam, como um dos objetivos, que os aprendentes sejam capazes de utilizar as diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar as suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 1998).

Por que o Brasil é o país do futebol????

Familiaridade Tempo de aprendizagem Hábitos Treino

Atividade Sementes do amanhã https://www.youtube.com/watch?v=KjRiyWe8cZM A Terra pede socorro (inglês e espanhol):https://www.youtube.com/watch?v=6psdVWoaJ6g