Psicologia do Desenvolvimento III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perspectiva do Desenvolvimento Profa. : Fernanda Vaz Hartmann.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
Correntes atuais em Psicologia. Comportamentalismo  Também conhecido como Behaviorismo  Surgiu por volta de 1900  Principais autores: Watson, Skinner.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Biologia e Geologia de Matosinhos – 8 Jul 2016 Experiment…ANDO com Ciência em Perafita.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
A Psicologia Científica e o Senso Comum
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Referencial teórico para design de ambientes virtuais de aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Evolução Prof: Rodrigo.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
ESTUDO DIRIGIDO PSI Profª Flaviany Ribeiro
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Teorias da Aprendizagem
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
O fato educativo? O fato educativo define a existência do homem – tem a ver com a própria existência do homem…. Surge quando o próprio homem pode experimentar.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Bernoulli – Pluralidade Cultural
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
Universidade do Estado de Santa Catarina
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Psicologia do Desenvolvimento I
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Psicologia: Ciência e Profissão.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
FEA EAD 0626 Comportamento Organizacional 24 agosto de 2017
Teoria Social Cognitiva
Avanços e Desafios para Pesquisa, Avaliação e Intervenção nas Questões da Interação Trabalho-Família no Brasil Alexsandro Luiz de Andrade Maiana Farias.
Do apego ao luto: O ciclo vital do desenvolvimento afetivo/emocional na contemporaneidade Prof. Jaqueline Paes Mestranda em Psicologia/UNIR Prof. Marck.
Me. João Camilo de Souza Junior
A estruturação da personalidade
Reforços.
Introdução à Psicologia
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A Psicologia Científica e o Senso Comum
“O futuro é agora". Marta Rogers, de naturalidade americana, desenvolveu sua Teoria de Enfermagem apresentando-a em 1970, com atualização em 1992, com.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
SUSTENTABILIDADE.
MESAS REDONDAS DAS AULAS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Profª. Luciana Eliza dos Santos
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Antecedentes Históricos e Epistemológicos da PSICOLOGIA COGNITIVA
Terapia Analítico-Comportamental – dos Fundamentos Filosóficos à Relação com o Modelo Cognitivista (Nazaré costa) Por Ângela Fernanda Santiago Pinheiro.
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
O Referencial de Competências-Chave
Faculdades Integradas de Patos Curso: Psicologia Disciplina: Teorias da Personalidade I Professora: Taiane Cabral Personalidade: definição e história do.
Transcrição da apresentação:

Psicologia do Desenvolvimento III Profa. : Fernanda Vaz Hartmann

A perspectiva do Desenvolvimento do Ciclo de Vida É o campo científico que abrange todo o ciclo de vida humana (desen. Infantil, desen. Adulto e Gerontologia); É uma área híbrida; Iniciou com o desenvolvimento infantil: Charles Darwin (primeiro artigo em 1877) e Stanley Hall (primeiro instituto em 1890); Explora as marcas de referência previsíveis; Focaliza as diferenças individuais; Compreende o impacto das transições e práticas de vida, quais sejam: Transições normativas (previstas) e não-normativas (atípicas); Contexto do desenvolvimento: são os marcadores que moldam o desenvolvimento: coorte (geração), condição sócio-econômica, cultura, gênero.

Teorias que contribuem para a estruturação da Teoria do Desenvolvimento: Watson e Skinner Reforço positivo Condicionamento operante Behaviorismo Ação terapêutica O indivíduo procura Áreas em que Recebe reforço positivo Não reforço positivo Manipulação de reforçadores Extinção do comportamento

Behaviorismo Cognitivo (teoria da Aprendizagem Social) Pensamento As pessoas aprendem observando as outras Bandura Behaviorismo Cognitivo (teoria da Aprendizagem Social) Pensamento sobre reforçadores Ação terapêutica: Modificar o pensamento Determina o comportamento Autoeficácia: crença na competência

As primeiras experiências de vida com cuidadores moldam nossa capacidade de amor pelo resto da vida Bolby Teoria do Apego Hereditariedade + Experiência (criação)

As predisposições biológicas se desenvolvem para Promover a sobrevivência Teoria Evolucionista Presta atenção nas Necessidades humanas básicas Genética Comportamental Natureza experiência combinados