Prof. Marcos Barros www.marcosbarros.com.br Aprendizagem Móvel Prof. Marcos Barros www.marcosbarros.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Portal do Professor SEED/MEC
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Objetos de aprendizagem
A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Produção do conhecimento em EAD
Tecnologias no Ensino Marcos Alexandre Barros
Marcos Alexandre Barros
Núcleo Regional de Educação de Toledo
XV Encontro de Educação Fafire
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO COMO OS PROFESSORES TENTAM MOTIVAR Atribuição de pontos extras aos alunos. Professor passa uma atividade e anota quem fez Coloca.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Ciência e tecnologia no ensino médio
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Retrato da cultura tecnológica pelos cursos EM EF2 Autoria Instrumentação EF1 Alfabetização Digital.
Política Educacional Brasileira
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
N OVA A LVORADA DO S UL. E SCOLA E STADUAL A NTONIO C OELHO. P ROGETEC : A DAM F. DA S. S OUZA.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Professor(es) Apresentador(es):
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Transcrição da apresentação:

Prof. Marcos Barros www.marcosbarros.com.br Aprendizagem Móvel Prof. Marcos Barros www.marcosbarros.com.br

Desafios na Sociedade da Informação Extremo isolamento Intensa sobrecarga cognitiva Empobrecimento nas relações pessoais Infomania ou vício do e-mail Redução do tempo livre Cyberespiões

Tecnostress Dificuldade de concentração, análise e raciocínio Ansiedade e nervosismo Cansaço e incapacidade de tomar decisões Muitas vezes o excesso de informação funciona da mesma forma que a ignorância, levando a paralisia.

Movimentos Slow life Clube da Preguiça ( Japão) Desaceleração do Tempo ( Áustria) Slow Food ( Itália) Slow Cities

Qual o papel do professor nessa atual conjuntura?

E o aluno? Qual seu papel?

Revista Veja ( 2010)

Revista Veja ( 2010)

Papel do Professor O professor = animador da inteligência coletiva Atividade centrada no acompanhamento e na gestão de aprendizagem Incentivar e motivar a troca de saberes, a mediação racional e simbólica entre sujeitos. (LÉVY, 1999)

Papel do Aluno Pesquisa constante Leitura sistemática Desconstruir e reconstruir práticas Elaboração própria Autoridade da argumentação Espírito crítico Comunicação desimpedida e bem educada (DEMO, 2009)

As Tecnologias na Sala de Aula

Retroprojetor Produção textual Aproveitamento das Transparências O aluno como construtor das suas transparências Estimular a verbalização nos alunos Trabalho com escalas (matemática, geografia, etc) Recurso de iluminação nas apresentações culturais

Aparelho de Som Ensinar a ouvir Estimular a gravação Criar banco de Músicas para o Ensino. Elaborar de Paródias com temas didáticos Estimular o uso do microfone desde as séries iniciais Usar dos comercias das emissoras de rádio

Televisão Exercício de Observação Propagandas / Comerciais Cursos à Distância

Vídeo, DVD e Filmadora Produção de vídeos nas escolas Utilização dos vídeos não didáticos Utilização de trechos de filmes Criação de uma videoteca

Câmera Fotográfica Fotografia como Troféu Fascinação pela fotografia Leitura da realidade Registros do cotidiano

Computador Construção de Ambientes Virtuais Produção de Livros Virtuais Programas Educacionais (softwares) Comunicação Virtual

E os dispositivos móveis? Mobile Learning Mobile Education

Definiçoes Importantes Handheld: PDA ( Personal Digital Assistants) Tipos de Handheld: Palm e Pocket PC. Smartphones: compreende um handheld com acesso a telefonia móvel. Fonte: google

Definiçoes Importantes Tecnologias móveis Tecnologias ubíquas Tecnologias pervasivas Fonte: google

Dispositivos Móveis Como as escolas responderão para as crianças que trazem seus próprios dispositivos de comunicação multimídia? Como as escolas gerenciarão a tensão entre as redes informais de aprendizagem com a aprendizagem nas instituições formais? Que estratégias do mobile learning são apropriadas e apresentam bom custo benefício para as escolas ?

Dispositivos Móveis Uso de calendários. Dicionários. Quizzes. Jogos. Podcast Mensagens instantâneas (SMS). Vídeos. Fotografias. Redes sociais.

“Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis: pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação (dramatizações, simulações), pela multimídia. É a partir de onde o aluno está, ajudando-o a ir do concreto ao abstrato, do imediato para o contexto, do vivencial para o intelectual, integrando o sensorial, o emocional e o racional. O emocional é um componente fundamental da compreensão e do ensino.” (MORAN, 2000)

Obrigado! www.marcosbarros.com.br