Comunicação e expressão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Advertisements

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Comunicação.
Comunicação e Redação Empresarial
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Comunicação
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
FACES DO DISCURSO: O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NA EAD Marcio Marosti Fabrícia Souto Cruz Siderly do Carmo Dahle de Almeida.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Meios de Comunicação em massa.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
Sociedade Industrial - SI Sociedade do Conhecimento - SC Hoje
Curso de Formação de Expositores Espíritas
Prof. Arthur Albertin.
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Comunicação.
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Objetivo da disciplina
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEORIAS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Fundamentos da comunicação.
Expressão Verbal.
O CEGO E O PUBLICITÁRIO.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Universidade Federal de Pernambuco
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Gerações da EAD Educação a Distância
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Evolução do ensino a distância
Profa. Dra. Ana Cristina Limongi França
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
EAD Educandário Senhor do Bonfim
Comunicação nas Organizações
Mídia, Mídia Digital e Pós Mídia Digital
Funções da Linguagem Profª Suzete
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação Empresarial
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Funções da Linguagem.
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
A COMUNICAÇÃO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Comunicação e Expressão
Habilidades de Comunicação
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
O que é Comunicação?.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
I – inTrodução à linguística:
Aspectos de coesão textual
Comunicação.
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
I – inTrodução à linguística:
Transcrição da apresentação:

Comunicação e expressão Profª. Luciana Eliza dos Santos

Comunicação e Expressão A comunicação é essencial à existência humana A comunicação permeia nossas relações sociais A comunicação permeia nossas atividades profissionais Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Enquanto atividade profissional é importante: Situarmos a idéia de comunicação no campo da educação; Reconhecer que o processo de educação é antes de tudo um processo de comunicação; Adotar os conhecimentos que nos auxiliam no processo de comunicação; Na universidade: fala; leitura; escrita de acordo com as normas acadêmicas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Elementos de distinção social: Norma Culta X Linguagem coloquial Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Elementos de distinção social: Gestualidade, expressão física, aparência; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Elementos de distinção social: Propriedade Intelectual e Domínio de Conteúdos; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos. São desenvolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Processo de troca de informações entre sujeitos. Concluindo... Comunicação: Processo de troca de informações entre sujeitos. Materialização do pensamento/sentimento em signos. Meio de Comunicação: instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Comunicação de massa = mídia Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Meios e canal: Fala, discurso, gestos, telefone Gravações de áudio e vídeo, discos rígidos Papel, cartas... Meios de Comunicação de massa: pronunciamentos, jornais, revistas, cinema, televisão, rádio, wedsites, mídias; Mídia interativa: jogos de computador; A Internet é um híbrido entre Comunicação de Massa e Comunicação Interpessoal; Em Arte, um meio significa o material e o suporte usados pelo artista: pintura, madeira, mármore, aço, etc. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Elementos da Comunicação EMISSOR Quem envia a mensagem MENSAGEM Assunto a ser transmitido, que deve relatar com clareza o trabalho realizado ou a realizar e seus objetivos e/ou resultados RECEPTOR Aquele que recebe e decodifica a mensagem Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Meio de transmissão (telefone, papel, rede, etc.) CANAL DE COMUNICAÇÃO Meio de transmissão (telefone, papel, rede, etc.) CÓDIGO Linguagem que deve ser entendida por emissor e receptor REFERENTE Contexto no qual se processa o ato de comunicação. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Esquema da Comunicação Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Tipos de Comunicação Comunicação Verbal: utiliza a palavra falada (oral) ou a escrita (gráfica). É complexo porque as palavras sempre têm graus distintos de abstração e sentidos. Comunicação Não verbal: inclui os gestos, a postura, a expressão facial e a aparência. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Comunicação e Expressão Verbal e Não Verbal Fala / Dicção Voz Vocabulário Expressão corporal Gestos Expressão Facial Postura Ética Aparência Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

As línguas são “casos particulares de um fenômeno geral”, ou seja, a linguagem é o todo, todas as formas de comunicação, e comporta vários códigos, como cores, signos, assobios, código morse, etc., já as línguas são um tipo específico de linguagem. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Referente: sala de aula, escola Emissor: professor Receptor: aluno Referente: sala de aula, escola Código: linguagem verbal, gestual, tecnológica Meio/Canal: fala, corpo, gestos, mídias Mensagem: informações e conteúdos a serem transmitidos aos alunos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

O Cego   Um publicitário passava por um mendigo cego todos os dias de manhã e à noite e dava-lhe sempre alguns trocos. O cego trazia pendurado no pescoço um cartaz com a frase: "Cego de Nascimento. Uma esmola por favor". Certa manhã, o publicitário teve uma ideia: virou o letreiro do cego ao contrário e escreveu outra frase. À noite, depois de um dia de trabalho, perguntou ao cego como é que tinha sido o seu dia. O cego respondeu, muito contente: - Até parece mentira, mas hoje foi um dia extraordinário. todos que passavam por mim deixavam alguma coisa. afinal, o que é que o senhor escreveu no letreiro???   Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

O publicitário havia escrito uma frase breve, mas com sentido e carga emotiva suficientes para convencer os que passavam a deixarem algo para o cego. A frase era: "Em breve chegará a primavera e eu não poderei vê-la". A maioria das vezes não importa O Que diz, mas Como diz, por isso tenha cuidado na forma como fala com as pessoas, pois isso tem muito peso naquilo que quer dizer. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital