Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos Históricos da Enfermagem
Advertisements

Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
Conceitos de Karl Marx.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
na Assembleia da República Comissão de Segurança Social e Trabalho
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
TÓPICOS ESPECIAIS EM FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E TEÓRICOS DE DIREITO

Didática das Ciências Experimentais
Seleção e organização de conteúdos
Los Determinantes Sociales de la Salud y la Formación em Salud Pública
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
JUÍZO DE FATO E DE VALOR Marilene Chauí.
Ética Profissional A ética e a moral.
Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos
Ler e Escrever: Desafio de todos
A Intertextualidade ética para além do Código de ética do Psicológo
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Max Horkheimer.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
Afonso Henriques e as etapas da governação
Realidade e Senso Comum
Patrimônio Material e Imaterial:
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 04
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 03
O Pensamento e a Ação: Karl Marx
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
O que é Educação Ambiental?
FENOMENOLOGIA.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Apresentação – A praxis e a prática pedagógica
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 05
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
Título e subtítulo minúsculo e negrito
Enfoque sistêmico na agricultura Fundamentos Metodológicos
Título e subtítulo minúsculo e negrito ÁREA TEMÁTICA – nome do GT
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
A Crítica da Razão Prática
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
Reflexividade e formação de professores
INTENÇÃO.
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
Conceitos importantes para o estudo da História
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
A docência na educação superior
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz

Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos das transformações societárias EMENTA Construção do ethos profissional, o significado dos seus valores e da dimensão normativa através dos códigos de ética profissional. A dimensão ética do serviço scoial e a configuração histórica do seu projeto profissional. A trajetória da ética na história do serviço social. A construção da ética profissional, a deontologia e a diciologia: valores e implicações no exercício profissional. A construção e significado do projeto ético político profissional: dimensões históricas e conceituais. A atualidade do debate ético na sociedade e o código de ética profissional de 1993. Dilemas e implicações ético-morais do exercício profissional. As questões éticas atuais e o cotidiano profissional. Produção das aulas web

Ética - o homem enquanto um ser social, considerando os seus aspectos históricos e culturais, mas essencialmente os aspectos ético-políticos. - os fundamentos ontológicos do ser social. Estes, como afirma Barroco (2009, p.17) formam a “base de constituição das capacidades humanas que permitem ao homem se comportar eticamente”. - o conceito de ética e para desvendá-lo, teremos que necessariamente adentrar no campo das objetivações ético-morais: a moral, o conhecimento ético e a práxis ética. - a relação da ética com a política para então compreendermos os sujeitos ético políticos, como o assistente social; Produção das aulas web

Ética - O domínio desses conceitos possibilita ao Assistente Social compreender a ética profissional não simplesmente como um código de condutas ou um conjunto de regras e princípios que regem a conduta profissional, mas como um posicionamento na sociedade que define e norteia o compromisso do profissional. - O compromisso seria uma abstração, se não envolvesse a decisão de quem o assume, se não acontecesse de modo objetivo e concreto. O compromisso não é qualquer ato que praticamos, assim como não é qualquer indivíduo que é capaz de comprometer-se. Ao compreendermos a natureza do ser que é capaz de se comprometer, estaremos nos aproximando da compreensão do que seja o ato comprometido. Produção das aulas web

Ética - a possibilidade de reflexão sobre si, sobre seu estar no mundo, associada à sua ação sobre o mundo, só existe se este ser “distanciar-se” da realidade concreta para admirá-la e, assim, transformá-la. E, somente um ser que é capaz de sair de seu contexto, de “distanciar-se” dele para ficar com ele, admirá-lo para, objetivando-o, transformá-lo e, transformando-o saber-se transformado pela sua própria criação, um ser que é e está sendo no tempo que é o seu, um ser histórico, somente este é capaz, por tudo isto, de comprometer-se. Produção das aulas web

Ética - E este ser é o homem, não um homem abstrato, mas um homem concreto, que existe numa situação concreta. E é exatamente a capacidade desse homem atuar e refletir, operar, transformar a realidade de acordo com finalidades propostas, à qual está associada sua capacidade de refletir, que o faz um ser da práxis, no dizer de Paulo Freire. Produção das aulas web