AULA 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAPIENS Adjuntoria de Gestão Estratégica. Necessidade/Problema AGU necessita de uma ferramenta integrada para gestão eletrônica de documentos e de controle.
Advertisements

Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Profº. Aílson José Vier s:
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
Exercícios sobre Sistemas de Negócios Tipos de Sistemas de Informação.
Clóvis Luís Padoveze Brusque - 25/08/ A Controladoria e Contabilidade 2. A Importância da Contabilidade nas Organizações 3. O Sistema Empresa.
FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras FULL MANAGEMENT SUPPLY CHAIN Gestão Eficiente do Setor de Compras.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
Introdução ao Comportamento Organizacional
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PMO – Escritório de projeto
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Inteligência Artificial
Disciplina: Sistemas de Informação
Sistemas Integrados de Gestão
Curso de Graduação em Administração Informática Básica - Unidade 1
Estruturas Organizacionais Tradicionais
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Unidade 6 CUSTOS DIRETOS.
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EPIDEMIOLOGIA.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
Planejamento de estratégias:
Software Seguro Aula 2.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
A controladoria na empresa
Sistema de Gestão Econômica: Visão Sistêmica da Empresa
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Tópicos Avançados de RH Aula 1
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Especialização em Administração Hospitalar
Contabilidade Financeira aplicada ao SAP
2ª AULA O Processo Contábil
Descrição e Análise dos cargos
AULA 2.
Administração de Novos Negócios
Gestão da Logística de Distribuição
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Vendas Call Center.
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Aula 3 – Visão Estratégica
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE
Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
Prof. Alberto Martins Júnior
Gestão da Cadeia de Suprimentos
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
ANALISTA DE INTELIGÊNCIA
Treinamento e Desenvolvimento
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Logística e Gerenciamento da
Análise Organizacional
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
DATA WAREHOUSE Bruna Campos Larissa Azevedo Lucas Bragion
ERP - Enterprise Resource Planning
Prof. André Aparecido da Silva
Transcrição da apresentação:

AULA 3

TI na Organização Moderna Objetivos deste tópico: Apresentar os conceitos básicos dos Sistemas de Informação (S.I.). Apresentar a Estrutura de Suporte de TI Descrever o Suporte da TI em vários níveis da organização Apresentar os objetivos do tópico.

Conceitos: Infra-estrutura da Informação: Consiste em instalações físicas, serviços e gerenciamento que suportam todos os recursos de uma organização. Cinco componentes principais: Hardware, Software, Redes, Banco de Dados e Pessoal de Gerenciamento. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Conceitos (cont.): Arquitetura: É um mapa de alto nível das necessidades de informação de uma empresa e o modo pelo qual estação sendo atendidas. Semelhante ao projeto teórico de uma casa. Precisa-se saber qual o objetivo da casa. São duas partes: Objetivos e problemas da Organização; Infra-estrutura planejada para prover futuras expansões e integração com outros sistemas futuros. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Conceitos (cont.): Sistemas de Processamento de Transações (SPT): Sistemas que se encarregam das atividades rotineiras da organização (Folha de Pagamento, Compras, Vendas, Produção, Finanças e Contabilidade e Administração de Estoques). Em geral, a organização possui vários STP em áreas diferentes. Cada um deles é crítico para as áreas usuárias. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Conceitos (cont.): Sistemas de Informação Gerencial: Como sugere o nome, são sistemas desenvolvidos para Gerentes. Geralmente geram relatórios periódicos sobre tópicos,m como eficiência operacional, eficácia e produtividade. Em geral, coletam dados dos SPT e agrupam de forma a promover melhor análise de dados. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Conceitos (cont.): Sistemas de Apoio: Explosão no início dos anos 80 com a introdução dos processadores de texto e demais ferramentas de gerenciamento de documentos e produtividade, visando a automação do escritório. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Conceitos (cont.): Sistemas Inteligentes (Inteligência Artificial): Sistemas que parecem simular o raciocínio humano. Armazena o conhecimento de especialistas para uso de pessoal não especialista. Ex.: Um anti-vírus com esta tecnologia pode detectar até vírus não conhecidos por meio de lógicas e testes, separando assim os “suspeitos” na famosa quarentena. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Conceitos (cont.): Integrando Sistemas de Apoio (e Outros Sistemas): A necessidade de integração entre os diversos sistemas transacionais da empresa dá origem aos famosos ERP (Sistema Integrado de Gestão), que une vários sistemas em um único, compartilhando assim dados através de toda a organização. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Estrutura e Suporte da TI: Empresas em um único local (pequenas e médias); Empresas em vários locais (as vezes em alguns países) – globais ou multinacionais. O porte e o número de instalações são os principais determinantes da estrutura de uma organização. E onde a TI entra nisso? Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Estrutura e Suporte da TI - Mapeamento: S.I. Departamentais: Geralmente recebem o nome do departamento S.I. Fabris: Agrupa as funções de vários departamentos (vários pontos de fabricação) S.I. Divisionais: Agrupa unidades de locais diferentes S.I. Corporativos: Conecta as divisões a um centro comum de processamento. S.I. Interorganizacionais: Permitem a integração entre organizações diferentes que compartilham dados. Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram.

Suporte da TI em Vários Níveis: O suporte dos sistemas de informação para as pessoas nas organizações Pessoas Atendidas: Sistemas Estratégicos Gerentes de Alto Nível Suporte para Equipes Profissionais de Conhecimento Sistemas de Gerenciamento Gerentes de Nível Médio Sistemas Operacionais Reativamente = Quando a situação se torna prioridade dá-se o devido valor. Não é mensurável as perdas provocadas. Proativo = Futuras pressões são monitoradas e de forma preventiva as organizações buscam as oportunidades existentes nas pressões e tiram vantagem por já estarem preparadas ou ainda não sofrem grandes perdas devido ao nível de preparação em que se encontram. Gerentes de Linha e Operadores Sistemas de Comunicação de Automação de Escritórios Equipe Administrativa Infra-estrutura de Informação e TPS