Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indicadores de Qualidade em Cursos de Graduação II Encontro Nacional de Formação e Coordenadores e Tutores Presenciais da UAB; Universidade de Brasília.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
Andreza Regina Lopes da Silva – UFSC
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Rede de Polos: comunicação, atendimento e capacitação
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduação em Enfermagem - EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Estrutura Organizacional
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Carla Maria Maluf Ferrari Claudia D’Arco Raquel Acciarito Motta
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Metodologia do Ensino Superior
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
inovação e design na educação
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Profa. Dra. Inês Confuorto
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
Mônica Malacarne Stéla Piccin
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
VIII Fórum Institucional de Ensino
UM ANO DE PROGRAMA 6ª Web de Acompanhamento/ 2019
Transcrição da apresentação:

Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano Santa Maria/RS

Experiências anteriores Planejamento inicial Experiências anteriores Desafios

Experiências anteriores Planejamento inicial Experiências anteriores Desafios Composição da comissão. Decisão de quais cidades teríamos Polos. Organização de grupos de trabalho. Resgate institucional sobre as experiências anteriores.

Experiências anteriores Desafios Planejamento inicial Experiências anteriores Desafios 2007 2008 2009 2010 2013 2014 2004 Anos 90 Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Formalizou-se no MEC o processo de credenciamento em EAD, com a autorização do Curso. 2015 Início das visitas In Loco

Experiências anteriores Planejamento inicial Experiências anteriores Desafios Cultura digital & cultura da presencialidade. Formação das equipes. Priorizar investimentos. Elaboração do projeto pedagógico do 1º curso. Materialização da rede.

Setor de Tecnologia Educacional Setor Pedagógico Setor de Produção Setor de Tutoria Setor de Tecnologia Educacional

Setor de Tecnologia Educacional Setor Pedagógico Setor de Produção Setor de Tutoria Setor de Tecnologia Educacional Assessoria pedagógica. Formação permanente. Orientação da criação dos conteúdos digitais. Estruturação dos Planos de ensino e de tutoria.

Setor de Tecnologia Educacional Setor Pedagógico Setor de Produção Setor de Tutoria Setor de Tecnologia Educacional Constituição do Laboratório multidisciplinar de educação e comunicação. Produção de objetos de aprendizagem. Produção de videoaula e arquivos em áudio.

Setor de Tecnologia Educacional Setor Pedagógico Setor de Produção Setor de Tutoria Setor de Tecnologia Educacional Acompanhamento dos tutores a distância e presencial.

Setor de Tecnologia Educacional Setor Pedagógico Setor de Produção Setor de Tutoria Setor de Tecnologia Educacional Gestão do AVA.

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD Linha 1: Cultura Digital, com os temas – Tecnologias Digitais em EAD, Ambiente virtual de aprendizagem; Inteligência Coletiva; e das Mídias Sociais Linha 2: Processos formativos discentes, docentes e tutores em EAD Linha 3:  Concepção pedagógica emergente em Educação a Distância

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais Tutor a Distância Tutor Presencial Atribuições: Verifica o conteúdo do curso. Comunica-se com os alunos com ênfase nas questões de desenvolvimento de conteúdo. Avalia qualitativamente as atividades e dá retorno aos alunos. Coordena as atividades presenciais e encaminhamentos do curso na sua turma. Apoia Tutor Presencial quando da demanda por detalhamento das atividades do curso. Realiza levantamento de frequência, de acesso e acompanhamento das atividades dos alunos quanto a prazos e realização. Executa rotinas de acompanhamento e prevenção à evasão/desistência, contatando-se com os alunos por e-mail, telefone, etc. Organiza e apoia atividades presenciais, com ênfase em aspectos administrativos. Apoia Tutor a Distância com dados de acesso e frequência dos alunos.

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais

Diferenciais Produção própria de conteúdos Grupo de pesquisa Cursos modulares Tutor a distância Polos próprios Formação Permanente Institucionalizada Diferenciais

Gestão das visitas dos avaliadores

Resultados: conceitos 4 e 5 Instrumentos Polos Resultados: conceitos 4 e 5

Perspectivas

CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano Santa Maria/RS Obrigada por estar conosco! janilse@unifra.br