Psicologia do Desenvolvimento III Profa. : Fernanda Vaz Hartmann
A perspectiva do Desenvolvimento do Ciclo de Vida É o campo científico que abrange todo o ciclo de vida humana (desen. Infantil, desen. Adulto e Gerontologia); É uma área híbrida; Iniciou com o desenvolvimento infantil: Charles Darwin (primeiro artigo em 1877) e Stanley Hall (primeiro instituto em 1890); Explora as marcas de referência previsíveis; Focaliza as diferenças individuais; Compreende o impacto das transições e práticas de vida, quais sejam: Transições normativas (previstas) e não-normativas (atípicas); Contexto do desenvolvimento: são os marcadores que moldam o desenvolvimento: coorte (geração), condição sócio-econômica, cultura, gênero.
Teorias que contribuem para a estruturação da Teoria do Desenvolvimento: Watson e Skinner Reforço positivo Condicionamento operante Behaviorismo Ação terapêutica O indivíduo procura Áreas em que Recebe reforço positivo Não reforço positivo Manipulação de reforçadores Extinção do comportamento
Behaviorismo Cognitivo (teoria da Aprendizagem Social) Pensamento As pessoas aprendem observando as outras Bandura Behaviorismo Cognitivo (teoria da Aprendizagem Social) Pensamento sobre reforçadores Ação terapêutica: Modificar o pensamento Determina o comportamento Autoeficácia: crença na competência
As primeiras experiências de vida com cuidadores moldam nossa capacidade de amor pelo resto da vida Bolby Teoria do Apego Hereditariedade + Experiência (criação)
As predisposições biológicas se desenvolvem para Promover a sobrevivência Teoria Evolucionista Presta atenção nas Necessidades humanas básicas Genética Comportamental Natureza experiência combinados