O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

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O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória NOTA: Este documento, editável, pode ser modificado consoante as necessidades do utilizador e as características da audiência.

O Perfil dos Alunos É um documento de referência para a organização de todo o sistema de ensino, contribuindo para a convergência e articulação das decisões relativas ao currículo escolar. Aponta para uma educação escolar em que os alunos desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista. Respeita o carácter inclusivo e multifacetado da escola, assegurando que independentemente dos percursos escolares realizados, todos os saberes são orientados por princípios , por valores e por uma visão de aluno, resultantes de um consenso social. ME (2017). O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

isão V

Visão Que respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática. Que valorize o respeito pela dignidade humana, pelo exercício da cidadania, pela solidariedade para com os outros, rejeitando toda as formas de discriminação e de exclusão social. Com múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade. Livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia. Capaz de lidar com a mudança e a incerteza. Capaz de reconhecer a importância dos diferentes saberes para a sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental de Portugal e do mundo. Com competência de trabalho colaborativo e de comunicação e capaz de continuar a aprendizagem ao longo da vida, enquanto fator decisivo para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua intervenção social.

rincípios P

Princípios Base Humanista (que justificam e dão sentido ao perfil dos alunos) Base Humanista A escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na dignidade humana Saber A escola deve desenvolver nos alunos um conhecimento sólido e robusto Aprendizagem A escola deve desenvolver a capacidade de aprender, nomeadamente ao longo da vida Inclusão A escola é de todos e para todos Coerência e flexibilidade O currículo deve ser gerido de forma flexível e resultar do trabalho conjunto dos professores e educadores

Princípios (continuação) (que justificam e dão sentido ao perfil dos alunos) Adaptabilidade e ousadia A escola deve preparar os alunos para serem capazes de se adaptar a novos contextos Sustentabilidade A escola deve contribuir para o desenvolver a consciência de sustentabilidade, que requer relações sinergéticas entre os sistemas social, económico e tecnológico com o sistema Terra, de cujo equilíbrio depende a continuidade da civilização humana Estabilidade Educar para um perfil dos alunos requer tempo e persistência

alores V

Valores Responsabilidade e integridade Saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum. Excelência e exigência Aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação; ser perseverante face às dificuldades, tendo consciência de si e dos outros. Curiosidade, reflexão e inovação Querer aprender mais, ser crítico e criativo, procurar novas soluções e aplicações. Cidadania e participação Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural; ser interventivo, tomando a iniciativa e sendo empreendedor. Liberdade Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na livre escolha e no bem comum.

Ompetências C Áreas de

Áreas de competências Linguagens e textos Informação e comunicação Raciocínio e resolução de problemas Pensamento crítico e pensamento criativo Relacionamento interpessoal Desenvolvimento pessoal e autonomia Bem-estar, saúde e ambiente Sensibilidade estética e artística Saber científico, técnico e tecnológico Consciência e domínio do corpo

Síntese