Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini Terça-feira, 18 de outubro de 2016
Herdeiros do futuro https://www.youtube.com/watch?v=bXT-IK5lWuw
“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.” (Herbert de Souza, o Betinho)
O ato de aprender.... Interações Educação aprendizagem A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio, e no desenvolvimento do indivíduo, é evidente o papel da linguagem como um processo sócio-histórico em que a cultura e a escola têm importância fundamental (Vygotsky,1988).
Conhecimento técnico científico Conhecimento de natureza artística A música no ensino Registros históricos Disciplina obrigatória nos antigos currículos Desaparecimento do currículo= desvalorização? Conhecimento técnico científico X Conhecimento de natureza artística
A música A música é sem dúvida uma alternativa ou “caminho” para auxiliar nas reflexões sobre diferentes temas presentes na sociedade contemporânea. Além de propiciar o desenvolvimento da leitura, oralidade e escrita, é um dos gêneros textuais com características específicas, carregada de palavras em sentido conotativo, que possibilita uma leitura crítica e interpretativa, objetivando à formação de leitores mais aguçados.
Música e ensino de ciências Recurso didático-pedagógico em aulas de Ciências; Alternativa de baixo custo; Oportuniza relações interdisciplinares; Atividade lúdica que ultrapassa a barreira da educação formal e chega à categoria de atividade cultural; Gênero textual; Contribui para expressão e aproximação com o conceito Estreitar o diálogo entre alunos, professores e conhecimento científico Popularização da Ciência
Música e ensino Atividade lúdica; Conhecimento específico; Conteúdo disciplinar de forma prazerosa Aprendizagem cultural que também estimula a sensibilidade, a reflexão sobre valores, padrões e regras (OLIVEIRA, et al., 2008, p. 2) Próxima da realidade do aluno (na música o gosto do jovem é mais intenso);
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam, como um dos objetivos, que os aprendentes sejam capazes de utilizar as diferentes linguagens: verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar as suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 1998).
Por que o Brasil é o país do futebol????
Familiaridade Tempo de aprendizagem Hábitos Treino
Atividade Sementes do amanhã https://www.youtube.com/watch?v=KjRiyWe8cZM A Terra pede socorro (inglês e espanhol):https://www.youtube.com/watch?v=6psdVWoaJ6g