II CONGRESSO DE GESTÃO MUNICIPAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2015 Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00.
Advertisements

Finanças da Educação na cidade do Recife (2010 – 2014) Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) ABRIL de 2014.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL DESPESA EXECUTADA NO 1º QUADRIMESTRE DE 2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º SEMESTRE DE 2013 PREFEITURA DE CACAULÂNDIA ESTADO DE RONDÔNIA Lei de Criação n° 374/1992.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACIABA 1º QUADRIMESTRE EXERCICÍO
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
CRISE ECONÔMICA ATUAL VERSUS LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Apresentação: Moisés Hoegenn Diretoria de Controle dos Municípios - DMU Tribunal de Contas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal)
FINANCIAMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. O orçamento público tem alguns princípios que orientam a sua elaboração: 1. Unidade; 2. Universalidade; 3. Anualidade;
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA – 2017 PROJETO.
LEI ORÇAMENTÁRIA 2 Lei Orçamentária Anual CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA Prazos Lei Orgânica L O A.
Vamos ver nesta aula, as transferências constitucionais, que são cotas de participação nos tributos pagos à União. Ou seja, são parcelas de recursos arrecadados.
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro
23 de fevereiro de 2017 Receita Pública
Lei de falências para entes subnacionais
Contabilidade e Orçamento Público Regime Contábil e Plano de Contas
Qual é o melhor regime para sua empresa?
Os desafios do Saneamento Ambiental no Brasil
Imunidade tributária do ICMS na aquisição de mercadorias por instituições de educação e de assistência social Rafhael Wasserman.
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
FINANCIAMENTO Sistema Único Saúde
PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
MUNICÍPIO DE CAMPO DO TENENTE AUDIENCIA PUBLICA – LOA 2016
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Finanças Municipais de Caxias do Sul
1.
CAIXA Assessoramento de Projetos e Financiamento Municípios
Secretaria do Tesouro Nacional Conselho Federal de Contabilidade
3° QUA º QUA º QUA 2017 Set - Dez Jan - Abr Mai - Ago 2017.
Brasil: sede da Copa do Mundo 2014
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
SAÚDE E (OU) ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Avaliar desempenho de servidores
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
MEDALHA PAULO FREIRE.
Leilão de Energia Nova 29 de setembro de 2005 Jerson Kelman
Direito Constitucional
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO ALEXANDRE RIBEIRO ROSA 2015
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
Cristiane Pereira Cruz Silva
Plano Anual de Contratações e Sistema PGC
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Contribuição de Iluminação Pública - CIP
PROJETO DE LEI N.º DE 2015 Deputado Federal Indio da Costa
Depois que estes orçamentos são definidos é o momento de realizar as emendas parlamentares, que representam a ocasião na qual os representantes do Poder.
Administração Financeira e Orçamentária
Gestão em Saúde – Gestão do SUS Financiamento
Mauro Guimarães Junqueira Presidente - Conasems
33º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo grande roda de conversa : “Financiamento: perspectivas para os próximos 4 anos”
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
DÍVIDA PÚBLICA APROPRIAÇÃO DO ESTADO
Infraestrutura Polo da Academia da Saúde
Plano de Custeio: Novas Alíquotas de Contribuição
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Transcrição da apresentação:

II CONGRESSO DE GESTÃO MUNICIPAL PPP: Entraves e oportunidades do Parceiro Público São Paulo, 07 de dezembro de 2017

Etapas para Viabilizar uma PPP Estimativa de Prazo para Estruturação de um Projeto de PPP 30 dias 60 a 90 dias 60 dias 45 dias Etapa 0 Iniciativa Privada apresenta um projeto ao Governo Etapa 1 Governo analisa e aprova o projeto Publicação de Chamamento Público do Projeto (10 dias Consulta a MIP) Etapa 2 Consolidação da Modelagem Etapa 5 Consulta Pública das Minutas de Edital e Contrato Etapa 6 Publicação do Edital de Licitação para Concessão/PPP Etapa 7 Entrega das Propostas Etapa 8 Assinatura do Contrato PMI (270 a 300 dias*) 15 dias Etapa 3 Elaboração dos Estudos (PMI) Etapa 4

PROBLEMAS COM A PMI Em geral é um procedimento mais caro; Amplia o tempo tomado até o edital final de licitação; Normalmente o Poder Público não contrata consultores para ajudá-lo na elaboração do edital de PMI, resultando em lacunas e outros problemas de modo que os estudos podem ter deficiências insanáveis para a elaboração do edital final de licitação; Mesmo com um edital de chamamento bem feito, os proponentes omitem informações relevantes, recaindo em deficiências que podem ser insanáveis para a elaboração do edital final; Normalmente, os técnicos do Poder Público já têm uma ideia do que querem, e frequentemente entram em conflito com os projetos dos proponentes; como resultado, é preciso refazer os trabalhos iniciais.

Empecilhos a uma PPP Limite Orçamentário na Contratação de PPP A União não poderá conceder garantia ou realizar transferência voluntária aos Estados, Distrito Federal e Municípios se a soma das despesas de caráter continuado derivadas do conjunto das parcerias já contratadas por esses entes tiver excedido, no ano anterior, a 5% da receita corrente líquida² (RCL) do exercício ou se as despesas anuais dos contratos vigentes nos 10 (dez) anos subsequentes excederem a 5% da receita corrente líquida projetada para os respectivos exercícios Fundo Garantidor Requisito da PPP: Garantia de pagamento de 3 a 6 meses de contraprestações por meio de fundo garantidor criado com essa finalidade. ²Receita Corrente Líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes consideradas as deduções previstas em Lei, e serve de base para o cálculo dos limites estabelecidos na LRF.

Contato: Rodrigo De Losso da Silveira Bueno, Ph.D Pesquisador Fipe delosso@fipe.org.br Tel: 11 3091-1797/995219258