Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O processo de pesquisa de mercado
Advertisements

Administração de Marketing I
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora Doutora: Silvia Elian.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Tipologias de Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Seleção de Recursos Humanos Parte 1. 2 Seleção Conceituação “Em termos, a seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos.
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
1º Semestre ª Aula Professor A. Yu
Organização e Análise de Projectos
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Gestão Estratégica de Custos
Previsão de vendas.
Prof. José Paulo Hernandes
Administração de serviços 7º período
Definição do problema de pesquisa
O PLANO DE MARKETING.
Estratégia Mercadológica
Objetivos e Metas de Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Estratégia Mercadológica
12/04/2018 Plano de marketing Nome.
Estratégia Mercadológica
Parceiros Chave Atividades Chave Recursos Chave
ROTEIRO PARA O SEMINÁRIO
P A D C CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSOS (Plan) (Action) (Do)
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Plano de marketing do [nome do produto]
METODOLOGIA DE PESQUISA
1.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Administração de Marketing
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Administração de Marketing
Ferramentas de comunicação
Logística e Gerenciamento da
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Nome: Pedro Henrique N. R. de Freitas
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Planejamento Global de Eventos
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos

Conceito Segundo Kotler, Pesquisa de marketing é a atividade sistemática de concepção, coleta, análise e edição de relatórios de dados e conclusões relevantes sobre uma situação específica. Qualquer empresa tem a possibilidade de fazer suas pesquisas.

Temos: Consultar a internet Verificar os concorrentes Explorar as experiências dos parceiros de marketing Envolver estudantes ou professores na colaboração de projetos de pesquisa (elaboração e condução)

CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Estruturais e Sociométricas: Definição das unidades de mercado e o papel dos consumidores, prescritores, demandantes, compradores, vendedores e licitadores, localização e número de cada tipo de elemento de mercado em cada segmento.

CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Pesquisa motivacional: A realização de pesquisa de mercado, se tal conduta é prevista, impulsivo, habitual, integrado. Pesquisa de consumo: É importante para determinar as fases do produto, prevê a sua evolução futura, características da concorrência, a participação de cada marca, lucratividade e o desenvolvimento de produtos de substituição

CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Produtos de investigação: investigação de produtos todos os existentes, suas características e diferenças dos produtos concorrentes Investigação das condições de negócios: Pesquisa de mercado no que diz respeito a cada um dos termos e condições (preço, marca, tipo, demanda, modelo)

CAMPOS DE PESQUISA DE MARKETING Investigação da dinâmica comercial: Ele coleta informações relativas à publicidade, relações públicas, promoção e oferta em matéria de mídia e sistemas específicos para a competição Pesquisa de lançamentos: Testes de mercado para inferir as consequências de um lançamento de produto Investigação técnica: De uso da mídia comercial, da redução de encargos, formas mais adequadas técnicas de pesquisa de mercado, estudos técnicos, planejamento, tomada de decisão, execução.

TIPOS DE PESQUISA DE MARKETING