MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADO E A SUPERVISÃO DE ENSINO: MELHORIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO PAULISTA? Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS.

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Transcrição da apresentação:

MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADO E A SUPERVISÃO DE ENSINO: MELHORIA DA QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO PAULISTA? Profª Drª GISELE KEMP G. DANTAS

PROBLEMA: falta qualidade na educação Segundo os resultados do Ministério da Educação, no IDEB 2011, em uma escala de 0 a 10, quase a metade das escolas do Brasil não passa da nota 4, e apenas 3% no 2º ciclo do ensino fundamental tem padrão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 6 pontos.

SOLUÇÃO

FALCONI: CONSULTORES DE RESULTADO

Como vencer a batalha da educação? Falta gestão Falta um método que possibilite estabelecer metas, planejar as estratégias, acompanhar e intervir para ter certeza dos resultados. MÉTODO DE GESTÃO

Fatores críticos tem influência sobre o sucesso nos resultados positivos das escolas  Liderança: é a capacidade de mobilizar a comunidade escolar para executar o que foi planejado e dar os passos necessários para alcançar as metas.  Conhecimento técnico dos processos: é o que faz com que o profissional domine os processos sob sua autoridade, na área em que atua.  Método: é o caminho para chegar ao resultado. É a essência do gerenciamento.

PLANO DE LIDERANÇA PARA OS GESTORES Alcançar Metas Atribuir metas baseadas em lacuna, promover LiderançaCom o TimeRecrutar, treinar, inspirar, fazer coaching, promover a meritocracia, tirar pessoas da zona de conforto para que elas se desenvolvam, fazer avaliação de desempenho honesta e construtiva, demitir quando preciso, ter um sistema de incentivos alinhados com metas Fazendo Certo Promover cultura única, cultura de alto desempenho, cultura de fatos e dados, cultura da honestidade intelectual, cultura de enfrentamento dos fatos, alinhamento com valores da empresa

Conhecimento do Método de Gestão  Método é o caminho para atingir a meta. É constituído por uma sequência de passos necessários para se alcançar os resultados desejados.  O método direciona os resultados para a melhoria contínua. Todos os responsáveis pela educação precisam ser capacitados para utilizar os métodos.  O método deve ser adequado à área da educação e deve se apoiar em evidencias e análises qualitativas.

MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS - MMR

ETAPAS DO MMR  Preparando a escola;  Comunicando a comunidade escolar;  Quebrando o problema;  Identificando as causas do problema (causa raiz)  Elaborando planos de melhoria;  Implementando gestão à vista;  Acompanhando os planos e resultados;  Corrigindo os rumos;  Registrando e disseminando boas práticas.

Para elaborar...  Há dificuldade para as organizações sindicais de organizar a resposta e compreender as fontes do problema.  Profissionalização: Disputa pela profissão entre os sindicatos (dimensão significativa de uma profissão)e o mercado.  Trabalho do Supervisor: Intensificação do trabalho, cultura da auditoria, a cultura da urgência, a instrumentalização, a multiplicação de injunções paradoxais, a autonomia controlada, atuação tática e operacional.

Caminho necessário  Posicionamento a partir de uma visão de mundo do conflito, observando a realidade como uma dinâmica de tensão entre a hegemonia e os que são afetados por ela.  Fortalecimento do Sindicato para realizar o discurso contra- hegemônico.  Demonstrar para o governo e para a sociedade que a ideologia dos negócios é um caminho errado para a educação;  “Confiança relacional” como forma de aumentar a qualidade da escola e da educação: recusa em escolher o profissional da educação como “expiação” de todos os problemas da educação escolar. O caminho é confiar nos profissionais, criar condições para que desenvolvam o seu trabalho. “Teremos que trabalhar com os professores e com os gestores e não contra eles” (Luiz Carlos de Freitas).

Referências  BROOKE, N. Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte, MG: Fino Traço,  FREITAS, L. C. de. A qualidade da escola e os profissionais da educação: confiança nas relações ou cultura da auditoria. In: CUNHA, C. da; SOUSA, J.V.DE. SILVA, M.A.da. Políticas públicas de educação na América Latina: lições aprendidas e desafios. Campinas, SP: Autores Associados,  GAULEJAC, V. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida, SP: Ideias & Letras,  MURICI, I.L; CHAVES, N. Gestão para resultados na educação. 2 ed. São Paulo: Falconi,  SÁ, V. O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em educação. In: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, vol 89, n. 223, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais,  Guia para implementação do MMR – Gestão em Foco: Falconi,  Site da Consultoria Falconi: suas-perspectivas/. Acesso em 11/05/ suas-perspectivas/