Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Adaptabilidade: capacidade de se adequar aos ambientes de acordo com as necessidades, situações e circunstâncias. Assertividade: capacidade de ser direto.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Teodolito artesanal EE AMADOR BUENO DA VEIGA PROF. Silvano Augusto dos Santos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Paulo Vinícius Rampinelli
Título claro e objetivo (tamanho de letra 60 a 72)
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Informações importantes
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Universidade Federal do Espírito Santo
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de
HABILIDADE DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: COMPETÊNCIA NECESSÁRIA A UM FUTURO PSICOTERAPEUTA? Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª.
Aluno: Orientador: Supervisor:
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes.
Título Orientador Alunos Colaboradores
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
TÍTULO DO TRABALHO REFERÊNCIAS RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS
Autor1 : NOME Autor2 : NOME Autor3 : NOME Orientador: NOME
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Medo de falar em público: sintomas de Fobia Social no contexto acadêmico Mariana Schaeffer; Elsa Zanette Tallamini; Marjana Gasparin; Ricardo Muza de Almeida;
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.

Escola Americana de Brasília
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Marcia Fortes Wagner¹, Anderson Siqueira Pereira2, Margareth.
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI
Gêneros de Divulgação científica:
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
O que é método Bick? Introdução Descrição e Análise dos dados
A TERCEIRIZAÇÃO NO AMBITO ESCOLAR
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Estagio Supervisionado em Docência
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
O PAPEL DE REFERÊNCIAS AFETIVAS NA FORMAÇÃO DA EMPATIA DE CRIANÇAS
<espaço para figura> Opcional.
“Iniciação científica: difícil no presencial,
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
TÍTULO: Subtítulo (se houver)
Título do trabalho Justificativa Objetivos Metodologia Resultados
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso Débora Rita Kujawa, acadêmica de Psicologia, Faculdade Meridional IMED, e-mail: deborakujawa@gmail.com Simone Santos, acadêmica de Psicologia, Faculdade Meridional IEMD, e-mail: simo_rubi@hotmail.com Denise Gelain- orientadora, Proª. Mes. da Escola de Psicologia, Faculdade Meridional IMED, e-mail: denise.gelain@imed.edu.br. Descrição e análise de dados Na primeira etapa do projeto, realizou-se uma técnica vivencial que exercitou a empatia. Acredita-se que quando consegue-se respeitar o comportamento das outras pessoas, consegue-se resolver problemas e assim diminuir a probabilidade de surgirem dificuldades no futuro. Assim, para um boa relação interpessoal é necessário uma sério de comportamentos, como: iniciar e finalizar conversas; pedir ajuda; fazer perguntas e pedidos; defender os próprios direitos, lidar com criticas e elogios, entre outros (Caballo, 2003). A partir disso, na segunda etapa utilizou-se vídeos e conteúdos elaborados pelas estagiária. Esta etapa contribui para atender estas necessidades, pois através de reflexões abordou-se formas de exercer o autocontrole nas relação e forma de relacionamento em grupos de amigos. Sendo assim, o autocontrole com as habilidades de falar sobre os sentimentos, tolerar frustrações, controlar a impulsividade e expressar de maneira adequada pensamentos e sensações (dell prete ). Considerações Finais Os resultados deste projeto apontam mudanças no comportamento dos alunos no que diz respeito a agir de maneira empática e assertiva, bem como proporcionou uma reflexão acerca da influência que os grupos de amigos exercem nessa da vida. Referências Introdução Este estudo é fruto de um relato de experiência de estágio curricular, do curso de psicologia, em um contexto escolar privado, na cidade de Passo Fundo. Considerando que o ambiente escolar exerce um papel significativo para a constituição do sujeito, faz-se necessário que a escola desenvolva trabalhos e atividades que contribuam para este desenvolvimento do aluno. Para atender esta necessidade, foi elaborado um projeto denominado “Habilidades X Relacionamentos: receita para o sucesso”, com o objetivo de desenvolver e potencializar a construção de habilidades sociais do aluno, visando a construção e fortalecimento de vínculos e laços sociais. Metodologia O Projeto foi realizado com 630 alunos de turmas do 6° ano do Ensino Fundamental a 3° ano do Ensino Médio, em dois encontros cada turma. As intervenções se pautaram em quatro habilidades, consideradas pertinentes ao âmbito escolar, sendo estas: empatia, assertividade, autocontrole e fazer amizades, estando associadas com temáticas como bullying, internet segura e drogas. A empatia e a assertividade foram associadas a temática bullying e as habilidades autocontrole e fazer amizades foram associadas à internet segura e drogas.