Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos
Conceito Segundo Kotler, Pesquisa de marketing é a atividade sistemática de concepção, coleta, análise e edição de relatórios de dados e conclusões relevantes sobre uma situação específica. Qualquer empresa tem a possibilidade de fazer suas pesquisas.
Temos: Consultar a internet Verificar os concorrentes Explorar as experiências dos parceiros de marketing Envolver estudantes ou professores na colaboração de projetos de pesquisa (elaboração e condução)
CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Estruturais e Sociométricas: Definição das unidades de mercado e o papel dos consumidores, prescritores, demandantes, compradores, vendedores e licitadores, localização e número de cada tipo de elemento de mercado em cada segmento.
CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Pesquisa motivacional: A realização de pesquisa de mercado, se tal conduta é prevista, impulsivo, habitual, integrado. Pesquisa de consumo: É importante para determinar as fases do produto, prevê a sua evolução futura, características da concorrência, a participação de cada marca, lucratividade e o desenvolvimento de produtos de substituição
CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Produtos de investigação: investigação de produtos todos os existentes, suas características e diferenças dos produtos concorrentes Investigação das condições de negócios: Pesquisa de mercado no que diz respeito a cada um dos termos e condições (preço, marca, tipo, demanda, modelo)
CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Investigação da dinâmica comercial: Ele coleta informações relativas à publicidade, relações públicas, promoção e oferta em matéria de mídia e sistemas específicos para a competição Pesquisa de lançamentos: Testes de mercado para inferir as consequências de um lançamento de produto Investigação técnica: De uso da mídia comercial, da redução de encargos, formas mais adequadas técnicas de pesquisa de mercado, estudos técnicos, planejamento, tomada de decisão, execução.
TIPOS DE PESQUISA DE MARKETING