Orientações Fique a vontade para utilizar a apresentação (por favor, cite a fonte ao utilizá-la); Sempre compartilhe as melhorias feitas, elas serão refletidas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Meu Plano de Negócios Introdução.
Advertisements

Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
A Estratégia do Oceano Azul
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Módulo 4 - Formulação da Estratégia
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
POR QUE PLANEJAR!.
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
Valor Consultoria Empresarial
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Estratégias do agronegócio
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Capítulo 2 Ferramentas e modelos de análise
Instituto Latino.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Espinha de peixe (Diagrama Ishikawa)
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
GESTÃO EMPRESARIAL UMA QUESTÃO DE SOBERANIA UMA QUESTÃO DE TECNOLOGIA
Diagnóstico organizacional
Professor W. Chan Kim and Professor Renée Mauborgne are research partners and coauthors of Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Ferramentas Atuais da Administração e sua Relação com as Teorias da Administração Prof. Rafael Oliveira.
Teorias Modernas de Gestão
Estratégia do Oceano Azul
Estratégia do Oceano Azul
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
Intro “Estratégia do Oceano Azul”.
Análise fundamentalista de Ações
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Planejamento e estratégia
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Estratégia Organizacional
UGF - Negócio e Comércio Eltrônico1 A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Universidade Gama Filho Negócio e Comércio Eletrônico Titulares: Douglas Ferreira / Renato.
Aula 7 Processos Administrativos
Diagnóstico Organizacional
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Balanced Scorecard.
A Estratégia do Oceano Azul Palestrante Ari Lima
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO Prof. Alessandro.
BSC Jefferson Bueno.
Célia Cruz | Renata Brunetti
Desenvolvendo pessoas, gerando resultados.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Disciplina: Direção Estratégica
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE – Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo – Hooley, Saunders e Piercy – Prentice Hall.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Proposta de desenvolvimento da marca Sebrae Data
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O que é PROJETO EXECUTIVO
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Transcrição da apresentação:

Orientações Fique a vontade para utilizar a apresentação (por favor, cite a fonte ao utilizá-la); Sempre compartilhe as melhorias feitas, elas serão refletidas na versão disponível no Buteco; O PPT está na versão 1.0, seus comentários são fundamentais para as próximas versões.

A Estratégia do Oceano Azul v1.0 Bate Papo de Buteco www.batepapodebuteco.blogspot.com A Estratégia do Oceano Azul v1.0

Agenda Objetivo O que é? Inovação de Valor Inovação Disruptiva Os 6 Príncipios Cases Conclusões

Objetivo Apresentar a “Estratégia do Oceano Azul” e como ela pode ajudar a empresa a “escapar” do modelo de concorrência atual.

O que é? Tornar a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado até então inexplorados; Proporciona ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo; Basicamente, a estratégia é uma opção entre liderança de custos e diferenciação.

Inovação de Valor

Inovação de Valor É a “pedra angular” da estratégia do Oceano Azul; Inovação sem valor: Pioneirismo e futurismo além do que deseja pagar; Valor sem inovação: Aumenta o valor, mas não é suficiente para se sobressair no mercado.

Inovação de Valor A estratégia do oceano azul busca promover ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo.

Inovação Disruptiva

Inovação Disruptiva Conteúdo a ser inserido...

Ferramentas

Ferramentas Matriz da Avaliação de Valor: Modelo das 4 Ações: Serve como instrumento de diagnóstico e também como modelo para desenvolvimento da estratégia. Modelo das 4 Ações: Chega-se a uma nova curva de valor considerando que pode ser “criado”, “elevado”, “eliminado” e “reduzido”; Matriz “eliminar-reduzir-elevar-criar” Detalhamento do Modelo das 4 Ações.

Ferramentas Três características da boa estratégia: Foco; Não tentar “abraçar o mundo” Singularidade; Deve ser pró-ativa, ao invés de procurar acompanhar o mercado Mensagem Consistente. Evitar a “Maldição do Conhecimento”

Os 6 Príncipios

Os 6 Príncipios Princípios de Formulação: Reconstrua as fronteiras do mercado Concentre-se no panorama geral, não nos números Vá além da demanda existente Acerte a seqüência estratégica

Reconstrua as fronteiras do mercado Reconstrua as fronteiras do mercado para se libertar da concorrência e criar oceanos azuis! A maioria das empresas criam suas estratégias baseando-se em 6 pressupostos que as mantém na armadilha da concorrência em Oceanos Vermelhos; Basicamente, esses pressupostos estão concentrados em se destacar dentro de algum mercado. Os autores propoem ferramentas para questionar esses pressupostos. As empresas tendem a fazer o seguinte: -Definem seu setor de atuação de maneira semelhante aos demais concorrentes e empenham-se em ser o melhor nesse contexto; -Analisam seu setor sob a ótica de grupos estratégicos de ampla aceitação (como automóveis de luxo, carros populares, veículos de família) e se esforçam para sobressair no respectivo grupo estratégico; -Focam no mesmo grupo de adquirintes, seja de compradores (como no setor de equipamentos de escritório), seja o de usuários finais (como no setor de roupas), ou de influenciadores (como na indústria farmacêutica); -Definem de maneira semelhante o escopo dos produtos e serviços oferecidos pelo seu setor; -Aceitam os apelos funcionais e emocionais do setor; -Na formulação da estratégia, concentram-se no mesmo ponto no tempo – e geralmente nas atuais ameaças competitivas.

Concentre-se no panorama geral, não nos números Utilizar os quatro passos para a visualização da estratégia: Despertar Visual: Matriz de Avaliação de Valor; Identifique onde a estratégia deve ser alterada. Exploração Visual: Explore as 6 fronteiras; Verifique o que deve ser eliminado, criado ou mudado. Feira da Estratégia Visual: Desenhe o que deve ser a futura matriz de avalição de valor; Colete feedback e evolua. Comunicação Visual: Procure divulgar a estratégia em uma única página.

Vá além da demanda existente Agregar a maior demanda possível para a nova oferta; A idéia é atenuar o risco de escala associado à criação de novos mercados; Ultrapassar os limites da demanda existente (não-clientes).

Acerte a seqüência estratégica

Os 6 Príncipios Princípios de Execução Supere as principais barreiras organizacionais Introduza a execução na estratégia

Supere as principais barreiras organizacionais Cognitiva; A estratégia serviu bem até agora, pra que mudar? Limitação de recursos; Quanto maior a mudança, talvez mais recursos sejam necessários. Motivação; Essa mudança leva anos, não temos tanto tempo. Política organizacional. “Em nossa organização, as pessoas são abatidas antes de ficarem em pé.”

Introduza a execução na estratégia Criar um processo justo; Os três “Es” do processo justo: Envolvimento; Explicação; Clareza das Expectativas. Vide texto sobre o livro Execução no “Bate Papo de Buteco” e apresentação realizada em agosto de 2006.

Cases

Cases Embraer Playcenter Dona “Zica” Desenvolveu aviões para uma parcela do mercado não atendida pelos modelos da época Playcenter Em um período onde só existiam parques ambulantes e precários, criou um parque baseado em modelos internacionais Dona “Zica” Com seu produto para cabelos crespos, involuntariamente criou um mercado para uma demanda não atendida (70% do público feminino do Brasil)

Cases Ação Involuntária: Os “Oceanos Azuis” apresentados nos cases não foram criados propositalmente (possivelmente, nenhuma das ferramentas propostas pelos autores foram utilizadas), eles são resultados do “espírito empreendedor” de seus criadores; Pouquíssimas empresas possuem um processo de Gestão Estratégica focado na criação de Oceanos Azuis (quando possuem algum processo de Gestão Estratégica)

Conclusões

Conclusões Por que a estratégia do Oceano Azul é pouco utilizada? Existem poucas ferramentas e modelos analíticos para viabilização, diferentemente do que ocorre quando falamos no Oceano Vermelho. A empresa não pode focar somente a criação de oceanos azuis, mas deve trabalhar com as duas estratégias.

Conclusões Convergência! Balanced Scorecard (Kaplan e Norton) + Execução (Bossidy e Charam) + Learning Organization (Senge) + Oceano Azul (Kim e Mauborgne) + ...; É necessário aproveitar com sabedoria as idéias dos diversos autores, pois elas são convergentes (em sua maioria).

Por que fazer igual se é possível fazer diferente? Conclusões Por que fazer igual se é possível fazer diferente?

Alessandro Almeida alessandro_almeida@hotmail.com Bate Papo de Buteco www.batepapodebuteco.blogspot.com Alessandro Almeida alessandro_almeida@hotmail.com Muito Obrigado!